Em evento realizado nesta quinta-feira (13/02), o Governo de Minas e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) apresentaram 123 novas viaturas modelo Renault Duster. Os veículos já estão caracterizados com a nova padronização visual da corporação e serão utilizados para reforçar a segurança da população mineira.
A entrega das viaturas foi realizada pelo governador Romeu Zema e faz parte das comemorações dos 250 anos da PMMG. O governador destacou que a nova frota é um avanço importante, com veículos mais seguros e modernos, sem custo adicional para o estado. Ele ressaltou que a nova identidade visual facilita a identificação da corporação pela população, já que apresenta a mesma cor do uniforme tradicional.
Nova identidade visual
A nova frota da PMMG tem como objetivo principal uniformizar a identidade visual das viaturas com as cores cáqui e preta, que são as mesmas utilizadas nos fardamentos e equipamentos dos policiais militares.
Essa mudança visa aprimorar a segurança dos policiais, já que as viaturas agora contam com faixas refletivas em toda a sua extensão, facilitando a identificação do serviço pela população.
"Essa nova identidade visual foi baseada no estudo realizado para potencializar a ostensividade da nossa presença policial e, logicamente, ela guarda agora uma característica, uma similaridade com a farda que a população mineira já está acostumada a nos identificar", explicou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Frederico Otoni.
Iluminação – padrão internacional
A atualização da identidade inclui um novo sistema de iluminação giroflex, que utiliza a cor azul para ações de prevenção e a cor vermelha para ações de emergências policiais.
Essa inovação segue padrão internacional e foi escolhida com base em estudos que visavam identificar aspectos de melhoria tanto na padronização visual quanto na identificação do policiamento, além de pesquisas com públicos interno e externo.
Alteração
A frota atual da PMMG é composta por aproximadamente 9,7 mil veículos. A alteração da plotagem das viaturas será adotada aos poucos, durante a renovação regular da frota, sem nenhum gasto adicional para esta finalidade.