Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Policiando a língua; Contra mão; Desatualizado ou mal feito?
19/02/2014


Policiando a língua

Tem gente que não aprende mesmo com o exemplo dos outros! O ex-prefeito do PT, por ser um apaixonado com esporte e “ciclista de final de semana”, prometeu por diversas vezes a construção de uma ciclovia em Varginha, utilizando o traçado da ferrovia desativada que corta a cidade. Passados mais de cinco anos, nada foi feito, até mesmo um deputado federal do PSD que gosta de fazer promessas, também já se aventurou a fazer compromisso sobre a tal ciclovia, mas até agora nada! O povo já não é mais tão bobo assim, senhores políticos! Agora a ultima foi um vereador, que levanta “expectativas proféticas” quanto a construção da ciclovia. O edil busca autoridades, fala de projetos e perigosamente planta vãs expectativas como se a ciclovia fosse começar a ser construída amanha! Cuidado vereador! Uma obra destas, por seu custo e complexidade política, se vier a sair do papel, não será por seu “trabalho propagandístico”, já se a obra continuar só no papel, o senhor corre o risco de se “queimar sozinho” por levantar expectativas de um trabalho que é competência do Executivo, o edil esta do outro lado, é do Legislativo! Esqueceu foi?!!!

Contra mão

A vereadora Racib não deve estar atualizada dos últimos acontecimentos envolvendo os cães e gatos abandonados em Varginha. Talvez até a vereadora saiba que são muitos os animais que perambulam pela cidade sem dono. A vereadora que é reconhecida por sua sensibilidade social e compaixão por seres humanos e animais, pediu ao Executivo que sejam criadas clínicas veterinárias públicas para que os animais possam ser tratados, tendo em vista que muitas famílias não possuem dinheiro para tratar de seus animais e acabam por abandonar os bichinhos pelas ruas. A vereadora só não foi informada que a fama deste governo não é boa entre os animais e seus defensores. Acusado de ter “patrocinado a matança de cães e gatos” no canil municipal em sua última gestão, o prefeito Antônio Silva continua sem querer gastar com o canil neste novo mandato. As acusações apontam para o total abandono dos animais sob a guarda do município. Será difícil conciliar o desejo da “vereadora de coração mole com os animais, com o prefeito de coração duro e caixa vazio”. Embora Racibe seja da base aliada, parece que a edil esta na contra mão do desejo do Governo ao propor “mais dignidade” aos animais e gastos aos cofres públicos!

Requentando e reprometendo o já prometido

Mais uma vez, o Governo do Estado promete a construção do Centro de Eventos e Con-venções em Varginha. A obra que esta na promessa desde que o Aécio Neves concorreu a reeleição como governador de Minas em 2006 ganhou na semana passada mais uma “renovação de promessa”, mais uma vez com a presença do deputado Dilzon Melo, que estava com Aécio e Anastasia quando das duas últimas vezes em que os políticos pro-meteram a obra na cidade em frente a uma multidão de eleitores. Em Belo Horizonte o secretário municipal de Planejamento, o procurador municipal e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, juntamente com o deputado Dilzon Melo, foram a Codemig para ter-minar a negociação sobre a doação do terreno próximo a Cidade Universitária do UNIS, que (em tese e segundo as promessas) será o local que vai receber a construção do centro de eventos. O que me preocupa é que das vezes anteriores quando o centro de convenções foi prometido para Varginha, o próprio Aécio e o governador Anastasia, na presença de cen-tenas de pessoas empenharam suas palavras e só agora, 8 anos depois, se vê um novo ato burocrático no sentindo de fazer o projeto andar e sair do papel, com a doação do terreno por parte da Prefeitura. Em BH a (re)promessa de início das obras foi feita por um ocupante de cargo do 3º escalão do governo estadual ao deputado Dilzon Melo mais 3 testemunhas apenas, ou seja, é possível que ainda em 2050 tenhamos o primeiro tijolo assentado para a construção do centro de eventos, que mesmo sem existir, já é utilizado eleitoralmente em Varginha desde 2006!

Mutirão da Dengue... e do escorpião

O vereador Zacarias Piva (PP) pede ao Executivo que seja feita uma grande dedetização no bairro Vila Floresta para conter a proliferação de escorpiões e outros animais peçonhentos na região. O bairro Vila Floresta é onde fica o cemitério municipal, apontado por muitos como responsável pela grande proliferação dos escorpiões. Se o Executivo, através da secretaria municipal de Saúde, for atender o edil, é provável que o Mutirão da Dengue, que percorre a cidade dedetizando contra a Dengue, também vire o Mutirão do Escorpião, afinal, outros bairros também reclamam do aparecimento do animal.

Desatualizado ou mal feito?

A secretaria municipal de Habitação vai fazer amanha no auditório da OAB a segunda chamada do sorteio das famílias que serão contempladas com as 467 casas populares do conjunto habitacional Cruzeiro do Sul. Grande parte das famílias contempladas, no primeiro sorteio, não apresentaram documentação ou preenchiam os requisitos mínimos impostos pelo Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Entre os contemplados no primeiro sorteio varias famílias que ate já possuíam casas próprias. A secretaria de Habi-tação não informou se o segundo sorteio será aberto ao público, mas é fato comprovado que o cadastro realizado pela secretaria municipal de Habitação, ainda em 2009 na gestão anterior, foi mal feito ou está desatualizado e ainda continua sendo utilizado nesta admi-nistração! Não é raro que após sorteios de casas populares em Varginha, muitas pessoas saiam falando que houveram “erros ou favorecidos” na distribuição, ainda mais com o grau de “confiança” que se pode ter com o cadastro da secretaria!

Articulação preventiva

O governo municipal articulou para evitar o desgaste político na sociedade depois das mudanças no transporte rural de alunos causados pela alteração no contrato da empresa que presta o serviço. Houve reclamações de alunos, da empresa e de escolas. Mas se o governo apertou de um lado, soube afrouxar de outro, para não colecionar apenas brigas na troca com o meio educacional. Na semana passada aconteceu a posse da nova diretoria do Cefet de Varginha. A cerimônia contou com representantes do Legislativo e Executivo, no evento foi anunciada a liberação do passe escolar para cerca de 280 alunos da instituição federal, o benefício era cobrado do Executivo pelos alunos e pela direção do Cefet. O presidente do Legislativo, presente na posse, também foi procurado pelos alunos do Cefet e cobrou da Prefeitura a extensão do benefício, hoje dado apenas aos alunos da rede pública municipal e estadual, também para os alunos da instituição federal. O anúncio do passe escolar para os 280 alunos da instituição federal de ensino chegou em boa hora. Mas o mérito pela conquista será dividido entre Legislativo e Executivo, ambos cobrados pelos alunos. A articulação do Executivo para dar o passe foi acertada, pois os alunos merecem, mas ficou no ar um cheiro de “abafa o caso” tendo em vista que os estudantes sempre são “massa que engorda” movimentos de protestos e reprovação aos governos. Parece que o comando do Executivo municipal percebeu que é “perigoso” ficar só batendo e desafiando os jovens estudantes, ainda mais em ano eleitoral, quando a prefeitura terá seus candidatos. Os estudantes sem transporte público de ontem, podem ser os eleitores com raiva ou “black blocs” destruidores de amanha, pra que arriscar né!

Sonho com prazo de validade

Depois de muita especulação para saber de o governador seria ou não candidato a senador neste ano, finalmente, Anastasia transmite o cargo de governador para o vice Alberto Pinto Coelho no dia 4 de abril. Na campanha de senador ele já entrou de sola. Alberto Pinto Coelho que até bem pouco tempo se colocava como pré-candidato a governador pelo grupo governista vai realizar seu sonho de “ser governador”, mas por pouco tempo. Afinal, assume dia 04 de abril e entrega o cargo em 01 de janeiro do ano que vem!

Perguntar não ofende

Depois de muito barulho, a denuncia de suposto direcionamento para a contratação dos enfeites de Natal nas ruas de Varginha sumiram das rodas de conversa! Será que a denuncia foi para o Ministério Público ou vão parar em alguma gaveta do governo?

Como prefeito e vice elaboram suas agendas quando das viagens a Belo Horizonte e Brasília? Como definem os gabinetes, secretarias e Ministérios a serem visitados? Porque algumas visitas são escondidas e outras divulgadas?

O presidente da Câmara e o secretário de Governo continuam amigos? Um tendo votos e o outro tendo poder! Ou será que o edil cansou de ser sempre o 2º na “aldeia pepista”?

PP, PR, PSB ou PSD, qual partido vai comandar a Câmara de Varginha depois da gestão de Leonardo Ciacci? Será que desta vez a oposição vai conseguir entrar nas negociações vitoriosas ou vai apenas ver a história acontecer?

Será que a história do “disque entrega do mal” com carro e servidor público no Legislativo é mesmo verdade? A coluna vai procurar conversar com os envolvidos e saber mais!

Será mesmo que o “Pé desceu a mão” em quem o servia com dedicação? Será que naquela casa, o “assédio moral é um vício ou vice-versa”?  

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)