Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Bom exemplo; Vai constar na placa de inauguração?; Agora vai?; Problemas do campo
24/01/2014


Bom exemplo

Varginha será uma das primeiras cidades da região a sediar um projeto de capacitação de pessoas com deficiência para o ingresso no mercado de trabalho. A iniciativa integra o projeto “Unis Diversidade” e visa formar um banco de talentos para o município. O curso será oferecido gratuitamente pelo Grupo Educacional Unis e as inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de janeiro.  Serão disponibilizadas 20 vagas, e os alunos que se destacarem nas oficinas serão contratados pelo Grupo Unis. Os demais participantes também serão beneficiados já que os que não forem absorvidos pela instituição serão indicados aos parceiros do centro universitário. As aulas terão início no mês de março e seguirão até o mês de dezembro. Ao todo serão oito módulos: Autoconhecimento e Gestão de Carreira, Comunicação, Empreendedorismo, Finanças Corporativas, Atendimento ao Público, Ges-tão de Projetos, Trabalho em Equipe e Criatividade, realizados uma vez ao mês. O curso será realizado no Campus I, localizado à Rua Cel. José Alves, 256 Vila Pinto.  Não haverá nenhum custo aos participantes que receberão ainda material didático para as oficinas e alimentação. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro no site unisdiversida-de.unis.edu.br.  A idade mínima para participar do projeto é de 16 anos. O Grupo Unis já desenvolve um projeto de capacitação de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho no Centro Universitário do Sul de Minas. Em agosto do ano passado foi inaugurado o primeiro Laboratório Acessível de Varginha em parceria com Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Codeva) e Prefeitura Municipal.

Vai constar na placa de inauguração?

A atual administração deve inaugurar já em março a Praça de Esportes e da Cultura, no alto do Jardim Estrela II. A obra é um grande investimento de R$ 2 milhões do Governo Federal e contrapartida de R$ 350 mil da prefeitura, conseguida no final da gestão petista de Co-rujinha. A praça denominada Centro de Artes e Esportes – CEU, será uma referencia para esportes, artes e cultura naquela região da cidade, que ate então não tinha grandes inves-timentos nestas áreas. O espaço multiuso contará com biblioteca, cineteatro/auditório com 60 lugares, telecentro, quadra coberta, pista de skate, academia e pista de caminhada. É bem verdade que a organização e competência colocada em prática neste governo muni-cipal facilitou para que a obra saísse logo do papel e a prefeitura tem feito sua parte. Mas vale ressaltar que a obra é basicamente federal e foi conquistada na gestão municipal do PT. Será que isso vai constar na placa de inauguração?

 

Agora vai?

O prefeito Antônio Silva homologou a licitação de contratação da empresa que fará o re-capeamento asfáltico da Avenida Princesa do Sul, Francisco Navarra, Major Venâncio e Benjamim Constant, até o Terminal Rodoviário, o serviço é necessário para a implantação das mudanças previstas para o trânsito na região central da cidade. A empresa vencedora foi a Pavican Pavimentação e Terraplenagem Ltda, de Varginha, e o valor global da con-tratação é de R$ 748.488,37 para o serviço de engenharia incluindo mão-de-obra, materiais e equipamentos necessários para o recapeamento que deverá ser iniciado nos próximos dias, cumprindo assim o cronograma da obras. O processo de licitação teve um pequeno atraso em razão de recurso interposto por uma das concorrentes do certame. Entre as mudanças previstas para acontecer, estão a transformação em mão única de direção, sentido bairro centro, das avenidas Princesa do Sul, da partir da Praça da Alameda do Café, passando pela Francisco Navarra, Major Venâncio, descendo em frente ao colégio Marista e seguindo pela Benjamim Constant, formando um corredor até a Igreja de Fátima, com a retirada dos canteiros centrais e a instalação semafórica computadorizada e de placas de sinalização. Isso além da conclusão da avenida Otávio Marques, que dará suporte ao tráfego da Avenida do Contorno.  Para quem vem de Elói Mendes as alternativas para chegar na cidade serão a Av. Plínio Salgado e a Avenida Brasil, na Vila Pinto. Bem, estas são as informações oficiais. Agora vamos as informações extra oficiais!

Agora vai? 2

Vale lembrar que as mudanças no trânsito da área central de Varginha já estão a mais de um ano atrasada, pois deveriam ter ficado prontas ainda na gestão passada. Este recapeamento das vias, originalmente, não estava previsto no projeto da mudança do trânsito, mas somente as mudanças semafóricas e demais sinalizações. Alias, a empresa de Belo Horizonte que ganhou a licitação (ainda na gestão do PT) para a sinalização das mudanças no trânsito ficou longo tempo sem receber, somente vindo a fazer um acordo no meio do ano passado, já neste governo. Os recursos para o recapeamento são estaduais, conseguidos pela prefeitura através do deputado Dilzon Melo (PTB). A obra de valor considerável para as empresas locais despertou o “olho grande” das três únicas empresas de asfalto da cidade que brigaram nos bastidores para pegar a obra. Com as “idas e vindas” do mercado de pavimentações, não esta fácil para as empresas manterem a usina funcionando sem grandes obras públicas. Já nas principais cidades de Minas, onde as prefeituras sob novo comando administrativo são as maiores clientes das empreiteiras é importante “construir amizades” com as novas administrações para pegar as melhores e mais “suculentas” obras. Varginha não foge a regra! Ainda dentro das mudanças no trânsito, vemos que a avenida Otávio Marques, (que passa pelos fundos do Zôo) que também demorou para sair do papel, ainda precisa de reparos. A obra também saiu “salgada” para os cofres públicos. O comércio da região atingida pelas mudanças no trânsito ainda reclama da falta de planejamento e discussão no projeto em andamento. Segundo os comerciantes, varias vagas de estacionamento foram suprimidas, concomitantemente, a fiscalização da área azul e a Guarda Municipal não foram estruturadas para as mudanças pretendidas pelo governo. Trocando em miúdos, ainda resta muito a fazer, embora este governo esteja resolvendo os “grandes problemas” no caminho das mudanças do trânsito, os “pequenos problemas” ainda fazem fila para serem solucionados, e não ficaram baratos!

Problemas do campo

A Prefeitura de Varginha deu início ao trabalho de “recuperação das estradas rurais” do município, que realmente estão terríveis de transitar, em alguns pontos. O Executivo, nos últimos anos, tem deixado a desejar na manutenção das estradas rurais e tudo isso se deve ao fato de que a secretaria de Agricultura não tem equipamento e pessoal suficiente para tais reparos nas estradas. Já a secretaria de Obras, que possui maior estrutura, tem também grandes e numerosos pedidos rotineiramente. Alem disso, o meio rural também tem reclamado da violência no campo. São roubos, furtos, brigas e até mesmo o trafico de drogas já é coisa comum nas fazendas e sítios da cidade. Não ha dados oficiais, mas, sabe-se que muitos dos furtos nas fazendas nem mesmo são registrados na polícia, que também não tem estrutura para patrulhar a área rural da cidade.

 

Estrada rural da zona urbana?!

O governo divulgou uma nota curiosa nesta semana. No texto a assessoria da Prefeitura informa que o Executivo esta fazendo a “manutenção da estrada rural que liga o Condomínio Lagamar ao Condomínio Riviera do Lago”. O estranho é que tanto o Lagamar como o Riviera do Lago constam como bairros de Varginha e não zona rural! Alias, os moradores dos dois bairros, (Lagamar e Riviera) pagam IPTU, e caro, o que prova ser a região zona urbana e não rural! Mesmo sem ter os mesmos serviços de tapa-buracos ou assistência eficiente de segurança e saúde! Vários crimes já foram registrados na região. Embora reúnam parte dos ditos “endinheirados” da cidade, o Lagamar e o Riviera do Lago, pelo texto da prefeitura, são os únicos bairros da cidade ligados por uma “estrada rural”, o que é uma vergonha, pois a estrada é de terra, e até bem pouco tempo estava em péssima situação. Não cabe a prefeitura fazer a “manutenção” da referida estrada de terra, e sim asfalta-la, pois nos dois bairros, Lagamar e Riviera do Lago os moradores pagam IPTU e precisam ser tratados como zona urbana, como de fato são! Ou vamos continuar com “bairros ligados por estrada rural?”

Planalto 10 x 0 Casa Branca

O Palácio do Planalto emprega atualmente 4,6 mil funcionários, exatamente dez vezes mais que os 460 servidores da Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, que administra o maior orçamento do mundo (US$ 11 trilhões). Se contar os funcionários da Vice-presidência e das secretarias, todos na conta da Presidência da República, o número de servidores do Planalto sobe para 8.861. "É ou não é um absurdo".

Não abre mão

A confusão no PMDB em relação à disputa pelo Palácio da Liberdade não tem fim. O de-putado Leonardo Quintão (PMDB-MG) tem dito a colegas que não abre mão de jeito nenhum da briga pela candidatura própria. E que vai disputar a convenção contra quem quer que sejam os demais pré-candidatos. Quintão concorreu à Prefeitura de Belo Horizonte e chegou ao segundo turno na primeira disputa com o atual prefeito, Márcio Lacerda, (PSB), que depois foi reeleito. 

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