A associação comunitária fundada por Max Tovar na década de 90, em Varginha/MG, hoje soma mais de 6 mil atendimentos a crianças, adolescentes, adultos e idosos, desde a sua criação.
Com sede no bairro Padre Vitor, a Oficina do Ser completa 32 anos com uma nova diretoria para o biênio 2025/2027 e mais espaços abertos para a comunidade. Tendo Tereza Zambotti novamente ao seu lado como vice-presidente e um grupo de novos diretores, o foco da gestão pelos próximos dois anos é a ampliação do território educador e a expansão do trabalho para novos lugares e outras pessoas.
“Eu me sinto realizada de ter resistido durante todo esse tempo e ter chegado a esses 32 anos com um trabalho tão sério, tão profundo e tão revolucionário. Então, eu retorno à presidência com essa amiga que me ajudou muito na fundação original, que é Tereza Zambotti, e um novo grupo para que possamos expandir esse trabalho para outras pessoas e novos lugares. Conquistar a confiança de uma comunidade através de trabalhos solidários é um desafio muito grande, que requer resiliência, empatia genuína e muita constância”, destacou a presidente.

A nova gestão tomou posse no último sábado, dia 22, durante a inauguração dos novos espaços de aprendizagem e lazer gratuitos para a comunidade, no bairro Padre Vitor. Para celebrar essas conquistas e abrir os trabalhos de 2025, a organização realizou a Celebração do Ser, evento que contou com apresentações de rap, forró e MPB, oficina aberta de dança, pintura facial para as crianças, café comunitário e pintura ao vivo de murais por artistas regionais. O resultado é uma verdadeira exposição a céu aberto e pode ser conferido nos muros da sede da associação, na rua Joaquim Caetano.
“Como criadora, primeiro o que mais me orgulha, é ter mantido a dignidade por 32 anos, sempre avançando nos nossos propósitos. Além disso, pudemos evoluir no nosso processo, evoluir na metodologia que estamos criando e com isso, atingir mais pessoas. Durante essas 3 décadas, conseguimos impactar a vida de milhares de pessoas pela educação, pela cultura, pelas oficinas profissionalizantes que deram novas opções para essa comunidade e criaram novos agentes culturais. Como são muitos anos trabalhando ininterruptamente, hoje encontramos adultos que tiveram suas vidas tocadas por esse trabalho ainda na adolescência, e hoje eles próprios atuam como agentes de mudança. Nossas oficinas não tinham e não têm apenas a missão de capacitar novos profissionais, mas também de criar uma rede de apoio, de abraço, proporcionando um lugar seguro para essas pessoas”, completou Max Tovar.

A nova gestão para o biênio 2025/2027 é formada por Max Tovar (Presidente), Tereza Zambotti (Vice Presidente), Hugo Mesquita Duarte (Tesoureiro), Barbara Tovar (Vice Tesoureira), Adriana Vieira Ferreira
(Secretária) e Jaqueline Ribeiro Luz Carlos (Vice Secretaria). Atualmente, a ONG possui cerca de 150 famílias cadastradas e 10 oficinas em atividade.
Todas as atividades realizadas na Oficina do Ser são gratuitas e, para participar, basta se inscrever na sede da associação, portando os documentos pessoais.
SERVIÇO:
O novo parquinho infantil ficará aberto para o uso da comunidade dentro do horário de funcionamento da instituição, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Para usá-lo, é preciso que a família faça um cadastro da criança e que menores de 7 anos estejam acompanhados. Já a sala de informática é para uso nas oficinas, que acontecem de acordo com a programação (confira no Instagram @oficinadoser.ods).
LISTA DAS OFICINAS 2025, COM DIA, HORÁRIO E QUEM PODE PARTICIPAR:
1.Atividade Funcional – Pré Sênior e Idosos. Segunda e quarta de 09h às 10h.
2.Meditação e auto massagem – Pré Sênior e Idosos. Segunda e quarta de 10h às 11h.
3.Jogos Terapêuticos – Adolescentes de 12 a 18 anos incompletos. Segunda e quarta das 16h às 17h (últimas vagas disponíveis).
4.Forró em Movimento – Toda Terça – Adultos e idosos – 9h às 10h30 (vagas preenchidas).
5.Oficina de Dança do Ventre para iniciantes – Segunda-feira das 14h às 15h – Adultos.
6.Oficina de Pintura em tecido – Terça-feira das 13h às 17h – A partir de 12 anos.
7.Oficina de Artesanato – Quarta-feira das 14h às 16h.
8.Oficina de Corte e Costura – Quinta-feira das 14h às 16h (vagas preenchidas).
9.Oficina de Manicure e pedicure – Sexta-feira das 14h30 às 17h.
10.Florescer: Roda de cura e reflexão – A cada 15 dias na sexta-feira das 14h às 16h – Mulheres adultas.