A entrevista do prefeito e candidato a reeleição Eduardo Corujinha foi um marco importante para registrar que o candidato esta “pronto para a briga” nestas eleições. Quem leu a entrevista que o candidato deu a Gazeta na semana passada viu que as perguntas feitas ao prefeito foram das mais indigestas e, ainda assim, o prefeito, ao seu jeito “se virou nos trinta” e respondeu as questões sem nenhuma cara feia.
Corujinha sabe que vai enfrentar muitas questões e indagações das mais petulantes e desaforadas nesta eleição, e disso não há como fugir, talvez por isso, a entrevista na Gazeta tenha sido “pedagógica” ao candidato antes dos debates decisivos que poderão definir o rumo das eleições.
Vale destacar que, ao contrário do que se esperava e do alto preço de agencia e assessoria que o candidato esta pagando, o prefeito fosse ao jornal, com um batalhão de assessores e experts da política, como alias fez Antonio Silva, mas Corujinha, por coragem ou desconhecimento, cercou-se de sua mais leal escudeira Paula Andréia e mais três assessores novatos da política local, porem com muito empenho para ajudar.
O candidato após a entrevista bateu um papo com este colunista, falou dos desafios de estar no poder, não a área administrativa, mas sim a psicológica, a pressão, as amizades e o tempo em família, tudo perdido pelo sacerdócio da política. Corujinha sempre foi um homem simples, comum aos padrões varginhenses, mas que foi forçado a engolir a política na sua vida.
No primeiro momento, atendendo a um pedido do amigo e saudoso Mauro Teixeira e outras cabeças coroadas do PT, e em segundo momento, ai já como prefeito, já em razão da “mosca azul” que contamina todos aqueles que chegam ao poder e sentem o doce prazer de comandar o governo. E não e qualquer governo que Corujinha comanda, em crise ou não, com dinheiro ou não, só o fato de ser prefeito em Varginha, da ao ocupante do posto o status de ser recebido facilmente, e com honras, em qualquer ministério federal e com tapete vermelho em qualquer gabinete de deputado federal ou estadual. O ocupante do cargo de prefeito de Varginha é como um “reizinho” confinado aos limites da cidade, afinal, nada se faz ou acontece sem seu aval, pois quando o prefeito não pode fazer algo na cidade, ele tem poderes para frear qualquer outro que queira fazer, daí o poder político do prefeito. Corujinha gostou deste poder, tanto que não quer perde-lo, como fez Antonio Silva e que agora quer recuperá-lo.
O império contra ataca 2
O prefeito Corujinha mudou muito nestes quadro anos, dizia ao candidato, quando da sua entrevista na Gazeta. Na comparação das entrevistas gravadas com Corujinha no início do mandato e agora, é nítida a diferença, parece ate outra pessoa, tamanha a diferença na segurança, convicção e firmeza das afirmações.
O Corujinha de hoje é mais seguro, firme, mas ainda assim, falta mais aperfeiçoamento ao candidato. Quando contrariado ou enfrentado com firmeza, percebe-se o nervosismo do chefe do Executivo local. Suas gesticulações não conseguem esconder que esta, por dentro, furioso e contrariado, mas o freio e controle conseguido nestes quatro anos de prefeitura, fazem com que Corujinha se policie e não se entregue ao sentimento. Do contrário, seguramente, o prefeito já teria “esguelado” alguns nestes anos, pessoas até bem próximas em se tratando de governo.
O certo mesmo é que Antonio Silva, que já tem “estrada rodada” nesta vida política vai ter de empenhar se quiser achar uma “fenda na armadura política” do candidato a reeleição para deixá-lo vulnerável ao erro. Já Renato Paiva, que mesmo dominando a área administrativa tem pouco poder de persuasão, deverá ganhar em carisma de Corujinha e Antonio Silva, e também deverá estar atento para não se enganar pensando que irá enfrentar o calmo e tímido Corujinha de quatro anos atrás, o prefeito de hoje, fez a lição de casa e não vai ou quer deixar o poder facilmente, ao contraio, o chefe do Executivo municipal tem reorganizado toda a “tropa petista” e buscado reconstruir os laços perdidos e os amigos do passado para garantir a continuação do PT a frente do controle de uma das mais importantes cidades de Minas.
O império contra ataca 3
O prefeito Corujinha, pelo desgaste natural do PT a frente da prefeitura a 12 anos, bem como depois de um começo de administração com poucas obras, sabe que esta fragilizado, mas também tem conhecimento de suas vantagens e das falhas dos adversários. Corujinha sabe por exemplo que mesmo não tendo duas administrações como Antonio Silva, tem obras importantes a apresentar, como a UPA. E que mesmo não sendo reconhecidamente um administrador como Renato Paiva, possui bons técnicos no governo. Pena que estes técnicos não foram tanto valorizados como deveriam neste últimos anos!
Numa das poucas missões “técnicas de petistas entendidos” um grupo já vasculho os arquivos e feitos da prefeitura de Varginha a caça de “falhas e deslizes” das gestões de Antonio Silva. O governo petista quer estar preparado para “rebater a altura” caso seja provocado pelo candidato petebista. Os governistas não esperam receber ataque frontal e direto dos outros adversários, embora saibam que no grupo de Renato Paiva existam “famintos por sangue”, mas a “pancadaria” eleitoral só é esperada para o último mês da campanha, com o afunilar da campanha em radio e televisão. Alias, o início da campanha de televisão será outro marco no período eleitoral. Afinal de contas, as coisas só esquentam entre os candidatos após o início das provocações pela mídia.
Para todo gosto
Já viram o perfil dos nossos quase 300 candidatos a vereador? Pois bem, tem pra todo gosto e partido. Os poucos e bons nomes, slogans e chavões que a coluna viu por ai, vão garantir muita risada durante os horário eleitoral e muitos nomes para quem quiser fazer o “voto de protesto”. Não temos um tiririca, mas temos muita coisa parecida disputando a Câmara de Vereadores de Varginha. Será um festival!!, de horrores.
Perguntar não ofende
Representantes do Executivo Municipal e do Ministério Público Estadual não falaram mais sobre as investigações e medidas para sanear os sérios e graves problemas ambientais que ocorrem na região do Lagamar Resort em Varginha. Será o problema foi resolvido ou será jogado pra debaixo do tapete?
Se Antonio Silva perder mais essa, ele pendura a chuteira?
Quem vai liderar a tropa petista, daqui pra frente, se Corujinha perder as eleições?
Os técnicos e líderes agrícolas da Cooperativa de Varginha tem competência e interesse em comandar a prefeitura? Ou se contentariam em apenas ceder um de suas mais nobres membros para um comandar a cidade?
Será que Dilmas Fabiano já deletou o celular de Dilzon Melo de sua agenda?
Será que Diego Andrade tem conversado muito com Dilzon Melo?
Aécio Neves vem a Varginha, mas vai subir no palanque de quem?
E Lula e Dilma, virão a Varginha ou vão acompanhar a sangria eleitoral petista local de longe?
FRASES
“Não perco estas eleições nem morto!” – Candidato a prefeito, obstinado no propósito de vencer as eleições, esquecendo que quem da a palavra final é o eleitor
“Não reconheço estes números! Você esta se referindo ao Fapen?” Candidato a prefeito sobre os números da dívida pública municipal
“Não fiz conta nenhuma, quem fez foi meu adversário! Eu também herdei uma conta e estou pagando rigorosamente em dia!” – Candidato a prefeito, antecipando o discurso e a resposta sobre possíveis questionamentos sobre a dívida pública municipal.
“Não tenho candidato a prefeito, tenho preferência! De preferência, um prefeito que me atenda e resolva meus pedidos!” – Vereador e candidato a reeleição sobre quem esta apoiando pra prefeito
Férias merecidas
Este colunista já esta a quase quatro anos na titularidade da Coluna Fatos e Versões sem qualquer férias ou substituto e não tem sido fácil levar a vocês leitores as últimas novidades da política que movimenta Varginha. Nas próximas três semanas este colunista vai tirar suas curtas e merecidas férias, afinal ninguém é de ferro não é mesmo. Mas não vamos abandonar os leitores, mesmo em férias, este colunista vai encaminhar a redação notas e informações de interesse e no final deste mês Fatos e Versões estará de volta. Até mais ver!
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter