O Pouso Alegre escapou do rebaixamento no Campeonato Mineiro no sufoco. A vitória por 2 a 1 sobre o Uberlândia, no Manduzão, na noite desta quarta-feira (12), foi suficiente para que o time não caísse. Vale lembrar que o Dragão entrou na última rodada na zona da degola.
O primeiro suspiro de alívio saiu aos 19 minutos do 1º tempo, quando Felipe Moreira abriu o placar para o Pousão. O zagueiro, que foi se aventurar no ataque, estava no lugar certo e na hora certa para aproveitar o cruzamento de André Krobel. O gol foi confirmado pelo VAR.
O Uberlândia não tinha muitas pretensões, mas chegou a acertar a trave do goleiro Felipe. Depois de um apagão de seis minutos no estádio, a equipe visitante voltou a pressionar até empatar, aos 36 da etapa final. O gol de Aslen também foi checado pelo árbitro de vídeo.
À essa altura, o Pouso Alegre era rebaixado ao Módulo II. Apesar disso, o torcedor do Dragão optou por empurrar o time. E o resultado veio. Aos 44, a bola sobrou na esquerda para o lateral Jonathan, que mandou uma pancada na gaveta. Festa no Manduzão: 2 a 1.
Depois disso, foi só esperar o apito final e comemorar a permanência na elite. Com o resultado, o Pousão ficou na 10ª colocação geral, com 8 pontos, acima apenas de Aymorés e Villa Nova, que caíram. O Uberlândia, 8º com 9, se garantiu no Troféu Inconfidência.
Copa do Brasil e Série D
O Pouso Alegre escapou do rebaixamento, mas não conseguiu a vaga no Troféu Inconfidência. Com isso, o estadual chegou ao fim para a equipe do Sul de Minas. O Dragão agora precisa virar a chave e pensar nas competições nacionais.
A primeira delas é a Copa do Brasil, em que o time enfrentará o Athletico-PR, em Pouso Alegre. O jogo está marcado para o dia 25 de fevereiro (terça-feira), às 21h30, no Manduzão. É duelo de jogo único. Caso haja empate, a decisão será nos pênaltis.
O Dragão também está garantido na Série D do Campeonato Brasileiro. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não divulgou os detalhes, como grupos e datas. Além do Pousão, Uberlândia e Itabirito também vão representar Minas Gerais na competição.
![](/noticias/fotos/13022025_paf_001.jpg)
Pouso Alegre escapa do rebaixamento e agora foca na Copa do Brasil. (Foto: Divulgação/Pouso Alegre SAF)