Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Turbinado e envenenado; Nas alturas; Boas ações e segundas intenções; Batendo abaixo da cintura
28/09/2012


Turbinado e envenenado

Com a proximidade das eleições a ansiedade já tomou conta dos candidatos. Entre os prefeitáveis, já há planos B, C e até D, para serem postos em prática dependendo do caminhar destes últimos dias.

No comitê da reeleição de Eduardo Corujinha do PT, estes últimos dias tem sido de muito trabalho, entusiasmo e muito veneno! Depois de trazer a Varginha, dois ministros, deputados e após depoimentos do ex-presidente Lula, do senador Clésio Andrade e outros pesos pesados da política como o vice-presidente Michel Temer, o PT não sabe mais o que fazer para aplacar a rejeição de Corujinha junto à população. Um fato já parece consumado: Corujinha só tem como crescer, se Antônio Silva cair. Ou seja, dá-lhe ataque ao candidato Antônio Silva, principalmente nas redes sociais e nos boatos pela cidade.

Já na campanha de Antônio Silva, os marqueteiros e assessores próximos não sabem o que fazer. Estão na defensiva à espera do qual será o novo ataque ou boato a ser defendido. E olha que Antônio Silva já foi prefeito duas vezes e tem histórico político para ser levantado, e por certo atacado, em eleições municipais. Os assessores do PTB precisam dissipar a “nuvem de desconfiança e medo” que paira sobre alguns em relação ao estigma de Antônio Silva nas últimas eleições. Vejam que nos últimos pleitos Antônio Silva saiu disparado nas pesquisas e no final, perde a disputa. O típico “alazão na saída e um pangaré na chegada eleitoral”. Não há dúvidas que o petebista está bem nas pesquisas, mas não pode se dizer seguro. A campanha de Renato Paiva está crescendo e Corujinha tem atacado duramente Antônio Silva, e estes fatores podem sim fazer diferença nestas poucas semanas de campanha.

Vale ressaltar que os debates da Rádio Vanguarda e da EPTV ainda não foram ao ar e muita pancadaria reveladora pode ainda acontecer, e mudar o quadro eleitoral atual. Por certo, de lado a lado dos quatro candidatos a prefeito, não faltou veneno para ser destilado em debates e no horário eleitoral. A coluna já adianta que os comentários que o candidato A esta morrendo, o candidato B tem amante em Três Corações, o candidato C, vai roubar para pagar dívidas e coisas deste tipo, estão dispensadas do cenário político por não contribuírem para a democracia. Mas, como avisar não adianta...

Perguntar não ofende

O governo Corujinha gastou mais em Carnaval ou na biblioteca pública municipal em seu governo?

Qual a atenção dada pelo governo de Antônio Silva às lavanderias municipais quando foi prefeito de Varginha?

As ambulâncias do Samu continuam apodrecendo no pátio do DER em Varginha?

Enquanto os políticos brigam, vão mesmo vender o nosso parque de exposições na entrada da cidade?

Mais um ano sem Feria da Paz em Varginha? Será que alguém vai trabalhar para o evento voltar?

Este colunista fez uma pergunta para cada um dos candidatos a prefeito de Varginha, que vão participar do Debate da Rádio Vanguarda FM amanhã. Você não vai perder a chance de acompanhar este debate vai?

Frases

“Ele deu 100 meninas para trabalharem pela reeleição nestes últimos dias. Praticamente um beijo da morte para quem pode terminar em 3º lugar” – Articulador da campanha de um candidato a prefeito falando do “apoio/presente” de um senador á campanha de reeleição.

“Meu problema não é o Corujinha, é o entorno! Vice, assessores, aspones etc” – Amigo de Corujinha falando o porquê de não estar apoiando a reeleição.

“Sob o comando da Geisa (Teixeira), a Paula (Andréia Direne), a Raquel (Nogueira) e o Rogério (Bueno) vão construir um novo PT pós Corujinha, melhor que na época do Mauro (Teixeira) e sem os oportunistas de hoje. Será um tempo de reflexão e construção! – Petista fazendo um desabafo do que precisa ser feito após as eleições.

Nas alturas

O Executivo municipal inaugurou o novo terminal aeroviário do Aeroporto Municipal Major Brigadeiro Trompowsky. A solenidade teve a presença de secretários do governo petista e deputado federal Odair Cunha e da assessora externa da diretoria de Gestão Corporativa de Furnas Geisa Teixeira e do diretor administrativo do aeroporto Rogério Evaristo.

A obra foi executada com recursos advindos do governo federal através do Ministério do Turismo. Curioso que a verba do governo federal chegou a Varginha por intermédio do deputado federal Carlos Melles (DEM), que foi ministro do Turismo. Na época da alocação dos recursos para o aeroporto de Varginha, o hoje presidente do DEM e candidato a prefeito Renato Paiva, foi um dos intermediadores entre o então ministro Carlos Melles e o governo municipal. O investimento total aplicado no projeto de padrões arquitetônicos modernos foi de R$ 598.686,15. São 687 m2 de área total construída, composta por salas de direção e administração, sala de embarque e desembarque, setor de check in e check out, torre de controle aéreo, espaço gourmet, nichos para empresas aéreas e prestadoras de serviços diversos e banheiros adaptados.

