- Para onde você seguiu no fim de semana?
- Fomos para a Praia da Fortaleza, no município de Ubatuba. É um local espetacular.
- Onde vocês se hospedaram?
A tranqüilidade e paz, mesmo em dia de chuva | Vida de pescador, ambiente saudável |
Ficamos em uma das melhores pousadas da região: a Pousada do Sol e da Lua de propriedade de Márcia Brandini.
- Como vocês foram acolhidos?
- Muito bem: “Fiquem à vontade e sintam-se em casa nesses dois dias. Podem utilizar livros, cds e dvds. Os licores no carrinho de bebida são uma cortesia da casa. Frutas, café, água quente e o bolo são para vocês, por isso comam sem parcimônia”. Essa foi uma das frases da carta de recepção que recebemos ao chegar.
Residências agradáveis entre o mar e a Mata Atlântica | Preocupação dos habitantes em manter a praia limpa |
Além da boa acolhida vocês receberam alguma indicação sobre o que fazer na região?
- Sim senhor: “Algumas dicas úteis: se o mar estiver bom e o tempo abrir é uma boa idéia fazer um passeio de barco com o Nel, o barqueiro local. Peça para que os leve até a Praia das 7 Pontes e almoce no quiosque do Seu Domingos (recomendo veementemente a sororoca com alho, óleo e alcaparras acompanhado de arroz, feijão e farofa de banana)”.
Arquitetura arrojada que contrasta com a simplicidade local | Edificação antiga que contempla o oceano atlântico |
Bacana. Porém imagino que nesta estação de inverno você não possa ter ido degustar o delicioso prato preparado pelo Seu Domingos.
- É verdade. Porém Guilherme Johnston pensou em tudo: “durante a baixa temporada as opções de alimentação na Praia da Fortaleza são bem limitadas. Com o tempo bom vocês podem almoçar no quiosque do Vô Almiro (no meio da praia) ou no Hotel Refúgio do Corsário. Durante a noite, apenas o hotel estará aberto. De dia eles atendem em um quiosque em frente ao mar, lá no canto direito da praia. Portanto quando forem jantar e observarem as luzes da frente apagadas, não se acanhem e entrem no hotel, pois lá dentro estarão servindo normalmente”.
Infelizmente, o mar avança devido às mudanças climáticas | Turismo ecológico e juventude na Praia da Fortaleza |
Que interessante, pelo jeito ele pensou em tudo.
- Deixe-me contar: ”aqui na Pousada não servimos refeições, apenas café da manhã, que normalmente é das 8 às 11 horas. De qualquer maneira, caso não queiram sair pra jantar ou percam a hora, pedi às meninas que deixassem uma sopa pronta para vocês, café e água quente nas térmicas, um bolo na sala de jantar e as frutas. Assim vocês não ficam desamparados”.
- Me impressiona a maneira cordial e simpática como foram recebidos. A quantos quilômetros de Ubatuba se encontra a Praia da Fortaleza?
Márcia Brandini, uma anfitriã corajosa | Pousada do Sol e da Lua: um ambiente agradável |
Está entre Caraguatatuba e Ubatuba, a mais ou menos 30 quilômetros do Centro. Entretanto é um lugar paradisíaco. O cuidado para com a limpeza da praia, a coleta seletiva de lixo, o rigor na ocupação das áreas verdes, faz com que este seja um dos locais mais aprazíveis da região.
- E a pousada?
Não deixem de fazer um passeio de barco com o Sr. Nel | A exuberância da natureza na região |
É uma casa agradabilíssima, muito bem decorada, extremamente confortável onde você pode ler tranquilamente graças à biblioteca existente com livros interessantíssimos, em tons de ocre e de rosa a harmonia visual contrasta com um bonito jardim onde a exuberância da flora equatorial se faz presente, pois, a edificação encontra-se em região de Mata Atlântica.
- E os quartos?
O local ideal para se descansar em uma rede | Do jardim da pousada avista-se a pequena baía atlântica |
Confortabilíssimos. Dormimos o sono dos justos para, no dia seguinte, sermos despertados pelo cantar dos pássaros.
A religião se faz presente |
- Como faço para hospedar-me na Pousada do Sol e da Lua em Ubatuba?
- Basta telefonar para (12) 9785.8187. Você ganhará dois novos amigos: Guilherme Johnston e Márcia Brandini, sua mãe. Eles são formidáveis!
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter