Foram definidos os detalhes do Módulo II do Campeonato Mineiro de 2025. A forma de disputa e os grupos foram divulgados nesta terça-feira (28), após uma reunião da Federação Mineira de Futebol (FMF) com os representantes dos 12 clubes garantidos na competição.
O formato continua o mesmo do ano passado: dois grupos regionalizados com seis times cada na primeira fase (os últimos de cada chave são rebaixados), dois triangulares de acesso formados pela classificação geral e final. Todas as fases terão jogos de ida e volta.
O campeonato deve começar no dia 3 de maio. O jogo de volta da decisão está previsto para 2 de agosto. Os dois clubes finalistas se garantem no Módulo I de 2026. A divisão de acesso mineira terá representantes de oito regiões do estado.
O Sul de Minas terá a Caldense, de Poços de Caldas, e o Varginha Esporte Clube (VEC). A dupla está no grupo A, com Mamoré e URT, de Patos de Minas; Patrocinense, de Patrocínio; e Uberaba, que foi o adversário do ET na final da Segundona de 2021.
Aliás, o VEC vai disputar o Módulo II pela quinta vez na história do clube: a quarta consecutiva. No ano passado, o time ficou na 5ª colocação do grupo B e escapou do rebaixamento graças ao saldo de gols melhor que o do Boa Esporte.
Confira os detalhes
- Grupo A: Caldense, Mamoré, Patrocinense, URT, Uberaba e VEC;
- Grupo B: Democrata SL, