Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Reforço de caixa; Dança das cadeiras; Papa Tudo!; O último apaga a luz?; Um dia após o outro
31/01/2014


Remédios

No país cerca de 40 milhões de brasileiros não têm acesso a compra de medicamentos, principalmente devido ao custo dos remédios. O presidente da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Sérgio Barreto, diz que a campanha do setor que recolheu assinaturas na ação "remédio sem imposto" deve superar a marca de 2 mi-lhões de adesões. A intenção, de acordo com o executivo, é encaminhar o abaixo assinado ao Congresso Nacional como forma de pressão para a redução da carga tributária do setor em todas as instâncias. Segundo ele, a queda das alíquotas pode fazer o mercado con-sumidor brasileiro dobrar o seu tamanho, como ocorreu após a lei dos medicamentos ge-néricos, que trouxeram ao segmento uma redução de preços na ordem de 40%, duplicando em cinco anos o mercado consumidor.

Brilho extra para vaidosos reluzentes

A sucessão no Tribunal de Justiça de MG, prevista para março deste ano, já movimenta o vaidoso mundo dos desembargadores de Minas. Há indefinição entre os principais presi-denciáveis, José Tarcízio de Almeida Mello e José Antonino Baía Borges, desembargadores antigos e prestigiados. A interlocutores eles disseram que só mais à frente, ou na última hora, irão decidir se disputam ou não. O problema deles é a idade: fazem 70 anos no próximo biênio e não completariam o mandato se eleitos. O atual presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano ainda não manifestou preferência por algum candidato. Também concorrem nos bastidores para comandar o Judiciário mineiro os desembarga-dores Kildare Carvalho e o atual presidente do TRE Antonio Carlos Cruvinel. Ocupar a presidência do TJMG neste próximo mandato terá um “brilho extra” para a carreira do de-sembargador que estiver no cargo: o presidente do TJ deverá ser o substituto legal do governador em 2014. Com o presidente da ALMG em campanha, caberá à autoridade ju-dicial cumprir as funções burocráticas de governador durante eventuais ausências de Al-berto Pinto Coelho, atual vice (que adora viajar) e que assumirá em breve o lugar de Anastasia.

Reforço de caixa

O ano de 2014 começa com diversas notificações de multas de trânsito aplicadas pela Polícia Militar aos motoristas de Varginha. O diário oficial traz diversas publicações de in-frações de trânsito e aplicação de multas a empresas e motoristas particulares. Só no ano passado cerca de R$ 130 mil em multas de trânsito foram aplicadas pela PM em Varginha. Parte dos recursos volta para a Prefeitura de Varginha e outra parte fica para o Governo de Minas. Se a Polícia Militar não tivesse dado o “tiro no pé” ao entrar com ação na Justiça para impedir a Guarda Municipal de atuar no trânsito, certamente, o bolso do motorista varginhense teria sido sangrado em valores ainda maiores.

70 vezes 7?

Os entraves do sistema prisional e de Segurança Pública, aliado a lacunas do Direito e nosso sistema jurídico repleto de recursos, permitem muitas vezes, que bandidos perigosos voltem ou se mantenham nas ruas. Grande parte dos crimes bárbaros, que chocam a sociedade, ou mesmo que viram razão de piada com a Polícia ou o Judiciário, normalmente são cometidos por pessoas que já deveriam estar presas ha muito tempo. São pessoas que já demonstraram em outras ocasiões que não podem estar no livre convívio social, mas que pelos problemas expostos acima, acabam que estão sempre nas ruas cometendo crimes. Parece até que a Justiça terrena esta adotando a Justiça divina que prega que devemos perdoar “70 vezes 7” como diz nas Sagradas Escrituras!! Vejam que na semana passada um assalto num posto de combustíveis localizado na Av. Dr. Módena no Bairro de Fátima surpreendeu o frentista quando um rapaz moreno armado com uma faca anunciou um assalto, pegou o dinheiro do caixa e fugiu a pé. A PM cercou toda a área e por volta das 3 horas da madrugada foi preso o assaltante escondido em um terreno baldio na Av. Plínio Salgado no Bairro de Fátima. Segundo a polícia, o infrator já foi preso mais de 70 vezes, sendo 42 prisões por crimes contra o patrimônio e as demais por crimes diversos, como tráfico de drogas e porte de arma branca. Desta vez, o bandido foi levado para a delegacia e está fechado no presídio de Varginha, sabe-se lá até quando! Isso parece piada, seria hilário se não fosse trágico, mas é uma triste realidade da Segurança Pública no Brasil!!

Dança das cadeiras

A portaria nº11.141 de 10/01/2014 do Executivo municipal nomeou como advogado do CREAS, com CPC 5, um conhecido político e advogado local, que salvo engano esta filiado ao PMDB. Esta é terceira nomeação de um peemedebista no governo municipal, que embora não esteja mirando ou contando com o apoio do PMDB, vai aos poucos “ganhando simpatia” de peemedebistas locais. Comendo pelas beiradas, o atual governo já tem em seus quadros de livre nomeação integrantes de todos os principais partidos locais, até mesmo da oposição como ex-petistas, estão hoje no governo municipal do PTB. Mais que bons quadros técnicos e políticos, o governo municipal procura “portas abertas” com todas as correntes partidárias para o que “der e vier neste inconstante mundo político local”.

Papa Tudo!

Depois que um membro do primeiro escalão da Prefeitura de Pouso Alegre disse que a articulação do deputado federal Odair Cunha em Brasília teria garantido a cidade a insta-lação do aeroporto de cargas, que viria para Varginha, os políticos de Pouso Alegre agora acham que “estão podendo!”. No meio empresarial já é praticamente certo que Pouso Alegre receberá R$ 400 milhões em investimentos para a construção do aeroporto. A cidade que receber o aeroporto de cargas terá fortes investimentos industriais e toda a decisão pela instalação deste grande investimento passa pelo Governo Federal. Como Odair Cunha é hoje presidente do PT/MG e o mais prestigiado deputado federal do PT mineiro, e o ministro da Indústria e Comércio Fernando Pimentel são amigos pessoais do prefeito pousoalegrense Agnaldo Perugini, há mesmo grande chance do afirmado pelo secretário municipal ser verdade, e Varginha já ter perdido o aeroporto de cargas. Toda via, o possível blefe ou não sobre o aeroporto de cargas em Pouso Alegre foi suprimido por outro “recente boato, ainda mais gritante”, mas que também tem chance de virar verdade, e também pelas mãos do ministro da Indústria e Comércio Fernando Pimentel. Ocorre que nesta semana no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, o presidente da Unilever, em negociações com o ministro Fernando Pimentel, garantiu a presidente Dilma Roussef que a empresa vai instalar em Minas uma nova fábrica da Unilever, que vai gerar milhares de empregos. Segundo um assessor do ministério da Indústria e Comércio, a nova fábrica da Unilever pode ir para Pouso Alegre, onde o grupo empresarial já possui outros investimentos.

Um dia após o outro

O deputado federal Júlio Delgado (PSB) que se elegeu á Câmara Federal por muito pouco, mesmo depois de ser traído em diversas cidades do Estado onde as bases do PSB apoiaram outros parlamentares, vem em uma crescente em sua vida parlamentar. O deputado organiza um tradicional futebol com seus pares do Congresso, Júlio Delgado e o federal de Varginha, deputado Dimas Fabiano (PP), inclusive, já jogaram futebol no mesmo time. Nesta legislatura Julio Delgado candidatou-se a presidente da Câmara onde impressionou por ter conseguido muitos votos, crescendo em prestígio entre os parlamentares. Recentemente o deputado foi eleito presidente do PSB estadual, desbancando ninguém menos que o rico empresário e ex-ministro Walfrido dos Mares Guia. Agora Julio Delgado tem a chance de ser o novo líder do PSB no Congresso, escolhido por seu amigo pessoal o próprio governador de Pernambuco Eduardo Campos, que será o presidenciável da legenda. Nas conversas com a coluna, o parlamentar não esquece o quanto “acreditava e confiava” em algumas lideranças do PSB de Varginha, onde disse que fora “traído” por pessebistas que apoiaram o petebista Eros Biondini. Coisas da vida, que tem sempre um dia depois do outro... Talvez por isso, existam rumores de que o PSB local vai mudar de mãos!

O último apaga a luz?

O astral na Guarda Civil Municipal não esta dos melhores. Sem plano de carreira, com redução de atribuições e por consequência de poderes, subjugados pela Polícia Militar, que agora atua no trânsito, a ainda por cima sendo comandados por um ex-coronel PM, a tropa da Guarda Municipal anda cabisbaixa! Muitos já jogaram a “toalha”, outros pensam em faze-lo em breve! Sem estrutura própria, acusada de “vacilar” na proteção dos prédios públicos (muitos deles pichados por vândalos), e prestes a perder o controle do vídeo monitoramento para a PM, a Guarda Municipal vive hoje seu “inferno astral”. Muitos da tropa acham que o melhor seria “acabar de vez com a instituição”. Outros já dizem que o governo conseguiu algo ainda mais “doloroso e humilhante”, vão rebaixar a instituição para ser subordinada a uma secretaria municipal. Na reestruturação, alguns cargos de confiança serão cortados e a “pouca moral” que ainda tinham, será tirada! Embora o coronel Gilmar Araujo, atual comandante da Guarda tenha se esforçado para trazer a Guarda novamente para atuar no trânsito, a corporação não aceita, (nem há cabimento nisso) ficar subordinada a PM para poder completar as autuações de trânsito. Enquanto isso vemos a violência aumentar na cidade, como se não bastasse, o trabalho de proteção nos centros comerciais da cidade e nos bairros, que a Guarda Municipal começou a fazer tão bem no início, bem como sua atuação no trânsito, parece que tudo foi perdido! O início glorioso da Guarda Municipal de Varginha pode ser comparado a “época de ouro” da cidade, coisas boas do passado! Que infelizmente não voltam mais, ou que serão muito difíceis de voltar. Pelo visto, neste “finalzinho de vida digna” da Guarda Municipal, o último que sair deve “apagar a luz!”. 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)