Relembre: Brasil faz história com título inédito no Mundial de Levantamento de Peso 2024
O brasileiro Thiago Félix entrou para a história. Aos 23 anos, ele conquistou a medalha de ouro no Mundial de Levantamento de Peso, o primeiro do Brasil na modalidade.
Thiago competiu em Manama, no Bahrein, na categoria até 55kg. Ele venceu na disputa do arranco, mas também levou o bronze no arremesso e uma prata no total, quebrando recordes nacionais.
Thiago Félix fez história com ouro inédito
O brasileiro Thiago Félix teve uma exibição de encher os olhos no Mundial. Ele teve êxito em todas as suas seis tentativas na competição, com direito a 121kg no arranco, o que rendeu o ouro e recorde de melhor marca.
O segundo colocado foi o chinês Yang Yang, que parou nos 120kg. Com o bronze, o tailandês Natthawat Chomchuen também parou nos 120kg.
“Eu nem raciocinei ainda que eu estou com essa medalha! Ainda não caiu a ficha. Mas estou feliz, feliz, muito obrigado a todo mundo, Dragos (treinador), Confederação, todo mundo que fez parte disso. A gente veio trabalhando pra isso, né? A gente tinha olhado os resultados do ano passado, então tínhamos calculado mais ou menos isso. Tentei brigar pelas três de ouro, mas uma foi garantida”, disse o atleta, após a conquista.
Thiago Félix não representou o Brasil nas
Olimpíadas de Paris 2024, já que a categoria até 55kg não entrou no quadro olímpico. porém, para o próximo ciclo a Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF) destacou que a tendência é que tenha a categoria até 60kg, onde ele deve disputar.
Brasileiro conquistou mais duas medalhas e quebrou recordes
Thiago Félix também fez bonito no arremesso. Com 148kg, teve o melhor registro e ficou com duas medalhas. Portanto, só ficou atrás do norte-coreano Pang Um Chol (154kg) e de Natthawat Chomchuen (153kg).
No acumulado total, o brasileiro teve 269kg, 4kg abaixo de Chomchuen. Portanto, Félix levou a prata no arremesso e o bronze no total, fechando a competição história com três medalhas no peito.
Vale destacar que Thiago quebrou três recordes brasileiros. Por 2kg, tem agora a melhor marca no arranco. Além disso, por 10kg, a melhor no arremesso e, por 13kg a do total. Curiosamente, era ele mesmo quem tinha as melhores marcas, todas em julho de 2024.
Antes de Thiago, o Brasil contava com três medalhas em Mundiais. Em 2021, Laura Amaro conquistou a prata no arranco da categoria até 76kg. No mesmo ano, Amanda Schott ficou com o bronze no arranco até 87kg. Já em 2018, Fernando Reis foi bronze no arranco acima de 109kg.
Portanto, Thiago Félix conseguiu em uma única edição, sozinho, igualar o recorde de medalhas do país até então, além de conquistar o ouro inédito e quebras os números já citados.