Esse tipo de comportamento, mormente representa a tipologia do vitimismo, um modo doentio e viciado de buscar atenção a qualquer preço. Além disso, há aqueles que lastimam suas enfermidades não pelo desejo da melhora, mas, por se sentirem culpados de terem praticado atos contra sua própria vida e permanecerem nas vias dos desatinos e dos vícios. Muitos hipocondríacos, por exemplo, desenvolvem comportamentos assemelhados, acrescido de outras nuanças próprias dessa singular ocorrência patológica.
Bem, esteja alguém ou não na situação que descrevi, o que desejo destacar nessa breve reflexão é a existência de um princípio fundamental para auxiliar na libertação de enfermidades ou desconfortos existenciais, o qual pela sua superior importância deveria ser evidenciado em todos os procedimentos terapêuticos que visam o restabelecimento da saúde humana. E ele se resume basicamente em três pontos: o primeiro é a compreensão de que a nossa vida acontece em três dimensões: espiritual, mental e física; o segundo é o aprimoramento constante da consciência sobre o valor do equilíbrio existencial, ou seja, do equilíbrio entre essas três dimensões; o terceiro é a prática de hábitos saudáveis condizentes com a consciência adquirida do aprendizado das vivências já experimentadas. O benefício resultante é o de que a pessoa, além de elevar, valorizar e dar clareza ao significado da boa saúde, por certo concorrerá também para o aperfeiçoamento das suas capacidades humanas com vistas a obter a autorealização que só a vida consciente pode lhe proporcionar.
Nenhum processo de cura ou remédio, do mais simples ao mais sofisticado, libertará alguém de qualquer desconforto físico ou da desarmonia existencial, se não houver a consciência de que além do equilíbrio orgânico, é necessário equilibrar-se emocional e espiritualmente. Portanto, eleja sua saúde como o bem número um que você deve preservar e investir, adotando rotinas saudáveis e posturas condizentes com o seu propósito de ser e viver saudável.
Boa Reflexão e viva consciente
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter