Superfaturamento no lixo
Não se assustem com o título da nota, divulgada no início da semana pela Rede do Sindicato dos Jornais de MG - Sindijori! Poderia ser em Varginha? Não sei, mas o caso ocorreu bem perto daqui, em Pouso Alegre, onde a prefeitura também decidiu não observar as leis para definir a política de resíduos sólidos da cidade. O conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Sebastião Helvécio, que relatou o processo n° 879.618, determinou ao prefeito de Pouso Alegre, Agnaldo Perugini (PT) e à secretária municipal de Planejamento, Sandra Maria Coutinho do Amaral Matos, nova licitação para a limpeza pública na cidade. Segundo o conselheiro, na licitação homologada no final de 2011, foi detectada a restrição e direcionamento da licitação, dentre outras irregularidades. O contrato da Prefeitura de Pouso Alegre com a KTM Administração e Engenharia Ltda, ainda de acordo com o conselheiro, apresenta superfaturamento no valor de R$ 2.237.000,00 ao ano. Além de estarem proibidos de renovar o contrato com a empresa sem nova licitação, o prefeito e o secretário de Planejamento, à época, foram multados por não atenderem decisão anterior do TCE, que apontou os erros ainda durante a licitação. Comprovadas as denúncias do relator e do Ministério Público de Contas, o prefeito Agnaldo Perugini (PT) poderá sofrer mais um processo de improbidade administrativa. Desta vez, com o agravante de ter que devolver o dinheiro superfaturado com o lixo para ressarcir os prejuízos ao erário público.
Saiu do buraco
Parece que o ex-governador paulista José Serra definiu mesmo por atrapalhar os planos presidenciais de Aécio Neves (PSDB). O tucano paulista pretende deixar o PSDB e trabalha ativamente para estruturar sua candidatura a presidente pelo PPS de São Paulo. As próximas pesquisas presidenciais do Datafolha e Ibope já vão incluir na lista de candidatos o nome de José Serra, que planeja mesmo entrar na disputa. É o que informa conhecido profissional ligado a Serra. Nos meios políticos há enorme curiosidade pelos índices de largada do ex-governador, para também cotejá-lo como os outros candidatos da oposição, o paulista trabalha para chegar a disputa com “bala na agulha” nos quesitos, intenção de voto e estrutura para campanha.
Consenso
O deputado estadual Sávio Souza Cruz, integrante da Executiva Estadual do PMDB, disse que o senador Clesio Andrade (PMDB), terá destaque na propaganda de rádio e televisão do partido em agosto. Segundo o deputado peemedebista, Clésio é o nome do partido para a disputa de cargos majoritários, seja ao governo, vice ou senado. A conferir!
Notícia boa
Minas Gerais é o estado que apresenta maior taxa de sobrevivência de micro e pequenas empresas no Brasil, conforme estudo do Sebrae. Entre os negócios abertos nos últimos dois anos, 81,5% continuam no mercado. Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi a cidade brasileira com melhor índice no período: 88%. Alias, justiça seja feita, pois líderes da Federação das Indústrias de Minas Gerais, dizem que embora reconheçam que o governo Aécio/Anastasia seja campeão em tributar, também é dos mais acessíveis aos empresários e ágil nas soluções junto a classe produtiva.
Nada de novidade
O deputado federal Diego Andrade (PSD) esteve em recente visita a Varginha, onde se encontrou com o prefeito Antônio Silva e seu vice, Verdi Melo. O parlamentar colocou-se à disposição para ações políticas na conquista de recursos para Varginha. Diego não apoiou Antônio Silva na campanha eleitoral de 2012, mas sua aproximação política agora não é novidade, ao contrário, já era esperada. O deputado estadual Dilzon Melo, mentor político deste governo municipal, e o senador Clésio Andrade, mentor político do deputado Diego Andrade, são muito próximos e sempre correu a “boca pequena que Clesio Andrade fez jogo duplo nas eleições de 2012, apoiando Eduardo Corujinha, do PT, e via Dilzon Melo, também ajudando a campanha de Antônio Silva, que venceu a disputa”. A coluna não duvida da existência de tal (onerosa) estratégia de Clésio Andrade! Além disso, a interesses de ambos os lados, Governo Municipal e a Família (Clésio e Diego) Andrade em andarem juntos. O governo Antônio Silva/Verdi não poderia ficar desprovido de um deputado federal forte para conseguir fundamentais recursos federais, (pois neste caso esta incluída também a atuação política do Senador Clésio). Já o deputado federal Diego Andrade, quer reduzir o espaço político para maior crescimento do deputado federal Dimas Fabiano (PP), que já tem forte influencia no Legislativo municipal, e poderá ter maior acesso político a prefeitura que é aliada do governo estadual, caso o candidato a governador dos tucanos em 2014 seja mesmo o pepista Alberto Pinto Coelho, do mesmo partido de Dimas.
Sonhadas mudanças no trânsito
Não é mistério para ninguém que a população aguarda com ansiedade as prometidas e necessárias mudanças no trânsito em Varginha, e que em algumas ruas e avenidas, parece não existir o menor planejamento estratégico do governo quanto ao fluxo de veículos e o crescimento da cidade. Nos horários de pico, vias como a José Justiniano dos Reis, Princesa do Sul, Francisco Navarra, Major Venâncio, Benjamin Constant, Dr. Módena etc ficam caóticas. Toda esta falta de planejamento e investimento, que vem de várias administrações, caíram no colo do prefeito Antônio Silva, que alias já esta ficando mestre em receber “heranças indesejáveis” de governos passados. Foi assim quando Toninho recebeu a prefeitura de Dilzon Melo, Aloísio Almeida e agora de Corujinha. Mas, não importa, agora é compromisso e responsabilidade do prefeito, resolver o problema. Alias, e a avenida Otávio Marques de Paiva, quando será concluída? As mudanças prometidas no trânsito da cidade, por este governo, já estão atrasadas!
Promessas do trânsito
Falando em trânsito, nesta semana se passou mais um capítulo da novela da duplicação da avenida do Contorno. O DER - Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais homologou o Edital de licitação 045/13 para elaboração de Projeto de Engenharia Rodoviária para melhoramentos e pavimentação do trecho da Avenida do Contorno que liga o trevo do Parque Mariela até o Posto Líder (Antigo Geraldo Lima), na estrada que segue para Três Pontas. A empresa vencedora da licitação foi a sociedade Magna Engenharia LTDA., com o preço global de R$5.719.340,04 (cinco milhões, setecentos e dezenove mil, trezentos e quarenta reais e quatro centavos), referente a janeiro 2013, ou seja, certamente, haverá um reajuste no preço final. De acordo com informações do DER, o processo já seguiu para o setor jurídico do departamento, para elaboração do contrato, que será encaminhado ao setor de projetos. Concluída esta primeira etapa, com o projeto da duplicação pronto, o próximo passo é a realização da obra, o que todos esperam a mais de uma década, quando foi prometida pela primeira vez pelo então governador Aécio Neves. Vale lembrar que o deputado Dilzon Melo, que também “capitalizou politicamente” com a obra compromissada e em mais este capítulo da promessa que não saiu do papel, também aparece agora participando na renovação da promessa! Será que dá pra confiar? Desde de que a duplicação foi prometida por Aécio a 10 anos atrás, estamos vivendo o sonho de uma promessa, que curiosamente, chega novamente antes das eleições estaduais! Curioso e suspeito isso não?!
Nasceu!
Ao contrário do que disse a coluna, o projeto de Lei 27 de 2013, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a participar da realização da obra viária de acesso à Cidade Universitária do Unis, foi aprovado pela Câmara municipal já em 2ª votação, na última segunda-feira. Vejam que depois de acordado entre situação e oposição, o projeto foi aprovado em uma única reunião e deve ser realizado em breve. Para o governo é mais uma obra a fazer, para o Unis, é o fim de um gargalo na segurança que impedia novos investimentos e melhorias.
Bate bola
Um grupo de vereadores esteve nesta semana com parte do novo conselho diretor do Hospital Regional Sul de Minas. Como antecipou a coluna, o conselho foi mudado e terá grande influencia na política de saúde da cidade, tendo em vista que o Hospital Regional é a maior instituição pública de saúde em Varginha. O presidente da Câmara Leonardo Ciacci, acompanhado dos vereadores Joãozinho Enfermeiro, Jorge Direne Ribeiro e Racibe da Acrenoc, foram recebidos pelo presidente do Conselho Diretor, Jefferson Silveira de Melo, (filho do deputado Dilzon Melo) pelo Administrador, Mário Terra, o Administrador Financeiro, Joubert Lourivanius de Carvalho, o Administrador Técnico, Ernane Reis Santana e o Conselheiro, Luiz Roberto Lajara. A boa convivência entre o Legislativo e o novo conselho é importante para ambos. Pois grande parte dos pedidos individuais que chegam aos edis versa sobre a saúde, e grande parte dos recursos públicos municipais que são destinados ao Hospital Regional, passa antes por votação na Câmara. Desta forma, para evitar “obstáculos no meio do caminho, como a CPI criada pela Câmara, na gestão passada, para apurar possíveis irregularidades no hospital, é necessário que o novo conselho administrativo do Regional e o comando do Legislativo se entendam muito bem”. Afinal, se a “sujeira a limpar” no Hospital Regional era tão grande como apontavam antes alguns deste governo municipal, é bem possível que “ainda hoje exista sujeira a ser limpa na instituição”.
Montanha vai a Maomé
Depois de realizar reunião para ouvir e colher sugestões e cobranças no bairro Centenário, a Câmara municipal vai realizar neste final de semana no bairro Imaculada Conceição mais uma reunião dos edis com os moradores da região. O encontro com a população é neste sábado (27), no Barracão da Comunidade São Pedro, às 9h. O endereço é Avenida Francisco Ferreira de Carvalho, número 250, Imaculada. As reclamações e sugestões colhidas do povo são encaminhadas e cobradas pelo Legislativo para solução junto aos responsáveis.
Mais um acerto
Com antecipou a coluna, o deputado federal Júlio Delgado (MG-PSB) assumiu nesta semana a presidência do Diretório Estadual do PSB de Minas Gerais, com a missão de tornar viável um palanque no Estado, segundo maior colégio eleitoral do País, para o governador e presidente nacional do partido, Eduardo Campos, caso se concretize o projeto de candidatura do pernambucano a presidente da República. Delgado assume o comando da sigla no lugar do ex-ministro do Turismo e empresário Walfrido Mares Guia, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que declara, abertamente, apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Vale dizer que o deputado Júlio Delgado, não vai aceitar traições na legenda, neste esforço de construir um partido e palanque forte em Minas para os candidatos do PSB. Desta forma, é de se esperar que, pelo menos no primeiro turno, o PSDB e o PSB terão candidatos diferentes. Qual será o lado do PSB em Varginha? O vereador Armando Fortunato e sua equipe vai apoiar o PSB ou vão ficar com o candidato a governador escolhido pelos tucanos e apoiados em Varginha pelo prefeito Antônio Silva e Verdi?
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter