Um grupo de dez empresários brasileiros do setor de café, inscritos no projeto Agro.BR, um Programa da CNA em parceria com a Apex-Brasil e o Sistema Faemg Senar, participou da feira “World of Coffee”, realizada neste mês de fevereiro em Dubai. O evento é um dos mais importantes do setor cafeeiro no Oriente Médio e uma vitrine essencial para os produtores que buscam iniciar ou fortalecer sua presença no mercado internacional. Entre os participantes, quatro representaram Minas Gerais: Daniele Alkmin, da Agrorigem, em Santa Rita do Sapucaí; Fabricio Teixeira Andrade, da Sancoffee, de Santo Antônio do Amparo; Maria Soraia Guimarães, da Fazenda Salitre, em Serra do Salitre; e Flaviano Lima e Estela Lima, do Café da Fazenda, na região das Matas de Minas.
Durante os três dias de evento, os produtores brasileiros puderam conhecer de perto as inovações do setor cafeeiro, estabelecer parcerias estratégicas e participar de rodadas de negócios com potenciais compradores estrangeiros. A missão da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) tem como principal foco a promoção dos cafés brasileiros no mercado internacional, garantindo visibilidade e novas oportunidades para os empresários do setor.
A produtora Daniele Alkmin, CEO da Agrorigem, e Rebeca Bernardes, Gerente Operacional e Logística da empresa, participaram da missão em Dubai representando a marca, que é especializada na produção de cafés especiais. Ela levou 60 amostras para apresentar aos compradores internacionais e conseguiu direcionar todas. Durante a feira, Daniele realizou 48 contatos promissores e já está em fase de negociação com potenciais clientes. Descendente da quinta geração de produtores de café, ela destacou a importância do evento para expansão de mercado e o fortalecimento da marca no exterior.
Ela explica que a participação no estande da CNA foi essencial para apresentar a qualidade do café brasileiro aos compradores internacionais. "Ficar no estande da CNA nos proporcionou uma grande experiência. Cada vez que sentávamos com um comprador, ele podia experimentar nosso café na hora, tanto no espresso, quanto no coado. Isso fez toda a diferença para destacarmos a qualidade do nosso produto", afirmou.
Sobre as oportunidades de negócios, Daniele destacou: "Tivemos muitos potenciais compradores de Dubai, Egito, Rússia, China, Arábia Saudita e de diversos outros países. O mercado de Dubai é altamente qualificado e interessado em cafés especiais. A receptividade foi excelente e as conexões que fizemos aqui certamente abrirão novas possibilidades para a Agrorigem”, destacou.
A programação da comitiva foi intensa, com visitas técnicas e eventos com cafeterias, torrefadores, importadores e representantes árabes, como o Grandmother Coffee Roastery, o laboratório Experience Lab by Nuova Simonelli e Victoria Arduino e o DMCC Coffee Centre. Os empresários também participaram de uma sessão de cupping na Roasteria.

Daniele Alkmin, CEO da Agrorigem, e Rebeca Bernardes, Gerente Operacional e Logística da empresa, participaram de negociações com potenciais compradores de Dubai, Egito, Rússia, China, Arábia Saudita e outros países.