Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
Vila Madalena, São Paulo
08/02/2010


- A Vila Madalena tornou-se um bairro fascinante, reduto de boêmios e de artistas após o crescimento desordenado e vertical que estava descaracterizando o seu semblante. Conseguiu, finalmente, criar uma identidade própria e tornou-se um ponto turístico da capital paulista. Poetas, escritores, cineastas, músicos, estudantes e famílias tradicionalmente enraizadas convivem em harmonia nesta Republica Socialista repleta de energia e de gente boa.

- Após conversar com você sobre os mistérios, histórias e evolução da Vila Madalena ,encontrei informações preciosas no trabalho de Conclusão de Flavia Maria de Castro Rodrigues que é brilhante. O livro Vila Madalena - História Fatos e Fotos de 1900 a 2000 também é um passeio repleto de informações sobre esta pitoresca e agradável parte de São Paulo.

- Vamos lá então. Leia por favor.

- “Em função da disciplina imposta pelos jesuítas, por volta do Século XVI, os indígenas não habituados ao estilo de vida do homens branco abandonaram a parte central das cidade de São Paulo, onde estava instalado o Pátio do Colégio e constituem um aldeamento próximo ao Rio Pinheiros, que leva o nome de Vila dos Farrapos.
Uma região extensa que começava na várzea deste rio e seguia morro acima para, em direção da Avenida Paulista.”

- “Por Volta de 1910 a região do Sitio do Rio Verde foi loteada, onde foram colocados à venda terrenos com metragem de 10 x 50 m , surgindo assim o núcleo Vila Madalena”

- “Havia um português de nome Gonçalo, proprietário de uma imensa gleba de terras, Sitio do Rio Verde.Quando foi deflagrado o processo de ocupação, isso por volta de 1914 ou 1915, não sabendo precisar o ano, o lusitano resolveu lotear suas terras, dividindo-as em três vilas. Vila Albertina, Vila Beatriz e Vila Madalena.”

- “Uma homenagem às suas três filhas. Devido ao pequeno tamanho da Vila Albertina, a mesma foi incorporada a Vila Madalena.”

- “O bairro nasceu simples com o que há de mais puro no mundo: o amor do pai para com sua filha. Talvez isso explique o carisma que a vila possui até os dias atuais.

“- Quem se aventurava naquela época a desbravar o novo bairro, tinha que ter espírito empreendedor e uma fé inabalável. As rua de terra batida, a topografia acidentado local, a falta de energia elétrica e a sua ausência de água tratada, eram de desanimar até os cristãos mais fervorosos. A única maneira de chegar à Vila Madalena era de cavalo ou a pé.”

- “As casas dos portugueses de vila eram separadas umas das outras por muros baixos, de metro e meio. Para que as senhoras portuguesas pudessem trocar alhos por um buquê de margaridas; um maço de couves por algumas folhas de erva-cidreira, próprias para fazer um chá capaz de espantar a insônia, a ansiedade, o medo de viver, o medo de morrer, e para trocar um bom dia falado com o coração por outro bom dia respondido no mesmo tom suave, próprio de gente alegre e festeira, como os portugueses”

- “A energia elétrica chegou ao bairro em 1928, graças a São Paulo Light Power que instalou pelo bairro, fios e transformadores. Foi o fim do apagão, dos lampiões e da luz de vela. Não conduziam apenas a corrente elétrica, conduzia a esperança de dias melhore, o progresso!” - Fico fascinado quando ouço, leio ou me informo sobre o passado e a importância da história nas ocupações urbanas de nossas cidades. Para a semana que vem poderíamos apresentar uma fazenda antiga do ciclo do café onde as pessoas ainda podem conviver com a natureza e desfrutar da tranquilidade da vida no campo.

- Concordo. Mas antes desejo dizer-lhe que há um projeto ambicioso para a Vila Madalena que pretende abrigar um boulevard, árvores , calçamento asequado, bancos para descanso, fiação elétrica e sinalização turística. A Vila Madalena se impõe como um destino turístico consolidado da Capital Paulista.Como um circuito de lazer cultural.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)