O Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou o
edital da edição de 2025 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O documento detalha as diretrizes, procedimentos e prazos do exame, além de apresentar novidades que visam ampliar a acessibilidade e inclusão social. As provas serão realizadas no dia 3 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal.
Justificativa de Ausência:
Participantes que não compareceram ao Encceja 2024 devem justificar a ausência até sexta-feira, 28 de março.
A justificativa é obrigatória para inscrição gratuita na edição de 2025.
A não justificativa ou reprovação da solicitação implica o pagamento de R$ 40,00 ao Inep, com boleto gerado no sistema de inscrição até 7 de maio.
Inscrições e Atendimentos:
- Inscrições para o Encceja 2025: 21 de abril a 2 de maio.
- Solicitações de atendimento especializado: 21 de abril a 2 de maio.
- Solicitações de tratamento pelo nome social: 21 de abril a 5 de maio.
Acessibilidade e Inclusão:
Identificação de participantes com diabetes na inscrição, mediante laudo médico.
Ampliação dos documentos de identificação digitais válidos, incluindo Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) e Documento Provisório de Registro Nacional (DPRNM), no aplicativo Carteira Digital do Migrante.
Aceitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) para comprovação da condição e acesso a tempo adicional de prova.
Atendimento especializado para diversas condições, como baixa visão, cegueira, deficiência física, auditiva, intelectual, TEA e discalculia, além de gestantes, lactantes e idosos.