O novo aeroporto, embora inaugurado com pompas pelo deputado federal petista Odair Cunha, que não sabemos informar no que contribuiu com a obra, na verdade, ainda não está funcionando. Mas o local estará aberto à população para visitação. O Aeroporto Municipal Major Brigadeiro Trompowsky está localizado à Avenida José Ribeiro Tristão, s/nº, no bairro Aeroporto.

Boas ações e segundas intenções

O governo federal realiza um bom trabalho na aquisição de alimentos de produtores da agricultura familiar que são destinados a famílias carentes de Varginha. Os recursos são quase que exclusivos do governo federal, com apoio logístico e administrativo do governo municipal e entidades sociais locais. Diversas famílias carentes são atendidas semanalmente. Ocorre que o governo municipal só renovou o convênio com o governo federal até o final deste ano, colocando em risco o sucesso da ação social no futuro.

Nos bastidores se acredita que a estratégia seria política, para induzir os beneficiados com o programa a votarem na reeleição. Lado contrário, o sucesso do programa com as famílias de baixa renda e com os pequenos produtores, que podem ficar sem o benefício no ano que vem está chamando a atenção dos demais candidatos adversários do PT. Ocorre que os adversários do PT, ao invés de enxergarem a amplitude da ação social desenvolvida, preferem se ater ao “risco eleitoral de ver tamanho projeto nas mãos do PT” e pouco se importam com as famílias. Preferem ver a assistência aos pobres acabar, com o fim do convênio entre Governo Federal e Prefeitura, do que correr o risco de ver o PT ganhar votos com a ação. Uma verdadeira disputa para ver qual coração é mais sombrio e mesquinho. Disputa apertada!

Batendo abaixo da cintura

Uma série de matérias antigas e manchetes de jornais na época em que Antônio Silva era prefeito estão povoando as redes sociais. Nas matérias são destacadas graves crises na saúde e problemas pontuais enfrentados pelas administrações de Antônio Silva. Em algumas montagens na internet, postadas no You Tube, o candidato do PTB aparece dizendo que os problemas que acontecem numa cidade são de “responsabilidade direta do prefeito”, em seguida, a mensagem mostra diversos problemas estruturais na saúde e administração pública em Varginha. A nota lembra ainda que Antônio Silva foi o único prefeito a enfrentar um processo de impeachment na Prefeitura de Varginha.

Não escondo dos leitores que diversas dificuldades rondaram as gestões do petebista Antônio Silva. Aliás, a saúde e educação das gestões do petebista pouco se diferenciam das gestões petistas. Mas vale dizer que a forma como, principalmente os petistas, estão a bater em Antônio Silva é covarde e desnecessária. Se não vejamos: Os problemas principais do governo petista não vão desaparecer com a pancadaria em Antônio Silva e suas gestões. Além disso, o governo Antônio Silva teve problemas de falta de recursos e sensibilidade social, não de competência administrativa! Problema este da atual gestão petista. O governo de Antônio Silva enfrentou “problemas de herança maldita” como o prefeito Corujinha também enfrentou. Com as atitudes diferentes, mas erradas, de cada prefeito onde Antônio Silva “cuspiu” no prato que comeu (ou que o apoiou para ganhar), já Corujinha foi conivente com a dita “herança maldita” e ainda deu continuidade a diversos assessores e ações desastradas. Ambos os prefeitos (Antônio Silva e Corujinha) não devem ficar apontando “erros de ações” em gestões alheias.

Se Antônio Silva pode ser apontado por suas ações, Corujinha pode ser apontado por sua falta de ação. Mas a pancadaria entre os candidatos, como antecipou a coluna, já está chegando a bater abaixo da linha da cintura. Já estão batendo onde não é “moralmente correto, e pior, batendo onde dói”.

Pra não dizer que não falei de flores

O prefeito Eduardo Corujinha disse esta semana, na sabatina aos candidatos a prefeito, realizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha, que a Ceasa – Centrais de Abastecimento, irá montar uma nova unidade em Varginha. A negociação entre a Ceasa e a Prefeitura de Varginha já é antiga e conta com o apoio de diversos deputados federais da base do governo federal.

Na sabatina promovida pelo Sindicato Rural de Varginha, todos os candidatos a prefeito se comprometeram em asfaltar as principais estradas rurais da cidade. A promessa é uma necessidade dos produtores rurais e uma promessa antiga, e já realizada nas eleições de 2008.

O Via Café Garden Shopping foi lançado oficialmente na segunda feira (25) em Varginha. E contou com o apoio e representantes dos quatro candidatos a prefeito da cidade. O shopping custará cerca de R$ 100 milhões, dos quais, 60% viram de financiamentos. A empresa Tenco Shopping Centers, responsável pelo empreendimento, é de capital nacional e tem vários outros empreendimentos de porte em Minas, como o Pátio Savassi em BH e o shopping e rodoviária de Betim, que está em construção. As lojas do empreendimento serão alugadas e não vendidas, o que abre espaço para muitos comerciantes locais que podem ser a base do comércio neste novo empreendimento. O presidente da Tenco Shopping Centers, Eduardo Gribel, disse que a construção do novo shopping de Varginha vai utilizar o maior número possível da mão de obra local e de empresas da região. Segundo o presidente da Tenco, depois de concluído, o Via Café Garden Shopping pode gerar até 3500 empregos diretos e mais de R$ 25 milhões em impostos federais, estaduais e municipais.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)