Evento reuniu cerca de 200 executivos em Jaboticatubas (MG) e abordou métodos para impulsionar o setor com tecnologia e gestão eficiente
Na última semana, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) promoveu um encontro estratégico em Jaboticatubas (MG), reunindo mais de 200 executivos de diferentes regiões do país, incluindo a diretora executiva da Abrasel no Sul de Minas Gerais, Ana Luísa Alves. O evento destacou as principais tendências para o setor de alimentação fora do lar, com foco em inovação, eficiência operacional e fortalecimento da liderança empresarial.
Ao longo do evento, os participantes tiveram acesso a treinamentos sobre temas relacionados às novas abordagens de mercado. Os painéis foram ministrados por executivos da associação e palestrantes convidados, como Marcela Trópia, vereadora de Belo Horizonte (MG), Rene Parente, diretor da Accenture Song na América Latina, Loren Spíndola, gerente de relações exteriores da Philip Morris Brasil, além de Eduardo Rabboni, diretor geral da Voxline e Danila Viana, superintendente comercial na Voxline.
"A inovação tem sido um fator decisivo para quem quer crescer no setor de bares e restaurantes. Ferramentas digitais, inteligência de dados e boas práticas de gestão fazem toda a diferença na produtividade e no relacionamento com o cliente", afirmou Ana Luísa Alves. "O que discutimos aqui tem potencial para transformar a forma como o setor opera nos próximos anos", completou.
![](/noticias/fotos/13022025_abrasel_002.jpg)
Conselho de Administração da Abrasel e membros da Abrasel em Minas Gerais.
Representando mais de 1,3 milhão de estabelecimentos ativos em todo o país, incluindo cerca de 10 mil no Sul de Minas, a Abrasel está à frente de um movimento que visa promover capacitação e antecipar tendências. A iniciativa reforça o compromisso da associação em preparar empresários e gestores para um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo.
Segundo o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, a 18ª edição do Encontro de Talentos reúne a inteligência distribuída por todo o Brasil. “A diversidade presente neste evento reflete a riqueza cultural e social do nosso país, além de trazer o que há de mais avançado em gestão. Juntos, nos preparamos para cumprir nossa missão: representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar. Nunca estivemos tão preparados para avançar do lado de fora para dentro, e, por isso, sugiro que todos que desejam empreender com sucesso nesse setor visitem o Conexão Abrasel, a solução ideal para cada um”, enfatizou.
Neste ano, o evento contou com o patrocínio de Ambev, Friboi, Grupo Venda+Vinho, Philip Morris Brasil, PicPay, Pluxee, Seara e Voxline.
Novo Conexão Abrasel
Durante o evento, a Abrasel lançou o Conexão Abrasel, um ecossistema digital que reúne soluções para aumentar a produtividade, melhorar a gestão e impulsionar o crescimento dos bares e restaurantes. A plataforma foi desenvolvida com base nas principais necessidades do setor, oferecendo recursos estratégicos e inteligência de mercado.
Um dos destaques é a solução UP, que permite aos gestores realizarem uma autoavaliação do negócio e receberem um plano estratégico personalizado. Além disso, a plataforma traz ferramentas para otimizar a precificação do cardápio, monitorar a satisfação dos clientes e facilitar a capacitação das equipes com cursos e materiais especializados.
Outro diferencial do Conexão Abrasel é a Ava, assistente virtual disponível 24 horas para esclarecer dúvidas sobre gestão e operação. A plataforma também possibilita a troca de experiências entre empreendedores e, em breve, contará com um diretório de fornecedores e parceiros, além de integração com o WhatsApp. A plataforma já está disponível gratuitamente e pode ser acessada em abrasel.com.br/conexao.