- Após um vôo contra os fortes ventos do verão do norte, a aeronave pousou no terreiro próximo à Comunidade de Mumbuca, no Jalapão.
- O que é o Jalapão?
- O Parque Estadual deve o seu nome às jalapas, “plantas da América Tropical, de origem mexicana, cujas raízes são usadas como purgante na forma de pó ou tintura”. Por ser um espaço onde abundavam as jalapas, a área foi então denominada de Jalapão.
- Não seria arriscado atrever-se contra a ventania em um pequenino avião?
- Seria sim senhor. Mas o bicho voador é valente e o piloto cabra macho atento. Lá de cima avistei essa imensidão onde os espaços vazios testemunhavam a “largueza da natureza”. Veio-me ao cérebro Grande Sertão Veredas, obra de nosso doido e querido brasileiro, grande aviador das letras e piloto no estilo, o imortal Guimarães Rosa.
- Mineiro, mineirice, mineiridade, sertão, roça e jagunço. Mas e o Jalapão?
- Sob quarenta graus, em uma cobertura de palhas trançadas e expostas magistralmente na estrutura do teto em madeira, presenciei o início da terceira festa de colheita do capim dourado. Personalidades locais estavam presentes neste encontro: Dona Laurentina, irmã da falecida Dona Miúda, ostentava o seu porte de rainha do campo do alto de sua sábia velhice. Foi uma das homenageadas do emocionante evento. O Prefeito de Mateiros, senhor Josimar, a Secretária de Cultura do Tocantins, Kátia Rocha, a Fotógrafa Lena Trindade, o Artista Renato Imbroize, o Presidente da Agência de Turismo do Tocantins, Professor Lúcio Flavo, a Diretora do Parque Estadual do Jalapão, senhora Rejane, o Primeiro Prefeito de Mateiros, a Ex Prefeita de Taguatinga, senhora Ivoneide, entre outros que admiravam o trabalho de pessoas sábias que dignificam, através do artesanato, o capim dourado pelo Brasil afora e no exterior.
- E Dona Miúda?
- A rainha do capim dourado deixou a comunidade órfã, porém iluminada pela luz de sua alma e de sua arte.
- E a festa continuaria por todo o dia. Haveria a eleição da garota capim dourado e da princesa do capim dourado. Desfile de moda, música, dança, comilanças. Antigamente as comunidades se confraternizavam no acampamento.
- E o sol batia forte. A música na viola de buriti acalmava os espíritos e as jovens mestiças, meninas da região, desfilavam graciosamente com os acessórios cujo brilho era resultado do saber fazer arte de Renato Imbroize. E o vento continuava sacudindo as folhas, o chão de areia estava escaldante, algumas árvores frondosas pareciam desafiar a natureza naquele momento castigado pela seca severa.
- “Só poderemos voltar a colher o capim dourado após o dia 20 de setembro. A colheita fora de época prejudica a produção. A comunidade solicitou uma pesquisa junto ao Ibama a fim de organizar o manejo do precioso vegetal, o capim dourado.”
- “Mumbuca está situada no Jalapão. É parte integrante de nosso coração.
A natureza presente está
As crianças fazem brinquedos de Buriti para brincá.”
- Imagino a sua emoção ao adentrar-se no Brasil profundo.
- O Parque Estadual do Jalapão é uma das mais belas unidades de conservação do território Brasileiro.
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter