- Onde você passou o Carnaval?
- Em São Paulo. A cidade sempre fica mais humanizada nesse período, pois o monstro “cronicamente inviável” despeja parte de sua população no litoral onde o sufoco continua... Falta água, alimentos, luz elétrica, segurança, higiene e paz...
|
- Gostaria que eu fizesse novamente a pergunta? Desejo saber se você consegue ainda apreciar as manifestações culturais genuinamente brasileiras e refiro-me ao carnaval por ser a mais representativa das festas pagãs do Brasil.
|
- Consigo sim senhor. Este ano eu tive o privilégio, e o prazer, de assistir ao desfile das Escolas de Samba de São Paulo. É uma maravilha! Além do mais você tem a chance de admirar a criatividade e a estética representada no Sambódromo, onde milhares de pessoas vivem momentos intensos de alegria e de felicidade ao contemplar o desfile de uma das mais interessantes aglomerações humanas do planeta Terra. O Carnaval de São Paulo é um belíssimo espetáculo a não ser perdido.
|
- O Carnaval Paulista rivaliza com o Carnaval Carioca?
- São eventos distintos, cada qual com suas peculiaridades. Você seria capaz de citar quais foram as sete Escolas que entraram no Desfile das Campeãs?
|
- Vamos lá: a Rosas de Ouro foi a campeã do Grupo Especial. Em segundo, a vice-campeã foi a Mocidade Alegre. Em terceiro lugar ficou a Vai-Vai que como sempre, esbanja exotismo e charme em suas fantasias. A Mancha Verde ficou em quarto lugar no Grupo Especial. A Gaviões da Fiel também brilhou como quinta colocada e, por fim, assistimos a evolução da Nenê de Vila Matilde (campeã do grupo de acesso) e Unidos do Peruche (vice-campeã do grupo de acesso).
|
- Eu adorei o tema da Gaviões da Fiel. Celebrou-se o Centenário do Corinthians. Sócrates e Biro Biro estavam entre as estrelas do mundo do futebol. O atacante Ronaldo também homenageou o Clube.
- A Unidos do Peruche brilhou com a sua rainha de bateria, Pámela Guedes, e teve como enredo “São Paulo, olhai por nós”. O tema água foi a inspiração para a Nenê de Vila Matilde. Já a Mancha Verde prestou homenagem àqueles que a auxiliaram a construir os seus dez anos de história.
|
- Vejo que está bem informado: “80 anos de Arte e de Euforia”. Apesar de ter sofrido com o desengate de um carro alegórico e o desmaio de uma passista, a Vai-Vai brilhou e, certamente, teve o desfile mais bonito do Sambódromo. A Mocidade Alegre ficou em segundo lugar após ter sido campeã em 2009: “Da Criação do Universo ao Sonho Eterno do Criador... Eu Sou Espelho e Me Espelho Em Quem Me Criou !!!”
|
|
- Vamos então lembrar da Campeã Rosas de Ouro. A história do Chocolate, desde o descobrimento do cacau, uma fábrica de chocolate, ovos de páscoa e o coelhinho...
|
- Vou então fazer um convite aos nossos leitores: descubram o Carnaval de São Paulo. Venham para a capital paulista e iniciem pelo Desfile das Campeãs. Volte no ano seguinte e torça pela sua Escola preferida. Já no outro ano...
- Desfile! Faça parte dos integrantes que dançam no Sambódromo!!!
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter