clicando aqui
.A pescaria em Rosana atrai adeptos de todo o Brasil |
- Amanhã, terça-feira, é imprescindível encaminhar o artigo para a coluna BrasilZÃO ao jornal Correio do Sul, até o meio dia.
Vista panorâmica |
- Sei disso. Aproveitarei para enviar minhas impressões sobre Madri e o verão europeu.
- Não senhor. Vamos evitar as comparações dessa vez: Falaremos apenas sobre Rosana.
- Rosana, a loura de olhos escuros e lábios finos? Ou a morena Rosana intrigante de olhos verdes e lábios carnudos? Às vezes você me irrita com suas imposições.
Banco rústico na calçada da última rua de São Paulo | Ranchos com nomes exóticos |
- Verdade? Então o convido a descansar seu espírito agitado e este corpo cansado no Rancho dos Irritados.
- Espere um pouco antes de evoluir em seus gracejos. Quem é essa misteriosa Rosana?
Diversas ilhas constituem a área de preservação no rio Paraná |
Telefone público com temática regional |
- Trata-se de uma pequena cidade civilizada no extremo sudoeste do estado de São Paulo. Lá longe, para nós paulistanos ou sobreviventes dessa metrópole impiedosa, porém generosa, que é a capital do Estado. Lá, onde as águas dos rios Paraná e Paranapanema se espalham pelas fronteiras com o Mato Grosso do Sul e com o estado do Paraná, respectivamente. E é um outro mundo meu amigo. Nessa saudável cidadezinha encontra-se a ultima via pavimentada de São Paulo.
Sinalização simples e eficientefont> |
- Ultima via pavimentada? Talvez seja a primeira não é mesmo? É uma questão de ponto de vista. Literalmente. Depende do lado em que você se encontra.
- Agora sim você me confundiu. O que quer dizer com isso?
- Afirmo que se você vem do lado de lá da fronteira com o Paraná, certamente a Rua Antônia C.de Souza Pachú será a primeira do primeiro município paulista por onde você circulará uma vez adentrado em terras bandeirantes. Se você se encontrar, por exemplo, em uma das ilhas paranaenses, o lado de cá é o lado de lá. E o lado de lá é o lado de cá. Cá é acolá. Acolá é aqui. Entendeu?
Um paraíso a ser admirado |
- (risos...) Há muitos anos não me sentia tão a vontade em uma localidade. As pessoas ali passeiam pelas ruas sem preocupar-se com a circulação de veículos. Os animais domésticos fazem parte do cotidiano dos habitantes. O canto dos pássaros, o movimento do vento provocando pequenos estalos nos galhos das árvores (que dão à impressão de apreciar o encanto da represa), a gargalhada ao longe de uma criança, as idas e vindas dentro de um ambiente de vida agradável, longe da turbulência endiabrada das dinâmicas, porém infelizes outras cidades interioranas paulistas.
- Agora sim começo a compreendê-lo. Trata-se de um balneário, não é mesmo?
- A infra-estrutura criada para lazer e ócio é muito eficaz. Há placas de sinalização turística, telefones públicos, banheiros e duchas para todos. O ideal mesmo é você alugar um barco e deixar-se deslizar pelos volumes do precioso líquido.
- Para que eu possa obter maiores informações sobre Rosana, o que devo fazer?
Rosana | Tráfego de gado na primeira rua de São Paulo |
- Fale com Milton Rodrigues Maleski, uma pessoa simpática e acessível, responsável pelo turismo local. Seu telefone é (18) 3288-8232. Agora, se quiser descansar no Rancho dos Irritados...
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter