- É a primeira vez que vem à Turquia ?
" Que a sua resposta seja positiva ou negativa, não muda nada, pois a realidade conhece este país muito bem ... Venha, vamos dar uma volta histórica, mitológica e nostálgica!
Irá aperceber-se que o conhece muito melhor do que pensa ...
Deixando para trás a Macedônia, onde nasceu Alexandre O Grande, entramos na Trácia - atualmente a parte turca do continente europeu, parecendo ouvir a música mágica de Ofélia. Atravessamos o borbulhante estreito de Dardanelos e aproximemo-nos da costa do continente asiático.
Podemos imaginar o pobre Leandro que, cada noite, atravessa o estreito a nado para reencontrar a sua amada. Um pouco mais longe, deparamos com Tróia, com o famoso cavalo de madeira dos Aqueus e pensamos em Paris e Heitor, nas muralhas, observando tristemente os barcos do Rei Agamennon na baía... na batalha de Pantélia e na rainha das Amazonas com o valente Aquiles.
Continuemos para sul, refrescando-nos aos ventos eólicos, no terraço da escola de Plutão em Assos, em frente a Ilha de Lesbos e sonhemos, ouvindo as estrofes de Safo ...
Mais a baixo, diremos "Bom dia" aos Foceus que fundaram a feitoria de Marselha e escutemos os cantos das sereias, brincando entre as focas. Imaginemos de seguida, que recolhemos ouro do rio de Pactolio ...
Saciemo-nos com as uvas de Esmirna, cidade natal de Homero, fundada pela rainha das Amazonas Smyrna. Depois chegamos a Teos onde Platão e Apelikon deitar-vos-ão um olhar irritado por cima de seus livros de Filosofia, dizendo : "turistas turbuentos ! "
- Este texto que acabo de ler dá uma breve impressão do quanto há para ser descoberto na milenar região.
- A Turquia surgiu como nação em 1923. O País encontra-se no ocidente e no oriente, na Europa e na Ásia.
Em Istambul, na espetacular e maior cidade turca encontra-se o Estreito do Bósforo com edificações centenárias que se debruçam sobre as águas que interligam o Mar Negro ao Mediterrâneo. O por do sol em "Constantinopolus" constitue um dos momentos mágicos no planeta. O perfil das mesquitas conjugado com as muralhas de uma fortaleza nos transportam ao mundo das mil e uma noites.
- A cidade de Antalya recebeu em 2011 mais de 11 milhões de turistas o que comprova a capacidade e a compreensão do país em encarar a indústria turística como uma das principais fontes de receita para o País.
- Constantinopla ou seja, Istambul, tem em seu seio monumentos magníficos além de abrigar o mais interessante mercado do mundo que é o Bazaar Egípcio. Em Istambul encontra-se o Palácio de Topkapicujo museu abriga parte das riquezas da dinastia dos otomanos a qual reinou por cerca de 600 anos em três continentes.
- Conheço Istambul. Lá estive pela primeira vez em 1975. Nenhuma cidade no mundo tem tantos mistérios como a capital turca. A mesquita do Sultão Hamet, também chamada de Mesquita Azul, a Basílica de Santa Sofia, uma jóia da arquitetura bizantina, considerada como a oitava maravilha do mundo, foi construída no século VI; as ruínas do primeiro hipódromo construído por Septimo Severo e reconstruído posteriormente pelo Imperador Constantino O grande, na segunda metade do século IV, encontram-se em Istambul. A Cisterna Basílica, situada ao lado da Mesquita Santa Sofia, possui 336 colunas e foram trazidas da Ásia Menor. É um cenário de sonhos. Um passeio pelo Bósforo é obrigatório pelo Canal que tem 36 Km de comprimento e vai do Mar Negro até o Mar de Marmara. Fortalezas Medievais, palácios suntuosos da família Imperial Otomana fazem com que nos sintamos totalmente viajantes em uma região peculiar e repleta de histórias.
- Não vamos falar mais da Turquia pois desejamos que os leitores busquem as informações para descobrir um país que é um verdadeiro museu a céu aberto. Além do mais já existem vôos regulares do Brasil para a Turquia, onde o custo de vida para o turista é inferior ao do Brasil.
- O que fazemos então ?
- Planejemos nossa viagem e sigamos para a Turquia.
- Juntos ou sozinhos ?
- Como preferir.
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter