Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Caminho das pedras; Capitalizando na incompetência alheia; Curto circuito; Iniciante Narciso?
24/04/2013


Caminho das pedras

O deputado estadual Dilzon Melo (PTB) (parece) que tem feito sua parte no acordo de somar forças com o governo municipal para trazer investimentos a Varginha. Principalmente investimentos estaduais, tendo em vista que Dilzon é dos mais influentes deputados do governo estadual. A idéia do parlamentar é levar os secretários municipais a contatos diretos com os secretários estaduais, para a aproximação dos governos estadual e municipal, apresentação de projetos e conquista de investimentos. Nestes primeiros contatos, o diretor da Guarda Municipal, secretário municipal de esportes e de desenvolvimento social, se encontraram, respectivamente, com os secretários estaduais de segurança pública, de esportes e de desenvolvimento social. A iniciativa é saudável e mostra interação entre os governos. Alias, é politicamente vantajoso para o governo estadual esta parceria com Varginha, pois Pouso Alegre e Poços de Caldas, são administradas pelo PT e interessa ao Governo Tucano de Minas, mostrar que “Varginha esta ganhando por ser aliada do Governo do Estado”. Até agora nada de obra ou investimento novo veio para Varginha neste governo, e muito do que foi prometido pelo Governo Estadual Tucano está só na promessa, mas pelo menos agora, existe o “funcionamento da burocracia estatal para fazer interagir governo municipal e estadual, coisa que por birra de ambos os governos, não acontecia na gestão petista municipal”. Só pra lembrar, nos encontros entre secretários e o deputado Dilzon Melo, que foi “mostrar o caminho das pedras aos secretários municipais”, nada foi falado sobre as 2 mil casas populares prometidas pelo deputado e pelo COHAB a Varginha, nem mesmo foi falado nada de apoio para que Varginha se torne sede para abrigar delegações estrangeiras para a Copa do Mundo de 2014. Outra promessa feita pelos governos, mas esquecida após a conquista de votos nas eleições!

Capitalizando na incompetência alheia

Depois de concluir parte da limpeza do ribeirão que corta o bairro Santa Maria, que foi promessa não cumprida da gestão petista anterior, a Prefeitura começa a trabalhar com obras paradas pela administração passada no zoológico. As obras incompletas no Zôo foram inclusive alvo de campanha na internet e de ação da Advocacia Geral da União, com aplicação de salgada multa ao erário municipal. O Centro de Convivência do Idoso, no bairro Corcetti também segue nesta mesma linha de obra com recurso captado no governo federal pelo antigo governo do PT, mas por “desorganização ou incompetência” não foi entregue no prazo. “Destilando o sangue na disputa, ira e rivalidade que existe entre o PT e este governo municipal” as obras incompletas deixadas foram um “achado” para este governo, pois com pouco recurso municipal e mais organização, a administração vai terminar tais obras e faturar o mérito político pelo investimento. Mais uma vez, há que se colocar que “por incompetência ou falta de organização” a gestão passada apanhou e continua pagando por não ter realizado suas obrigações. Tudo bem que este governo tem mostrado organização e “tapado estes buracos do governo passado”, mas já vamos para 6 meses de governo e precisamos ver “obras novas”, pois Varginha precisa de investimentos. A capitalização política pela conclusão das obras iniciadas na gestão petista é uma “boa sacada” deste governo, mas a “lua de mel” com o povo esta no final e esta administração precisa mostrar “sua cara, suas obras e enterrar logo o passado, depois de concluir as obras inacabadas, claro!”

Curto circuito

A agência reguladora do setor elétrico, Aneel, está obrigando a Cemig e demais concessionárias elétricas a transferirem para os municípios os ativos urbanos como redes de fiação e postes a partir de 2014. A infraestrutura de iluminação urbana é um patrimônio municipal, segundo a Constituição. Portanto, sua manutenção é responsabilidade das prefeituras. Ocorre que a maioria dos municípios não está organizada e estruturada para a incumbência. A taxa de iluminação pública, que já gerou muita briga no governo petista, vai voltar a causar briga, com o “empurrão de competência” da Cemig para a Prefeitura de Varginha.

Atualmente, o valor da taxa, que é definido pela prefeitura, é pago à Cemig, que repassa o valor ao Executivo municipal para o pagamento da iluminação pública. Ocorre que, agora com a função de cuidar, ampliar, modernizar e fazer manutenção da rede elétrica, a prefeitura vai precisar de mais recurso. Adivinha de onde virá esta verba extra? Isso mesmo, do nosso bolso! É bem provável que a Prefeitura de Varginha aumente a taxa de iluminação para custear esta nova responsabilidade. A coluna esta investigando o caso, mas o Executivo municipal tem sido “lento” no repasse de informações, ainda mais quando são informações “politicamente incômodas”. Agora é ver como a Câmara Municipal, e muitos dos ser membros vão reagir quando quiserem aumentar a taxa de iluminação! Só para “refrescar a memória”, no governo do PT, o atual vice-prefeito Verdi Melo e o presidente da Câmara, Leonardo Ciacci, foram contra a taxa, e agora, será que mudarão de opinião?

Pegando a estrada

O deputado Adalclever Lopes (PMDB) está incumbido de articular uma dezena de encontros no interior entre o senador Clésio Andrade e as bases do PMDB. Um destes encontros poderá ser em Varginha. A iniciativa de pedir a marcação dos eventos partiu do próprio senador, num gesto interpretado no partido como sinal de sua disposição para concorrer às eleições no ano que vem. O deputado Adalclever Lopes é um conhecedor das bases do PMDB e percorreu todo o estado conquistando votos dos delegados e apoio dos presidentes de diretórios municipais do PMDB no passado, e conhece bem a legenda. Além disso, Adalclever Lopes é um dos líderes de um “pedaço que trabalha e tem voto no sempre dividido PMDB”. A escolha do senador Clesio por Adalclever é mais que estratégica, é inteligente, e visa unificar a legenda para as eleições de 2014, quando Clésio será o nome do partido. Esse reforço da pré-candidatura de Clésio Andrade, agora, é também estratégico, tendo em vista a possível entrada de um novo ator em cena: o empresário Josué Silva, filho de ex-vice-presidente da República José Alencar, já convidado pela direção do PT mineiro a integrar uma futura chapa ao governo encabeçada por Fernando Pimentel. Se aceitar o convite, Josué terá que se filiar a um partido até outubro. E sua preferência hoje seria o PMDB.

Pinga Fogo

Depois da nota da coluna semana passada sobre o “Toninho Silva paz e amor” que estaria com agenda popular, recebendo todos, saindo as ruas e com “vistas a aposentadoria política no final deste mandato”. Uma fonte que se diz, “profundo conhecedor do coração do prefeito”, disse que a nova agenda dinâmica e popular do prefeito é porque “o poder lhe rejuvenesceu tanto, que sua disposição é de atender todos, recuperar o tempo perdido e... tentar a reeleição”. Será? Bom se assim for, a amizade entre prefeito e vice tem data pra acabar!

O aumento do IPTU é a primeira “bofetada na cara” do eleitor deste governo, o fechamento do Pronto Socorro é a segunda bofetada. Entre “tapas e beijos” vai seguindo mais um governo que aprendeu a “bater enquanto beija”, para não desanimar a “mulher de malandro” que se tornou o eleitor de Varginha!

O deputado federal e secretário estadual de Esportes Eros Biondini (PTB), esteve em Varginha para na prática, “pescar apoios para a eleição de 2014”, e na teoria ministrar uma palestra no UNIS. O deputado esteve com o reitor do UNIS, com o prefeito, e outras autoridades do PTB, seu partido. Mas apenas duas lideranças já decidiram que vão apoiar “pra valer” a reeleição do parlamentar: o secretário municipal de esportes, que foi seu assessor e o vereador Armando Fortunato, que é do PSB. Ou seja, a pescaria foi fraca para Biondini no PTB de Varginha.

O Conselho Municipal da Cultura voltou a funcionar. Será que a política municipal de “incentivo a cultura” vai ser levada a sério ou vamos ter que dar um “ET de ouro” para mais um governo por dar dinheiro a quem quer apenas levar vantagem com a cultura?

Parceria e articulação

O convênio entre a Prefeitura de Varginha e a Prefeitura de Resende/RJ para a cessão de três oficiais para atuarem na Brigada de Incêndio do Aeroporto Municipal, atendendo assim, as determinações da ANAC para o restabelecimento dos vôos no aeroporto, foi uma “boa sacada” deste governo. E a articulação para a tramitação do projeto na Câmara municipal é mais um “ponto a favor” para o vice-prefeito Verdi Melo, que também é secretario de governo. Verdi Melo conhece bem os tramites políticos e administrativos do Legislativo, que presidiu na legislatura passada. Além disso, Verdi Melo conhece bem a maioria dos atuais vereadores, o que facilita bem a negociação! Vale dizer ainda que, o presidente do Legislativo, Leonardo Ciacci, é de fácil acordo, e faz parte da base do governo, embora tenha projetos futuros e vinculação política diferente do governo municipal e de Verdi Melo. A coluna sabe que no “médio prazo” o secretário Verdi e o presidente Leonardo Ciacci, estarão em lado opostos da política municipal, mas por hora, a dupla Verdi e Leonardo tem “azeitado a máquina política e legislativa” para que este governo ande com as obras e reformas necessárias à administração. Se este governo não começar a mostrar “frutos” logo, não será por culpa de articulação ou aprovação do Legislativo.

Iniciante Narciso?

Chegou as redações um curioso release da secretaria municipal de Esportes. No material normalmente encaminhado pelo Executivo e Legislativo às redações é comum a fala bajulatória aos chefes destes poderes, e em alguns casos a crítica ou ofensa a governos passados ou desafetos políticos. O release encaminhado pela secretaria municipal de Esportes destoou deste “padrão oficial” porque não bajulava o chefe do poder Executivo e sim o próprio secretário, falando de diversas melhorias implementadas na Semel. Curioso é que o tom das afirmações levam o “leigo a imaginar que a Semel teria sofrido um atentado a bomba antes da milagrosa chegada do transformador secretário, que teria encontrado tudo destruído e sem funcionar e que milagrosamente colocou tudo novo em 100 dias”. No release também é pontuado o eventual “desleixo ou falta de compromisso do antigo governo no investimento e manutenção da estrutura da Semel”. Mais estranho ainda é que no release não se vê nenhum crédito ao prefeito, como acontece nos demais informativos do governo. Nós da imprensa já nos acostumamos a “filtrar os exageros” dos assessores, mas parece que, neste caso, a nota foi elaborada por quem “gosta muito do secretário, a ponto de esquecer do verdadeiro chefe, que é quem precisa ser destacado, ou no caso, bajulado”. Será que o “narciso” é candidato nas próximas eleições? Ou será que o “político iniciante” já esta comprando briga sozinho com os petistas? Ou será que o “iniciante” já esta se achando “robusto na política” em razão de seu ex-chefe ter virado secretário estadual? Não se sabe! O que sabemos é que a prática de se auto elogiar, esquecendo-se do prefeito, não é uma prática “bem quista pelo chefe do Executivo”, mesmo para o novo “Toninho Silva Paz e Amor”!.   

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)