Um morador registrou, por meio de vídeo, um vazamento de esgoto em uma área de preservação permanente localizada nas proximidades de uma pista de caminhada no bairro Treviso.
Segundo informações da GCMV, os agentes constataram no local a dispersão de material com características de esgoto, proveniente de um duto da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). O material exalava forte odor e atingia um curso d´água pertencente às nascentes da área de preservação.
Na última sexta-feira (25/04), a Guarda Civil Municipal de Varginha (GCMV) foi acionada e confirmou o vazamento.
O Varginha Online procurou a Copasa, que comunicou ter direcionado uma equipe técnica ao bairro Treviso assim que tomou conhecimento do vazamento de esgoto em um poço de visita. A companhia informou que a manutenção corretiva foi finalizada na manhã desta segunda-feira (28/04), solucionando a intercorrência causada pelo acúmulo de resíduos na rede coletora de esgoto.
Visando a prevenção de ocorrências similares, a Copasa reforça a orientação aos seus clientes sobre a utilização adequada do sistema de esgotamento sanitário. As recomendações incluem evitar a conexão de água de chuva à rede de esgoto, o descarte de lixo em vasos sanitários e o despejo de restos de comida, óleo e gordura nos ralos de pias.