Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
Salvador, sempre uma nova descoberta
09/06/2010



Elegância e sobriedade nas edificações

Expressões arquitetônicas do século XX

Religiosidade em solo soteropolitano

Cúpulas da capital baiana

A baiana, expressão brasileira da Bahia

Bar Quintal. 18h40. Algumas poucas folhas mortas se desprendem dos galhos da frondosa mangueira majestosamente crescida naquele pátio cimentado onde duas geladeiras antigas armazenavam as cervejas geladas e prontas para serem consumidas. A decoração, despojada, era vitalizada por fotos coladas em uma parede de madeira escura, mesas e cadeiras de plástico amarelas sobre um chão impecavelmente limpo. À esquerda alguns ramos de uma antiga palmeira se debruçavam naquele espaço ímpar, recanto de paz entre casarões seculares, edifícios envelhecidos dos anos setenta e balcões de madeira em cores esquálidas, em um prédio semi-abandonado.

A arte barroca na arquitetura baiana

Ao todo dez clientes saboreavam a paz daquela tarde fresca, noite prematura onde o céu já havia escurecido às dezessete horas naquela porção nordestina brasileira.

Minhas recordações sobem pelo tronco espesso da árvore frutífera e meu espírito instalou-se bem no alto daquela espécie vegetal viva e poderosa para poder reviver momentos inesquecíveis de felicidade infantil, nos idos dos anos 60, no também quintal, também cimentado, contendo uma mangueira gigante, fiel companheira de minha infância na calorenta Araçatuba, cidade interiorana paulista: Rua Antônio Florence, número 51.

Influências européias na cidade brasileira

Naquele momento instalou-se em meu peito a mágoa, a tristeza, as saudades...

- Mágoa?

- Sim magoado com o destino que abruptamente confiscou-me a infância, subtraiu-me a adolescência, empurrou-me para a vida adulta tentando desfazer o sabor do encantamento com as coisas simples. “Hoje eu choro a dor, de uma paixão sem fim...”.

Arte popular nos muros da capital

- Credo, que música estranha, brega, caipira...

- A vida caipira, saudável, íntegra, genuína, ingênua, verdadeira, intensa... Ah, que saudades daqueles tempos onde brincava...

- E Salvador? O que a capital baiana tem a ver com a sua nostalgia?

- Salvador foi capital do Brasil e na linha do tempo apresenta fatos históricos que nos faz conhecer a importância de seu passado glorioso e a capacidade de sua gente, os soteropolitanos, de conviver com as diversidades que ocorrem no seu dia-a-dia.

- Cite-me alguns fatos que julga importante na evolução da cidade de Salvador.

- Vamos lá:

O Farol da Barra onde se encontra o Museu Náutico

1534 – A Coroa divide o País em Capitanias Hereditárias, entregues a 12 fidalgos. O território passou, então, a fazer parte das capitanias de Bahia, Porto Seguro, Paraguaçu ou Recôncavo e Ilhas de Itaparica e Tamarandiva.

1549 – Data provável da chegada dos primeiros escravos negros à Bahia. Vindos de Angola, Senegal, Moçambique e Etiópia, além do Congo, Benin e Niger.

1623 – Nasce em Salvador, a 7 de abril, o poeta Gregório de Mattos e Guerra.

1694 – Na Bahia, é instalada a primeira Casa da Moeda brasileira, que em 1699 é transferida para o Rio de Janeiro.

Para o visitante atento o olhar curioso

1754 – Inaugurada a igreja de Nosso Senhor do Bonfim.

1785 – A rainha de Portugal, D. Maria I, proíbe a existência de manufaturas e fábricas na colônia. A medida agravava a situação econômica, já que a mineração do ouro já mostrava sinais de declínio.

1815 – O Brasil é elevado à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves.

1822 – Ocorrem guerras pela independência na Bahia, Piauí, Maranhão, Grão-Pará e Província Cisplatina.

1923 – Inaugurada a Praça Castro Alves.

1999 – A cidade de Salvador comemora 450 anos de existência”.

2010 – Minha visita à capital baiana.

- Engraçadinho!!! Vejo que você se leva a sério e acredita que sua ida a Salvador faça parte de sua história.

Detalhes que encantam o visitante Salvador merece um roteiro turístico-religioso

- Sem dúvida minhas viagens a Salvador têm contribuído para que culturalmente a terra soteropolitana seja divulgada nacional e internacionalmente. Quando tiver tempo adquira o Guia turístico de Salvador da Empresa das Artes. Em seu conteúdo tivemos a oportunidade de apresentar aos leitores informações importantes que englobam: Manifestações Folclóricas, Capoeira, Música & Literatura, Culinária, Dicas de Viagem, Arquitetura, Carnaval, Construções Históricas, Museus & Centros Culturais, Fortes, Igrejas & Templos, Terreiros de Candomblé, Pelourinho, Áreas Verdes, Praias & Mergulho, Cidades nos Arredores e Serviços de Apoio.

- Credo! Quanta coisa!!! rsrs.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)