A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) demonstra avanço significativo nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na quinta-feira (11/04). Mantendo o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala de 1 a 5, a instituição galgou seis posições no cenário nacional.
No âmbito das 16 universidades federais de ensino superior de Minas Gerais, a UNIFAL-MG alcançou a 8ª colocação, superando a 9ª posição registrada na avaliação de 2022. Este crescimento contínuo no IGC, métrica estabelecida em 2014, é destacado pelo pró-reitor de graduação, professor Wellington Ferreira Lima. Segundo ele, a universidade tem apresentado pequenos aumentos consistentes nos conceitos médios de mestrado (+0,015), doutorado (+0,017) e graduação (+0,023). O pró-reitor ressalta a melhora de rendimento no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2023, em comparação com 2019, nos cursos de Farmácia, Odontologia, Enfermagem e Biomedicina. Embora Nutrição e Fisioterapia tenham apresentado leve redução, mantêm-se em um patamar de conceito satisfatório.
O professor Wellington Ferreira Lima enfatiza a importância do IGC como um instrumento fundamental para acompanhar o desempenho dos cursos da instituição ao longo dos anos, considerando o impacto dos resultados dos graduados e pós-graduados.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Vanessa Bergamin Boralli Marques, atribui o avanço nos conceitos de mestrado e doutorado ao amadurecimento dos programas de pós-graduação da universidade. Ela explica que, embora os resultados do quadriênio de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 2021–2024 ainda não estejam integralmente refletidos no cálculo do IGC, já se observa uma tendência de crescimento nos conceitos médios da pós-graduação. Este cenário é um reflexo do desenvolvimento acadêmico dos programas institucionais.
A expectativa da pró-reitora é que a consolidação dos programas de pós-graduação, especialmente aqueles com forte produção científica, impacto regional e participação em redes colaborativas, impulsione resultados ainda mais expressivos nos próximos anos. Ela salienta que o fortalecimento da pós-graduação não apenas sustenta o crescimento do índice, mas também reforça o papel estratégico da universidade na formação de profissionais qualificados e no progresso da ciência em Minas Gerais e no Brasil.
Entenda a Avaliação:
A avaliação dos cursos de graduação considera o Conceito Preliminar de Curso, que engloba o desempenho dos egressos no Enade, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), a percepção dos estudantes sobre a instituição, e a qualificação e regime de trabalho do corpo docente.
Já a avaliação dos cursos de pós-graduação se baseia na média dos conceitos atribuídos pela CAPES, que analisa a proposta do programa, a formação e a produção científica, bem como o impacto das produções na sociedade.
Confira as planilhas com os resultados dos indicadores de qualidade do ensino superior, disponibilizadas pelo Inep/MEC,
neste link.