Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Candidatáveis; Saco de bondades; Adeus em gotas?; Casos urgentes, reuniões metódicas
18/01/2013


Candidatáveis

Passadas as eleições municipais o foco agora é a disputa de 2014, e muita gente já pensa nesta concorrida disputa. Como antecipou a coluna, políticos eleitos, principalmente deputados com grande votação em Varginha, já se articulam para conseguir puxadores de voto ou dobradinhas políticas na cidade. Dois fatos políticos importantes em 2012 foram determinantes para dar o tamanho das mudanças nos nomes que poderão ser lançados em 2014: a separação política entre o deputado federal Dimas Fabiano do deputado estadual Dilzon Melo e a derrota do PT para a prefeitura. Estes dois fatos vão mudar as votações e dobradinhas em 2014 dos hoje eleitos Dimas Fabiano, Dilzon Melo, Diego Andrade, Eros Biondini e Odair Cunha.

Candidatáveis 2

O deputado Dimas Fabiano (PP) mantem seu grupo político na cidade e embora seu candidato a prefeito (Renato Paiva) tenha perdido em 2012, o lançamento da candidatura sustentada por Dimas, garantiu a unificação e fortalecimento do grupo político do deputado, que ainda conseguiu emplacar um forte aliado na presidência da Câmara Municipal (Leonardo Ciacci). Por certo, Dimas Fabiano terá um ou mais políticos locais disputando vaga como deputado estadual e apoiando sua reeleição como federal. O tamanho do apoio a Dimas Fabiano vai depender das negociações que se seguem nos bastidores. Com a saída de Dilzon Melo do seu arco de alianças, o nome de Dimas Fabiano fica mais “leve politicamente” na disputa de 2014, ainda mais se fechar com candidatos locais, como os vereadores Adilson Rosa, Leonardo Ciacci ou o ex-vereador Leandro Acayaba, que podem ser candidatos em 2014 dobrando com o federal do PP. Os vereadores acima citados possuem condições de angariar muitos votos na cidade e ainda puxar votos ao deputado federal Dimas Fabiano, que pode aumentar o número de votos obtidos em Varginha em 2010, tendo em vista que dos atuais federais o pepista seria o de maior apelo e identificação local. Já aos postulantes a estadual aliados a Dimas, ficaria o desafio de conseguir votos fora da cidade para viabilizar a vitória nas urnas.

Candidatáveis 3

Já o deputado estadual Dilzon Melo, que encerrou sua aliança com o federal Dimas Fabiano e conseguiu a vitória de um companheiro na Prefeitura de Varginha, o cenário para 2014 é bem favorável, mas trabalhoso. Dilzon Melo é ainda um nome “politicamente pesado” na cidade, mas com o apoio maciço esperado do prefeito Antônio Silva e sua equipe, pode aumentar sua votação na cidade, mas não seria muito. Além disso, Dilzon pode também lançar mão de dobradinha com algum candidato a deputado federal da cidade, o que poderia lhe render ainda mais votos. Porém isso não é esperado, tendo em vista que Dilzon pode “importar” algum dos muitos candidatos a deputado federal “endinheirados do estado” para também colocar recursos em sua campanha, o mais provável de ocorrer.

Candidatáveis 4

Já o cenário político para o deputado federal Diego Andrade não parece bom. Em 2012 o político e seus aliados perderam as eleições em importantes “praças eleitorais” como Varginha e Três Pontas. Diego conseguiu frustrar muitos apoios e possíveis companheiros por não “dar retorno” aos aliados em 2012, além disso, o deputado já perdeu o quesito “novidade eleitoral” para as eleições de 2014, quando vai disputar a reeleição. A campanha para Diego Andrade vai continuar sendo cara, para o deputado que se limita a gastar apenas em períodos eleitorais e disputa votos em uma região tão concorrida como o Sul de Minas. Em Varginha, provavelmente Diego Andrade vai perder votos! Vale ressaltar ainda que o deputado federal Diego Andrade deverá apoiar a reeleição da presidente petista Dilma Roussef, que possui forte rejeição na região, com o agravante de que os petistas da região não vão apoiar Diego Andrade e sim Odair Cunha, Reginaldo Lopes e Paulo Delgado. Vale lembrar ainda que o deputado do PSD ainda não consolidou sua liderança partidária na região, onde possui rejeição de companheiros importantes do PSD local e não conseguiu apoio consolidado das lideranças do café, por quem brigou muito em Brasília.

Candidatáveis 5

O deputado federal Odair Cunha (PT) também teve dissabores eleitorais em Varginha, mas deve ter uma reeleição tranquila, mas com queda de votos na cidade, onde o PT perdeu e não deve se recuperar plenamente até as eleições de 2014. Odair Cunha vai perder o apoio da “máquina municipal” agora controlada pelo PTB, além disso, dentro do próprio PT de Varginha existem grandes lideranças que já manifestaram o apoio a outros deputados federais da legenda, dividindo o apoio do partido em 2014. Vale lembrar ainda que outros partidos aliados do PT, necessariamente, terão de apoiar outros deputados para manterem-se no jogo político local, já que o PT não tem mais o Poder Executivo municipal e não pode mais “cooptar apoios” para seus parlamentares. Encaixam neste perfil lideranças do PDT, PRB, PSD entre outros. Outro importante detalhe da campanha municipal de Odair Cunha é que esta cada vez mais “difícil” a candidatura da ex-primeira dama Geisa Teixeira a deputada estadual. A ex-mulher do saudoso prefeito Mauro Teixeira poderia garantir muitos votos a Odair, mas existe um claro desinteresse da ex-primeira-dama na disputa de 2014, o que pode abrir a vaga para o vereador Rogério Bueno, que embora capacitado, não abarca o mesmo apoio político e eleitoral de Geisa.

Candidatáveis 6

O deputado federal Eros Biondini (PTB), com sua fama de “bom moço”, construída através do canal católico Canção Nova, tornou-se secretário de Estado do governo Anastasia e poderá ajudar muito o prefeito Antônio Silva e o deputado Dilzon Melo. O prefeito pode conseguir muitos investimentos através de Biondini e retribuir este apoio com votos ao deputado federal em 2014. Já o deputado Dilzon Melo poderia dar uma “maquiada ou santificada” em sua imagem junto ao eleitorado de Varginha, caso venha a investir em uma dobradinha com o deputado Eros Biondini, que conseguiu 7 mil votos em Varginha em 2010 sem muito esforço e deve aumentar este número em 2014. Espera-se que, por “interesse político e eleitoral”, Dilzon e Antônio Silva devem apoiar Eros em 2014. Já o deputado federal católico pode também “sacar da cartola” outra dobradinha municipal, informal, caso seu amigo e vereador Armando Fortunato (PSB) invista em uma candidatura a deputado estadual em 2014. Eros gostaria da dobradinha com o médico, e Armando não se faria de rogado a um pedido de suas “bases”.

Força Jovem

O Brasil tem se tornado um país cada vez mais velho, porem, a força e rentabilidade da juventude também vem crescendo. Nos últimos dias conversava com um empresário que realiza grandes shows e eventos à juventude em Varginha e região. O empresário contava que o gasto médio dos jovens em entretenimento tem aumentado anualmente e que a cada dia emprega mais mão de obra em seus eventos, muitos de seus prestadores de serviço, antes esporádicos, hoje já se tornaram empregados com carteira assinada. O poder aquisitivo da juventude também pode ser medido pelos eventos destinados a juventude na Capital mineira, onde eventos sofisticados movimentam milhares de jovem e milhões de reais. Com 300 milhões de acessos no Youtube e o título de um dos maiores Djs do mundo, o holandês Tiësto vai reunir milhares de fãs em seu show em BH. Seu show na Capital mineira dia 2 próximo já uniu pela primeira vez as maiores produtoras da cena eletrônica mineira: Label 12, LS Produções, Grupo Bel, Somtec e Malab. O evento acontece no Expominas cobrando ingressos de R$ 160 a R$ 440. Os jovens vem se tornando cada dia mais fonte de votos e rendimentos para muitos.

Saco de bondades

O novo governo começou a gestão abrindo o “saco de bondades”, e retornando com o pagamento do ticket alimentação aos mais de 3 mil servidores públicos municipais. Aliás, um direito que não deveria ter sido cortado pela gestão anterior. A medida passou antes pela Câmara, que obviamente aprovou a medida, mas não se manifestou sobre como resolver o não pagamento do benefício durante o final do ano passado. A gestão atual comprometeu-se em pagar o retroativo no futuro. Ou seja, não querem pagar ao servidor o que lhe é devido, mas, o novo Executivo e Legislativo, querem apenas ganhar o “mérito político” pela volta do direito, mas não vão perder a oportunidade política de “registrar na história que o governo petista deu o calote no funcionalismo no fornecimento do benefício por alguns meses”. Embora prometido para este ano, o pagamento do retroativo não será discutido ou pago tão cedo!

Adeus em gotas?

Embora não deseje isso, a coluna já antecipou neste espaço que o Boa Esporte esta se preparando para deixar Varginha. A notícia obviamente não será confirmada pela direção do time nem pelo governo municipal, afinal, ambos ganham com o time jogando na cidade. Mas os grandes investimentos próprios do Boa em sua “terra natal”, Ituiutaba no triangulo mineiro, com o novo campo e centro de treinamento, mostram que no médio e longo prazo o time vai retornar ao triangulo, onde alias tem boa torcida. O Boa Esporte iniciou uma pré-temporada de 15 dias em Ituiutaba, no estádio da Fazendinha, que passou por reformas. A equipe teve uma boa desculpa para “já ir acostumando a torcida de Varginha ao sumiço”, aguarda o trabalho de revitalização dos gramados no Estádio de Varginha. Nesta em 2013, o Boa Esporte está disputando os Campeonatos Mineiro e Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série B.

Casos urgentes, reuniões metódicas

A Prefeitura de Varginha iniciou a operação tapa buraco nas ruas da cidade, já que com o início das chuvas a cidade está ainda mais esburacada. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, na primeira fase serão “socorridas” as ruas da área central da cidade, e os principais corredores do transporte coletivo urbano, com maior fluxo de veículos e mais problemas. Desnecessário dizer que uma pequena fortuna deverá ser gasta em asfalto para este concerto paliativo emergencial, e que não há estoques de massa asfáltica neste início de governo. Porém há problemas crônicos em várias outras secretarias. As escolas municipais precisam de reformas, que devem ser realizadas até o dia 28 de janeiro, quando começam as aulas. Existem obras paradas como o memorial do ET e Parque dos Dinossauros, que precisam ser retomadas. Faltam alguns remédios na área de saúde, bem como servidores nas policlínicas, hospitais e na UPA. O relatório com casos urgentes para serem resolvidos já esta nas mãos do prefeito, falta agora um pequeno detalhe: dinheiro! Um ponto positivo precisa ser destacado, o “metódico rigor deste novo governo” que tem adotado reuniões semanais frequentes do prefeito com o secretariado para agilizar as demandas. Pelo que se viu em administrações anteriores de Antônio Silva, a prestação de contas semanal dos secretários vai durar os quatro anos!

Segurança pública

As câmeras do vídeo-monitoramento da Guarda Municipal ainda não foram todas instaladas. Um grande atraso e muitas brigas internas na GM impediram que os aparelhos fossem instalados a tempo. Ao todo serão 24 câmeras instaladas em locais estratégicos da cidade, com muito movimento ou próximos a locais utilizados para tráfico e uso de drogas. Segundo o comando da GM as novas câmeras serão todas instaladas até fevereiro, embora pairem dúvidas sobre a relação da empresa que instala o equipamento e a antiga gestão. A coluna recebeu informações a respeito e voltará a abordar o assunto. O cerne da questão é que mesmo com os novos equipamentos e os convênios entre a GM e as polícias, será primordial para a melhoria da segurança pública municipal, o efetivo trabalho harmônico e coordenado entre a GM e polícia militar, civil e bombeiros. Sabe-se que a grande vaidade e descompasso marcaram os últimos anos de relacionamento da GM com a polícia militar, talvez em razão disso, o prefeito Antônio Silva tenha chamado o experiente e respeitado coronel aposentado da PM, Gilmar Couto pra o comando da Guarda. Por certo a escolha agrada a PM, resta saber se a escolha de Gilmar Couto também vai agradar a tropa da GM.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)