Nesta segunda-feira (24/02), as polícias Civil, Militar e Penal deflagraram a operação "Sentinelas do Sul" em quatro cidades do Sul de Minas: Perdões, Cana Verde, Campo Belo e Santo Antônio do Amparo. A ação tinha como objetivo desarticular uma organização criminosa que atuava na região, especializada em tráfico de drogas e outros crimes.
Ao todo, foram efetuadas 11 prisões, sendo oito em cumprimento de mandados de prisão preventiva e três em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
Além das prisões, a operação resultou na apreensão de drogas, armas, dinheiro e veículos, além do sequestro de bens e bloqueio de contas bancárias ligadas à organização criminosa.
Investigação
A operação é fruto de um inquérito iniciado em abril de 2024 pela Delegacia de Polícia Civil de Perdões. A investigação revelou um grupo criminoso com estrutura organizada, evidenciando a divisão de tarefas, sistema de pagamento unificado, turnos de venda de drogas e sistema de revenda por consignação.
A operação "Sentinelas do Sul" mobilizou diversas forças policiais e contou com o apoio da Coordenação Aerotática da PCMG e da Rondas Ostensivas com Cães (Rocca) da Polícia Militar, demonstrando o esforço das autoridades no combate ao crime organizado na região.
As investigações prosseguem para identificar outros membros da organização criminosa e desarticular completamente suas atividades. A polícia também busca localizar e apreender outros bens adquiridos com o dinheiro do crime.