"- Continuo maravilhado com as imagens gravadas em meu cérebro sobre a Bolívia.
Imagens essas apresentadas no evento cultural que ocorreu no Memorial da América Latina, em São Paulo, nesse inicio do mês de Agosto de 2012.
- A Bolívia, país vizinho e amigo, é uma das mais fascinantes nações da América Latina. Sua gente é autêntica e os aspectos culturais regionais se traduzem em festejos, procissões, danças, música, culinária, espírito patriótico e sorrisos. O boliviano é sorridente, gentil e educado.
- Por que os bolivianos são tão numerosos em São Paulo?
- Nas últimas décadas o território paulistano transformou-se na maior cidade boliviana fora da Bolívia. São mais de 300 mil pessoas que vieram em busca de uma vida mais amena pois o povo boliviano é sofrido, digno e vítima de governos que nunca tiveram como prioridade o bem estar dos habitantes do próprio país.
- Grandes fortunas surgiram graças às áreas de mineração na Bolívia, porem o povo sempre esteve à parte deste acúmulo de riquezas concentrado nas mãos de poucos, em geral estrangeiros, oportunistas locais ou governantes corruptos.
- O boliviano carrega em si um pouquinho da alma do pai de nações latino americanas que é Simon Bolívar. O sentimento de ser boliviano é muito forte e os traços indígenas, marcantes, fazem com que o seu semblante altivo represente a dignidade de uma cultura milenar que continua viva e presente no coração de cada habitante deste fantástico país que, desde 1809, busca afirmar-se no contexto de treze nações da América do Sul que compõem as diversidades dos países andinos e amazônicos do continente."
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter