Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
UPA, Novas ruas e velhos caminhos... errados, O vice que ruge...
27/06/2012


UPA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Varginha começará a atender no dia 27 de junho, a partir das 7 horas da manhã. Pelo menos é o que o governo tem anunciado. O início dos atendimentos estava previsto para a quarta-feira passada (20/6), mas houve atraso na entrega de equipamentos. Também houve atraso na definição do pessoal que irá trabalhar na unidade, tendo em vista a realização do concurso e o remanejamento de outros profissionais da saúde para atendimento na UPA. Muitos servidores, já lotados em hospitais e policlínicas se recusaram a ir para a UPA. O secretário de Saúde, Fausto Geraldelli, explica que o atraso é em razão de aparelhos imprescindíveis ao atendimento de urgência e emergência. Também deverão ser realizados testes nas máquinas e a esterilização total de todo o ambiente, como determina o protocolo do Ministério da Saúde.

UPA 2

O teste de fogo para a administração será operacionalizar a UPA e também colocar para funcionar as ambulâncias do SAMU que estão a mofar num galpão da cidade. O grande investimento realizado na saúde, por município, estado e união, só terá efeito na população, e por consequência efeitos eleitorais, se funcionar de forma coordenada e melhorar todo o conjunto público de saúde de Varginha. Lembrando que Varginha possui dois hospitais, farmácia popular, o centro de Oncologia do Bom Pastor, as policlínicas, agora a UPA e em breve o SAMU, além disso, os hospitais estão passando por novos investimentos com recursos estaduais e federais. Mas até o momento não se viu o Bum operacional que desse a população a ideia de trabalho coordenado e eficiente entre as estruturas de saúde de Varginha.

UPA 3

Uma nova sondagem política foi realizada depois da “inauguração paraguaia” da UPA que ainda não funciona. Na verdade, o grupo político que encomendou a pesquisa quer saber qual o efeito da polemica campanha publicitária feita pela prefeitura e da inauguração da UPA sobre a imagem do prefeito candidato Corujinha. Embora o Executivo municipal esteja contra-atacando eleitoralmente com campanhas publicitárias e o anúncio de obras e inaugurações, o efeito disso tudo tem sido imperceptível nas pesquisas, o que preocupa governo e oposição. Pois é sabido que o povo não se empolga por antecipação nas eleições, mas o ceticismo da população a “pirotecnia publicitária eleitoral” do governo petista, mostra que somente mudanças profundas, que denotem uma grande e verdadeira renovação, poderiam contagiar e atrair a esperança da população. E sabemos que no quesito renovação, será difícil algum candidato, mesmo da oposição, mostrar-se 100% inovador ou renovador. Já a reeleição está condena da a carregar a bandeira do continuísmo, e disso não terão como correr.

Novas ruas e velhos caminhos... errados

A Prefeitura de Varginha realiza abertura e asfaltamento de duas importantes vias que darão acesso a diversos bairros para melhorar o trânsito em trechos com movimento intenso.

A primeira é a Avenida Miguel Alves, que dará acesso a bairros como Vila Ipiranga, Jardim Itália, Parque das Acácias em ligação com as ruas Dr. José Bíscaro, na Vila Morais, e avenida dos Imigrantes, no Santa Maria. A avenida em construção fica ao lado do Ribeirão Santana, chega ao Mercado do Produtor e tem extensão de 500 metros com largura de 9 metros e passeios laterais de 2,5 metros. O investimento da Prefeitura de Varginha inclui pavimentação, drenagem, construção de meio fio, sinalização horizontal e vertical.

Outra importante via que recebeu obras de infraestrutura foi a Avenida Antônio da Silva Neto, no bairro Jardim Primavera. A avenida foi asfaltada com 550 metros de extensão, interligando o Jardim Primavera aos bairros Imaculada, Jardim Ribeiro e rodovia BR-491. A avenida dá acesso às sedes do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sul de Minas (Cissul), além de ser próxima à nova escola estadual que está sendo construída pelo governo do Estado, no bairro Jardim Primavera. Curioso ver que a tão falada mudança no trânsito de Varginha, anunciada pelo governo desde o ano passado, não saiu do papel. O caso ficou tão mal resolvido que ninguém ficou satisfeito, comerciantes, motoristas, pedestres, a população não sabe o que será feito, quando será feito e se, vai mesmo ser feito algo no trânsito nas ruas centrais da cidade.

Enquanto isso, medidas paliativas, engodos eleitorais são realizados no intuito de remendar a grande colcha de retalhos que virou o trânsito da cidade.

O vice que ruge

Tudo bem que ele tinha potencial eleitoral para ser cabeça de chapa, mesmo não tendo dinheiro e um grupo político ainda pequeno. Mas ele se acertou, conseguiu uma vice. Tá certo que se vencer as eleições não vai mandar muito, mas, pelo menos chegaria a vice, já subiria de posto. O currículo eleitoral do “moço” é ate bom, não precisa “rugir, fazer ameaças, querer despedir o pobre assessor jurídico” que não tem qualquer influência no lançamento da candidatura da terceira via! Isso pode acabar pegando mal para um eventual vice, que já com pouca convivência com o candidato a prefeito, já pegou o “vírus da perseguição”. Lembre-se que quem procura vingança deve estar preparado para abrir duas covas!

Perguntar não ofende

Será que vai ter gente perdendo o prazo para o registro de candidaturas por pura vaidade?

Amor ou interesse movem uma tropa eleitoral rumo a vitória. O que vai mover os grupos políticos de Varginha?

O meio agrícola em Varginha fará mais força para eleger Renato Paiva ou para derrotar Corujinha?

Se ganhar as eleições, quanto tempo Antônio Silva suportará ficar no cabresto de Dilzon Melo, até novamente brigar com o deputado e recomeçar carreira política solo?

FRASES

“Se ganhar a reeleição, Corujinha será o terceiro mais poderoso na cidade. O PT será o primeiro no poder, o Rei Momo será o segundo com quatro dias de reinado por ano, e Corujinha mandará no dia 01 de janeiro/2013 quando for empossado. Terá o poder pelo menos até sair do fórum e ter que passar o comando aos petistas” – Candidato a vereador pelo PSDB, sobre o comando do atual prefeito

“Nos debates os candidatos terão que se mostrar. Antônio Silva é preparado, Renato Paiva tem o que mostrar e Corujinha estará bem assessorado. A princípio, não espero baixaria, mas o povo quer sangue! A verdade só vai aparecer quando houver o confronto” – Analista político falando sobre o começo da corrida eleitoral na cidade.

Força

Um empresário ligado ao café e seu esperto padrinho político, que mais uma vez foram engolidos com partido e tudo, pelo mesmo grupo, já adiantaram que vão trabalhar pela reeleição de Corujinha. Afinal, tinham pouca ou nenhuma outra escolha, mas alertaram que a “força” que farão em favor da reeleição vai depender do apoio recíproco que obtiverem no grupo. Ou seja, jamais terão uma hérnia com a força que pretendem fazer em favor dos petistas.

Os infiltrados

Servidores da saúde, educação e da Guarda Municipal já arquitetaram o plano de “vingança” pelos desmandos que vem sofrendo ao longo dos anos por alguns líderes petistas no governo. A ideia é municiar os candidatos adversários do PT com dados e informações importantes que mostram fraquezas do governo. Além disso, os servidores infiltrados pretendem ser fiscais do poder, policiando os atos “secretos” do governo para beneficiar e conquistar novos aliados. Mas não esta de tudo perdido, afinal, mesmo entre os servidores descontentes, não há unanimidade entre apoiar Renato Paiva ou Antônio Silva. Pesa contra Antônio Silva os anos de “mão pesada” contra os servidores quando foi prefeito. Já contra Renato Paiva, alguns servidores temem trocar os desmandos e desaforos ouvidos hoje pelos petistas por outros mandões vindos da cooperativa dos cafeicultores. O que seria trocar de carrasco e não fim das humilhações.

2014, é logo ali

Nem mesmo começaram as pancadarias pela eleição de 2012, nos bastidores políticos, já se tricota apoio e trabalho em torno das eleições de 2014. Pelo que tem visto este colunista, nas conversas de vários partidos e grupos políticos, Varginha terá diversos candidatos a deputado estadual e federal. Não faltaram opções de dobradinha ao deputado estadual Dilzon Melo (PTB) e aos deputados federais Dimas Fabiano (PP) Diego Andrade (PSD) e Odair Cunha (PT). Alias, estes deputados já eleitos, são os motores financeiros e sustentação política para diversos dos possíveis postulantes a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados.

Aviso aos navegantes

Partidos estratégicos em Varginha estão vivendo um inferno astral por conta dos arremates finais das eleições. Além disso, existem dentro dos partidos, que não lançarão candidatura própria, tendências de apoio a Renato Paiva, Corujinha e Antônio Silva o que dificulta uma adesão unânime destas legendas a qualquer dos candidatos já colocados. Dois partidos em especial vivem este drama de escolha e não será novidade se forem os últimos a tomarem decisão nesta grande negociação política. PMDB e PV são legendas que possuem atrativos que encantam os candidatos já colocados. A disputa por estas legendas esta cada dia mais sangrenta. O certo mesmo é que, com exceção a candidatura própria , dificilmente algum outro candidato levará inteiro PV e ou PMDB.

Descartável

A forte rejeição da população ao governo municipal petista, apontada em recente sondagem deve-se, em partes, ao trabalho de fiscalização e oposição realizado pelo vereador Ronaldo Louzada (PTB). Desde quando assumiu a prefeitura, na época com bons índices de popularidade, Corujinha enfrenta denúncias de Ronaldo Louzada sobre eventual má gestão de dinheiro público. Na época em que Corujinha era “forte eleitoralmente” apenas Ronaldo se atrevia a enfrentar o Executivo petista. Parece que para oposição e para o PTB, passado a época difícil para a oposição e Ronaldo Louzada tendo servido ao seu proposito, o vereador foi colocado de lado nas negociações políticas. Sem lembranças, sem honras, sem reconhecimento, sem participação nas decisões, Ronaldo Louzada parece ser o primeiro rejeitado ou esquecido do PTB de Dilzon Melo, que não tem no reconhecimento aos aliados o seu forte!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)