Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Chama acessa; Crise e caldo de galinha; Investimento e resultado; Herança bendita é escondida
14/03/2014


Faces da Classe Média

Viagens nacionais, notebooks e móveis para casa lideram a lista de compras da nova classe média neste ano. A pesquisa "faces da Classe Média", divulgada pelo Serasa Experiam em parceria com o Data Popular já mapeou a lista de compras dessa chamada nova classe média. Os eletroeletrônicos continuam no centro das atenções, bem como as viagens - nacionais e internacionais. O maior grupo é dos Batalhadores, que representam 39% dos novos ricos. Com uma média de idade de 40 anos, a maior parte (72%) é de solteiros e 49% tem emprego fixo. Esses vêem no emprego a matriz da realização de seus desejos e vê na educação um mecanismo de ascensão social. Os gastos estão na família e para este ano estão na mira, as viagens nacionais de avião, os móveis, máquinas de lavar, as TVs de LCD ou plasma e, é claro, a casa própria e o carro. Abaixo a lista de desejos da Classe C para 2014: 8,5 milhões de viagens nacionais; 7,8 milhões de móveis para casa; 7,8 milhões de notebooks; 6,7 milhões de aparelhos de TV; 4,8 milhões de geladeiras; 4,5 milhões de tablets; 3,9 milhões de smartphones; 3,9 milhões de máquinas de lavar; 3,2 milhões de viagens internacionais; 3 milhões de carros; 

Perguntar não ofende

O Executivo municipal esta se preparando para assumir a responsabilidade pela iluminação pública já no ano que vem?

O deputado federal Diego Andrade (PSD) vai continuar gastando rios de dinheiro com sua cota para atividade parlamentar ou em ano eleitoral vai ter pena do dinheiro do contribuinte?

O que é melhor: o PT que gasta com um péssimo Carnaval enquanto a cidade estava abandonada ou o PTB que promete um “carnaval de salvador e não promove nem uma quermesse” para as festas de momo?

Onde estão as 2 mil casas da COHAB/MG que o governo do Estado prometeu para Var-ginha, com o endosso do governo municipal do PTB?

Chama acessa

Neste governo municipal do PTB, a proximidade entre o Executivo e o Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS aumentou bastante, e mostra que a parceria do governo com o mundo universitário pode contribuir para a melhoria do serviço público. O povo é sempre o maior beneficiado com tais parcerias, mesmo porque, na maioria das parcerias envolvendo o UNIS e a Prefeitura os gastos são reduzidos e a população é diretamente beneficiada. Mas a proximidade do UNIS com o Executivo tem também um viés político, pois mantém viva a “chama de esperança” de muitos da iniciativa privada, do setor educacional e ate de partidos políticos, inclusive do PTB, de que o reitor Stéfano Barra Gazola venha efetivamente para política, e deixe os bastidores eleitorais, onde atuou fortemente na campanha vitoriosa que elegeu o prefeito Antônio Silva (PTB). Stéfano Gazola nunca disse em público que deseja ser prefeito ou deputado, mas também nunca negou!

Comparações

O (pequeno) crescimento do Produto Interno Bruto – PIB nacional em 2013 foi de 2,3% na gestão petista. Já o (pífio) crescimento do PIB em Minas, governada por tucanos a 12 anos foi de 0,5% em 2013. Será que isso será mencionado na campanha oficial do governo estadual tucano? Ou será mostrado em vídeo pelo YouTube nas “campanhas midiáticas” do presidenciável Aécio Neves (PSDB)?

Já o Supremo Tribunal Federal (de forma estranha) não reconhecer o crime de formação de quadrilha dos condenados do Mensalão petista no julgamento da ação penal 470, o que alias agradou Zé Dirceu e cia, não livra os condenados do merecido “julgamento popular”, onde Zé Dirceu e cia serão sempre tratados e reconhecidos como “quadrilheiros”, mesmo que não paguem pena como tal! O que é uma lastima, pois o dinheiro público roubado sumiu e para o povo, a Justiça tardou e não foi feita por completo! 

Trabalho preventivo

Os vereadores de Varginha cobram mensalmente a melhoria e reparos na iluminação pú-blica da cidade. Mas não se vê nenhum edil pensando “preventivamente” neste assunto. É do conhecimento dos vereadores, ou pelo menos deveria ser, que em breve a Prefeitura de Varginha terá de assumir a responsabilidade pela iluminação pública, que hoje esta a cargo do Cemig, que deverá passar esta incumbência às prefeituras mineiras. Também se tem conhecimento que o valor arrecadado com a Taxa de Iluminação Pública, que é cobrada mensalmente dos contribuintes, será destinada à prefeitura. Desta feita, seria prudente e inteligente do Legislativo, bem como do Executivo, que fosse cobrado agora, da Cemig que faturou a taxa de iluminação por tanto tempo, a modernização e ampliação da rede muni-cipal de iluminação pública. Pois o que se vê atualmente, é que de maneira “esperta” a estatal mineira de energia faz “corpo mole” para ampliar e melhorar a iluminação pública, evitando gastar com o “filet” que vai perder em breve. Logo é muito provável que quando a prefeitura assumir a rede de iluminação, terá que fazer, de imediato, grande gasto para corrigir a defasagem de investimentos, num serviço que hoje é responsabilidade da Cemig, que alias, cobra caro para fazer tal tarefa.

Na geladeira

Não se sabe ao certo para que serve a Guarda Municipal de Varginha! Isso é fato! A Guarda Municipal não pode atuar no trânsito, em razão de uma liminar judicial “cultivada pela inveja da polícia militar”, que ironicamente, hoje tem um de seus graduados ex-integrantes no comando da Guarda Municipal. Já em relação a “nova missão” dada pelo governo a Guarda, que seria de proteger prédios públicos, a instituição municipal de segurança esta um fiasco. Afinal, já existem inúmeros casos de bens públicos depredados pela cidade, o que mostra a ineficiência da GM nesta proteção. Enquanto a Guarda Municipal fica nesta “geladeira política, sem investimentos para tomar seu rumo”, ou mesmo um plano de carreira para que seus integrantes não desanimem da profissão, a segurança pública na cidade não anda bem! É preciso saber qual será a função da Guarda Municipal? Se a instituição terá investimentos e responsabilidades? Afinal, a própria manutenção da instituição, mesmo que “capengando como está”, gera despesas aos cofres públicos! Quando vão tirar a GM da geladeira?

Investimento e resultado

Depois de muito tempo sem investimento em equipamentos e mobiliários nas escolas e CEMEIs (creches), a Secretaria Municipal de Educação, desde o ano passado, vem ad-quirindo para essas instituições, novos equipamentos como máquinas de lavar, colchonetes, carteiras para alunos e professores, armários e arquivos de aço,  televisores, caixas de som, berços, roupas de cama, geladeiras e diversos outros equipamentos, com isso resgatando o conforto e a qualidade necessária para que os alunos e professores possam desenvolver um trabalho de qualidade. Pequenas reformas e reparos também estão sendo executados, reafirmando assim o compromisso da administração de investir na Educação do município. É elogiável o investimento do governo na Educação, pilar básico para a construção de uma cidade melhor, porém, vale ressaltar, que milhares de famílias carentes, esperam ha anos que estes recentes investimentos nas creches municipais possam resultar em mais vagas para milhares de crianças carentes que aguardam nas filas. A falta de vagas nas creches municipais é um problema antigo que precisa ser solucionado. Mas, pelo visto, o governo já viu o problema e parece que, em ano eleitoral, entendeu o “clamor das mães e eleitoras”!

Crise e caldo de galinha

Após 40 anos atuando em Varginha, a empresa Café Solúvel Brasília S/A, anunciou o fim de suas atividades na cidade e a demissão de 200 funcionários. A empresa alega não ter recursos para pagar as verbas rescisórias com as centenas de trabalhadores dispensados. A venda de um imóvel da empresa pode ser uma alternativa para a quitação de parte dos débitos. O fechamento do Café Solúvel, já esperado a algum tempo depois que a crise fi-nanceira na empresa começou, somente revela uma triste realidade do setor empresarial da cidade: é preciso uma política de estímulo e fortalecimento da indústria local. Sabe-se que empresas como a Plascar, Standart entre outras grandes empregadoras da cidade também passam por dificuldades. Pelas primeiras informações, nada que fomente a ideia de quebradeira geral, mas, é melhor que os governos municipal e estadual comecem a olhar com maior atenção alguns setores da indústria.

Herança bendita é escondida

Este governo municipal reiniciou as obras de construção de duas Escolas de Educação Infantil (creches), uma no bairro Damasco e outra no bairro Sagrado Coração. As escolas foram conseguidas junto ao Governo Federal pela gestão petista passada e serão destinadas ao programa Pró-Infância, e quando prontas cada uma vai oferecer 240 vagas para crianças de 0 a 5 anos de idade do seu bairro e região. A creche do Damasco tem previsão de término para 26 de setembro de 2014, orçada em R$1.643.034,72 está com a fundação concluída, 60% do muro de fechamento concluído, e já em fase de levantamento da alvenaria. A creche do Sagrado Coração, que foi orçada em R$ 661.619,39, está em fase de acabamento, com 80% de piso e revestimento prontos, 95% da cobertura, fiação e outras instalações, estando na fase de pintura, devendo ser entregue pela empresa Global En-genharia e Meio Ambiente Ltda, responsável pelas duas obras, ainda no primeiro semestre de 2014. Vale destacar que ambas as obras estavam paralisadas desde 2010 e que em 2013, quando a atual administração assumiu foi realizado processo de licitação e a empresa vencedora iniciou os trabalhos, porém não teve condições de dar continuidade, abandonando a obra que foi reiniciada após novo processo licitatório. Mas como é de praxe neste governo que gosta de apontar a herança maldita e esconder a herança bendita da gestão passada, nada foi dito quanto a origem dos recursos que vieram do Governo Federal, conseguidos pelos petistas locais do governo Corujinha.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)