Se, por exemplo, algo não vai bem numa relação com outra pessoa, é importante que você deixe isso claro. Se não gosta da maneira como está sendo tratado por alguém, isso só mudará se você expressar adequadamente a sua insatisfação. É bem provável que o outro até acredite que está tudo bem, se você não revelar que não está. Por outro lado, pode até acontecer do outro vir a se aproveitar da sua falta de comunicação para continuar lhe tratando sem o devido respeito, ou que o seu silêncio reforce a idéia de submissão à situação vigente, ou que você não possua opinião própria e, muito menos, amor-próprio.
Você não precisa concordar sempre com tudo ou com todos. Cada pessoa é única, singular em seus sentimentos e aspirações. E para viver bem não é necessário seguir tudo o que lhe dizem. Nem sempre o que os outros querem para você é adequado e bom para a sua vida. É importante compreender que, mesmo fazendo parte de uma família ou de um grupo, você pode ter anseios e expectativas diferentes.
É fundamental para alimentar sua autoestima e sua integridade que você seja afirmativo e autêntico. Que a sua comunicação traduza sempre a sua verdadeira intenção. Assim, com certeza, você estará respeitando a si próprio, e, os outros, em contrapartida, o respeitarão pelo que você é naturalmente.
Boa Reflexão e viva consciente.
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter