Neste primeiro artigo a respeito da referida audiência pública, vou apenas fazer uma breve análise geral do evento que teve uma boa participação popular, com cidadãos de diversos setores da nossa comunidade externando seus pontos de vista sobre o meio ambiente da cidade. Nesse interim, a primeira impressão clara e obejtiva foi a de que em Varginha existe uma demanda reprimida de questões ambientais a esperar por solução ou encaminhamento. E para quem não sabe, essa demanda é resultado da falta de interesse político real não só da atual administração quanto das que a antecederam há mais de uma década no mínimo, ou seja, há mais de 10 anos muita coisa tem sido empurrada para debaixo do tapete no quesito meio ambiente.
Outra elemento a ser considerado também, como já afirmei em texto anterior, é que a instalação da Secretaria do Meio Ambiente não é garantia de que tudo vá se transformar num belo mar de rosas. O próprio secretário, que a priori, mostrou-se muito voluntarioso, admite que muito pouco poderá ser feito, em virtude da Secretaria do Meio Ambiente não possuir recursos suficientes e nem uma estrutura física ou funcional que a capacite a executar muitas das medidas necessárias e urgentes. Conclusão: Apenas discursos não vão resolver as inúmeras questões ambientais evidenciadas na Audiência Pública, será preciso muita competência e compromisso não só do Secretario que mostrou-se prenhe de boa vontade, mas, de todos os setores do executivo e principalmente do atual mandatário de plantão que, a rigor, pelo fato de estar ligado ao setor de saúde, deveria ter uma compreensão mais profunda da relação deste com o meio ambiente.
Nos próximos textos vou comentar os diversos tópicos discutidos na Audiência Pública aqui citada. O que foi discutido e o que não foi, para que o leitor possa por si só formar a sua opinião a respeito do assunto. Aliás, vale lembrar que debater, discutir e preservar o meio ambiente é da responsabilidade de todos os cidadãos de nossa comunidade. *Preservar o meio ambiente é preservar a vida!
*frase criada por mim 1989, quando da fundação da Associação Ecológica Vertente para ser seu slogan e lema.
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter