Rodrigo Soares - Empresário, dono da IPhosting - www.iphosting.com.br, consultor em Informática, especializado em Implantação e Manutenção de Redes e Internet.
A Iphosting tem como objetivo
o atendimento ágil e eficiente e trabalha com Manutenção de
Computadores, Hospedagem de Sites, Soluções para Empresas e Provedores.
Para conhecer o meu currículo e mais detalhes acesse também o site: www.cuco.com.br
A ferramenta de busca que vem com o Windows (Iniciar, Pesquisar) é até interessante, mas além de a pesquisa demorar um tempão, quando você procura por um texto que esteja dentro dos arquivos (opção "que contenha") ela apenas lista os arquivos que têm a palavra-chave que você está procurando, sem informar em que trecho do arquivo a palavra-chave aparece. Isso pode ser um problema se a palavra-chave for uma palavra comum.
Com a ferramenta do Google você consegue encontrar todos os arquivos localizados em seu disco rígido que falem sobre um determinado assunto. A atual versão desta ferramenta procura dentro de e-mails do Outlook e Outlook Express, arquivos do Word, Excel, PowerPoint e arquivos de texto (txt), logs de chat do AOL Instant Messenger (AIM) e arquivos HTML, tanto de sites que você tenha baixado para leitura off-line quanto no histórico do Internet Explorer. Este último recurso torna essa ferramenta realmente única: imagine que você queira voltar a um site sobre um determinado assunto que você navegou há alguns dias e não se lembra mais o link dele. Basta usar a ferramenta de busca do Google em seu micro que ela achará o site para você.
Para você ter este recurso em seu micro, você precisa instalar um programa, chamado Google Desktop Search, que pode ser baixado gratuitamente em http://desktop.google.com. Após a instalação, o programa fará uma varredura no seu disco rígido para "conhecer" os seus arquivos. Esta varredura (chamada indexação) pode demorar algumas horas, especialmente se o seu disco rígido for grande e você tiver muitos arquivos de dados. Durante este processo você terá de deixar o Outlook aberto para que o programa consiga indexar os seus e-mails.
A aparente "perda de tempo" na indexação compensa. Fizemos vários testes e a ferramenta de busca nunca demorou mais do que 1 segundo (!) para encontrar os arquivos que estávamos procurando. Em alguns casos a busca retornou em 0,10 segundo. Realmente impressionante.
Após instalado, o seu micro terá o ícone do Google Desktop Search na barra de tarefas ao lado do relógio do Windows. Basta você dar um duplo clique neste ícone para iniciar a sua busca. O programa irá abrir o seu browser com um formulário de busca, similar ao do site do Google. Com este ícone presente, o programa passa a automaticamente indexar novos arquivos que são criados e sites que você visita.
O resultado da busca lista todos os arquivos encontrados em seu micro que contenham as palavras-chave procuradas. Para melhor visualização dos resultados, você pode clicar em quatro categorias existentes, emails, files, chat e web history, o que fará com que somente e-mails, arquivos (Word, Excel, PowerPoint, Texto), chat do AIM ou sites visitados, respectivamente, sejam apresentados.
Após a instalação deste programa em seu micro, ao usar o site do Google para suas pesquisas na Internet, ele passa a avisá-lo quando há arquivos em seu micro que possuem a palavra-chave pesquisada (ex: "56 results stored on your computer"), com um link para listar os arquivos que foram encontrados em seu micro.
Fonte: www.clubedohardware.com.br
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter