Os capoeiristas Osvaldo (Mestrando Pé de Vento), José Júnior (Mestrando Zezinho), Márcia (Instrutora Guerreira), Thaynara (Graduada Tana) e Diego (Aluno Cativante), integrantes da Casa da Capoeira de Varginha, realizaram uma visita técnica ao Quilombo dos Palmares, em Alagoas, no início do mês de fevereiro.
O objetivo foi conhecer história de Zumbi e demais personagens que lutaram contra o sistema escravocrata. O Quilombo dos Palmares foi o maior da história do Brasil e, ao longo do século XVII, chegou a reunir cerca de 20 mil habitantes na Serra da Barriga.
Acompanhados de um guia residente da cidade de União de Palmares, os capoeiristas varginhenses conheceram as histórias relacionadas ao local. O memorial Quilombo dos Palmares encontra-se revitalizado e apresenta um espaço educativo para visitação turística e de escolas.
De acordo com Osvaldo (Mestrando Pé de Vento) “na visitação, além de ter uma grande aula de história, os profissionais jogaram Capoeira e se emocionaram em poder realizar tudo isso naquele espaço especial, onde muitas coisas aconteceram. A experiência sentida e vivida ali presencialmente é indescritível. Todas as pessoas deveriam ter como meta visitar esse memorial de energia viva e muito relevante para a história do país”.
Ainda segundo Pé de Vento, “a vivência foi planejada no ano 2023, na ânsia de ampliar o autoconhecimento, tendo maiores condições de difundi-la aos demais capoeiristas e admiradores da região, em especial aos de nosso município, potencializando as ações contínuas em prol da Consciência Negra”.
O transporte dos capoeiristas foi viabilizado por emenda impositiva municipal, por meio de projeto aprovado.