Parceria visa fortalecer mercado interno e internacional, mantendo gestão transparente e valores fundamentais da Agrobom
A Agrobom, empresa com sede em Bom Jesus da Penha, Minas Gerais, anuncia uma parceria estratégica com a Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), iniciada através da sociedade entre uma empresa privada e uma cooperativa, e concluída através da transformação da Agrobom em uma Sociedade Anônima(S/A) de capital fechado, com o objetivo de atender tanto produtores independentes quanto cooperados.
“Nesta nova configuração, a Cooxupé terá participação majoritária, porém, a gestão e a operação da Agrobom seguirão o modelo atual, mantendo o compromisso com a transparência, simplicidade e respeito – valores que sempre guiaram nossa trajetória. Para assegurar uma administração eficiente e alinhada aos objetivos estratégicos, será instituído um conselho de administração com caráter deliberativo”, afirma Marco Castelli, diretor da Agrobom.
Mario Nelson Castelli, fundador da Agrobom, continuará sua atuação como membro do conselho de administração, enquanto Marco A. Castelli, Greziela Castelli e Karoline Castelli permanecem nas funções diretivas, garantindo a continuidade do trabalho e da visão que impulsionaram o crescimento da empresa.
Com essa aliança, a Agrobom e a Cooxupé pretendem expandir suas operações de forma ainda mais robusta. A parceria permitirá a união de conhecimentos e expertises para fortalecer o acesso ao mercado internacional, além de criar novas oportunidades no mercado interno por meio de parcerias estratégicas. No futuro, a verticalização das operações será um passo importante para agregar ainda mais valor ao negócio e ampliar sua competitividade.
Essa iniciativa reforça o compromisso da Agrobom em oferecer soluções cada vez mais inovadoras e eficientes aos produtores, consolidando sua posição no setor do mercado de cereais e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira.
Sobre a Agrobom
A fundação da Agrobom é vinculada à família Castelli, que é uma referência na produção de soja no Sul de Minas. É imprescindível mencionar a Castelli Agricultura ao narrar a trajetória da Agrobom, visto que esta desbravou seu caminho no cenário agrícola a partir da oferta de serviços de colheita e plantio no Paraná nas décadas de 80 e 90. Em 1998, graças ao convite de Célio Ribeiro (in memoriam), a empresa deu os primeiros passos ao realizar a colheita de milho e soja em Bom Jesus da Penha, no Sul de Minas Gerais.
De forma pioneira em 2003 a Castelli Agricultura assumiu o comando do plantio de soja em novas terras. Em busca de novas tecnologias de plantio e testando novas variedades no cultivo de soja iniciamos a implantação da rotação de culturas, uma novidade na região, pois o plantio era somente a safra de verão. Novas culturas como milho safrinha, trigo, sorgo e aveia foram implantadas.
À medida que os anos transcorreram, o progresso na agricultura local, aliado ao aumento da produção e à escassez de empresas especializadas na comercialização de cereais na região, culminou na fundação da Agrobom em 2006. Seu propósito primordial é a compra e venda de cereais, direcionada para atender às necessidades dos produtores regionais.
O ano de 2007 marcou o início da exportação pela empresa. Atualmente, a Agrobom atende clientes em mais de 60 municípios da região.
Sobre a Cooxupé
Com 92 anos dedicados ao cooperativismo brasileiro e 67 anos de atividades voltadas para o café, a Cooxupé é referência na cafeicultura nacional e reconhecida mundialmente como uma cooperativa de credibilidade na comercialização de café de qualidade.
A Cooxupé é líder brasileira na exportação de café verde tipo arábica por vários anos consecutivos. Em 2023, a cooperativa embarcou para os mercados interno e externo 4,5 milhões de sacas, das quais 3,6 milhões foram destinadas para 50 países.
Com sede em Guaxupé/MG, a Cooxupé tem atuação nas regiões do Sul e Cerrado de Minas, média mogiana do estado de São Paulo e Matas de Minas. A qualidade do café - natural e cereja descascado - produzido pelos mais de 20 mil cooperados vem de mais de 340 municípios dessas áreas brasileiras.
Antenada às mudanças, novas relações de consumo e às exigências mundiais, a Cooxupé está em consonância com a agenda ESG para garantir um futuro melhor para a cooperativa e seus cooperados. Para isso, em 2022, criou o ‘Gerações’, o Protocolo de Sustentabilidade da Cooxupé, absolutamente inclusivo e que apresenta requisitos e compromissos a serem cumpridos tanto pela cooperativa quanto por seus cooperados.