Coluna | Viver Consciente
Willes S. Geaquinto
Psicoterapeuta Holístico, Consultor e Palestrante Motivacional, Escritor - Autor dos livros "Cidadania, O Direito de Ser Feliz” e Autoestima – Afetividade e Transformação Existencial

Interatividade: Os textos desta coluna expressam apenas a opinião do autor sobre os assuntos tratados, caso o leitor discorde de algum ponto ou, até mesmo, queira propor algum tema para futura reflexão, fique a vontade para comentar ou fazer a sua sugestão.

Site: www.viverconsciente.com.br
O bode
27/06/2005


Diz uma parábola que: “certa vez um homem estava muito insatisfeito em sua casa, reclamava de tudo, dos filhos, da mulher, enfim, nada o agradava. Ao saber que passava um sábio pela cidade , ele foi procurá-lo para uma consulta. Depois de ouvir a história do homem, o sábio aconselhou-o: ‘vai, compra um bode e põe na tua casa’. Mesmo estranhando tal conselho ele comprou o bode e colocou-o na sua casa. Passados alguns dias, o homem, já não agüentando mais a desarrumação que o bode fez na sua casa, voltou a consultar o sábio e este, após ouvir as reclamações sobre o animal, disse-lhe: ‘ vai e tira o bode da tua casa’. Obediente, homem foi e livrou-se do bode. E após alguns dias percebeu que sua vida toda estava melhor e que em sua casa agora reinava a harmonia.”

Você já percebeu que, às vezes, sua vida é assim como a parábola, que vive reclamando o tempo todo e nada o satisfaz? Que culpa a tudo e a todos pela sua infelicidade, pelo seu insucesso e por tudo quanto vier a acontecer, como se você não tivesse que fazer nada para modificar-se? Pois é, não que isto sirva de consolo, mas, saiba que existem muitas pessoas viciadas em culpar os outros pelos seus problemas e fracassos, como se a solução de tudo estivesse sempre vinculada a ações alheias e externas; como se a responsabilidade pelas suas vidas fosse dos outros e não deles, como se os outros tivessem a obrigação de lhes agradar o tempo todo.

É claro que a vida não é assim. Cada um tem que ser responsável por suas próprias conquistas, pelo seu bem-estar. Somente pessoas sem auto-estima é que responsabilizam os outros pelo seu destino, aliás, para elas é mais fácil arranjar culpados pelos seus atos do que ter a humildade de aprender com eles. Por isso, é bom estar atento para valorizar o que é positivo e bom em sua existência, ser mais tolerante consigo mesmo e com os outros, para que não seja necessário amargar a dor para valorizar o prazer, ou cultivar derrotas para obter sucesso em sua jornada.

Portanto, é essencial a compreensão de que a vida é repleta de possibilidades e que você é o agente potencialmente capaz de realizá-las. Competência e perseverança são atributos que você pode desenvolver. De certo modo, é melhor isso, do que experimentar colocar um bode em sua vida, não é mesmo?

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
18/03/2022 | Homo Homini Lupus
25/01/2022 | Ser mais
10/01/2022 | Não olhe para cima
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)