Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
Colômbia festeja o Bicentenário da Independência: 1810 - 2010
14/03/2010



Bairro histórico de Bogotá

Policarpa Salavarrieta - Protagonista de la Independencia

A arte popular em exposição

O imaginário popular

Simón Bolívar

Momentos de descontração de um grande estadista

Arte Naif e história

- Como foi o lançamento do Guia Turístico e Cultural da Colômbia em Bogotá?


Diferentes manifestações artísticas sobre o tema

- Foi emocionante. No evento internacional de turismo realizado pela ANATO (Asociacion Colombiana de Agencias de viajes y turismo) no espaço destinado a este tipo de eventos – a Corfeiras (Centro Internacional de Negocios y Exposiciones), tive a oportunidade, mais uma vez, de sentir-me latino-americano.


A imaginação em homenagem ao Bicentenário

- Mas você é sobretudo brasileiro, não é mesmo?

- Não. Sinto-me sobretudo, isso sim, sul-americano, latino-americano e finalmente brasileiro. O Brasil por muitos anos esteve ausente do contexto global que fez com que os países de idioma espanhol fossem considerados, literalmente, como estrelas de uma outra galáxia.


O fim de uma relação tumultuada

- Tem razão. Entretanto parece que a partir deste ano de 2010 as entidades de educação brasileiras terão o ensino do idioma espanhol como prioridade e, dessa forma, o brasileiro poderá entender melhor os países vizinhos “hermanos” e com uma cultura espetacular a qual há milênios se instalou nas Américas.


Religião e trabalho

- Acho que há um engano de sua parte. As Américas foram descobertas em 1492 por Cristóvão Colombo após uma árdua negociação com a rainha da Espanha, Izabel a Católica, para que fosse explorar terras ainda desconhecidas do ser humano.

Bonito casarão de esquina
A presença da escravatura em solo Colombiano

- Terras desconhecidas do ser humano? Este teu raciocínio é absurdo meu amigo. A arrogância e prepotência das nações ibero-européias (Portugal e Espanha) fez com que o restante do todo o mundo considerasse a chegada dos invasores mercantilistas como uma descoberta. Os continentes americanos – América do Sul, América Central e América do Norte, eram habitados por civilizações extremamente sofisticadas e com regimes políticos e sociais próprios. Para que você tenha uma idéia no ano de 12000 antes de Cristo, caçadores pisavam em solo colombiano. Em 1500 a.C, os habitantes da cultura Calima já eram excelentes artesãos que dignificavam sua arte em trabalhos de ouro e de cerâmica. A cultura Zenú (também no território hoje denominado Colômbia) executava a sua arte em filigrama de ouro que testemunhava a alta sofisticação e capacidade que tinham para lidar com o nobre metal.


O sorriso constante dos Colombianos

- Eu também conheço um pouco da história da Colômbia. Posso falar? Ou será um monólogo?

- Não seja chato, vá em frente.

- Os Taironas deixaram como legado a espetacular “Ciudad Perdida” (Cidade Perdida) que é um esplendor dessa sua época gloriosa. Com a chegada dos espanhóis essa civilização foi exterminada. Em 1499, Alonso de Ojeda “descobre” a Colômbia. A partir daí a história Colombiana deixa de ser indígena para transformar-se em uma nação ibero-americana, de civilização espanhola e católica.

- Desde então surgiram as cidades coloniais e históricas que hoje compõem o belíssimo acervo arquitetônico-colonial por toda a nação colombiana: Santa Marta (1526), Cartagena de Índias (1533), Cali (1536), Santa Fé de Bogotá (1538), Barranquilla (1629). Em 20 de julho de 1810 a Colômbia se tornou independente da Espanha e começou um novo ciclo em sua história.


Presença popular nos eventos históricos

Momentos difíceis da história Colombiana

- É impressionante a trajetória desse país andino e sul americano, não é mesmo? Em 2010 a Colômbia festeja os 200 anos de sua independência e se afirma como um território democrático ao rechaçar a possibilidade de um terceiro mandato ao competente e carismático atual Presidente da República, Álvaro Uribe Vélez.

- Vou ler para você como nossa querida amiga Júlia Buenaventura, colombiana que reside em São Paulo, resume o ser colombiano: “El colombiano es simpático por naturaleza y llega al mundo com ganas de hablar, de estabelecer contacto”.


A luta pela independência

A independência conseguida com muito esforço

- Concluindo: descubram a Colômbia, sintam-se latino-americanos e deixem de olhar para o próprio umbigo, meus caros brasileiros. O Brasil é também uma nação latino-íbero-americana. Acordem!!!!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)