- Quando o Rio de Janeiro deixou de ser a capital do Brasil?
- Respondo com uma pergunta: em que data Brasília passou a ser a CapitalFederal?
Movimento no animado aeroporto de Brasília | Brasília - uma cidade arborizada |
- Espertinho você, hein! Todos nós sabemos que no dia 21 de abril de 1960 o Centro Oeste brasileiro abrigou a nova sede administrativa do País. Naquela data, concretizava-se o sonho do então presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira.
- Você conhece Brasília? Reza a lenda que todos os que ali vivem nutrem um único sonho: deixar a cidade e voltar para a sua terra natal.
Dinâmica e movimento na Capital Federal | Esplanada dos Ministérios |
Ledo engano, meu amigo! Brasília é hoje em dia o futuro tão sonhado de uma nação integrada, em pleno Cerrado, terra dos tatus-bola, macacos-prego, veados-campeiros, quero-queros, corujas-buraqueiras, lobos-guará e das temíveis cascavéis.
- Víboras! Brasília abriga os políticos corruptos, gananciosos, enganadores, as verdadeiras serpentes brasileiras.
- Deixe de bobagem! O ipê-roxo e o ipê-amarelo, além de plantas medicinais e de arbusto genuinamente brasileiros, constituem a riquíssima flora de árvores de pequeno porte, verdadeiras heroínas de uma região semiárida e repleta de encantos.
Religiosidade e modernidade no Cerrado | Linhas arrojadas na arquitetura de Brasília |
Qual é a árvore símbolo do Cerrado?
- É o pau-terra-do-cerrado.
- Discordo. É o ipê-amarelo ou o flamboyant.
- Quanta ignorância! O flamboyant (Delonix regia) é uma espécie exótica que veio das Antilhas e é utilizada na ornamentação e arborização de Brasília. O flamboyant não é brasileiro.
Uma cidade florida | A imensidão por toda a parte |
- Mas o que o levaria a passar suas férias em Brasília?
- São muitos os aspectos que me atraem. Os habitantes são gentis, o lago Paranoá encanta pela sua beleza, o céu está sempre “decorado” por nuvens que comungam com a imensidão do Cerrado.
- Compreendo que adore a natureza e, em especial, o Cerrado. Se eu tivesse apenas dois dias para conhecer a Capital Federal, o que me sugeriria?
Cinco horas da manhã em Brasília | Ousadia na maravilhosa arquitetura |
- Percorra o Eixo Monumental. Não há nada igual no planeta. Visite a Catedral, o Ministério das Relações Exteriores, e na Praça dos Três Poderes tenha tempo para admirar o desenho das obras do urbanista Lúcio Costa e do arquiteto Oscar Niemeyer. Veja toda Brasília do mirante da torre de TV. Aproveite para conhecer o Espaço Lúcio Costa, o Superior Tribunal Federal, o Palácio da Alvorada e o Senado Federal. Aproveite estes dois dias para desbravar os Eixos Monumentais Leste e Oeste. Passeie pelo Parque da Cidade e...
- Nossa, quanta coisa! Mas é tudo muito estático, não é mesmo?
Arquitetura arrojada no Eixo Monumental | A Marca Niemeyer presente em todo o Brasil |
- Engano seu! Brasília é uma cidade viva, onde há excelentes restaurantes, teatros, cinemas, turismo rural em seu entorno e uma vida cultural intensa. Vá a Brasília e descobrirá um outro Brasil!
- Então tá!
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter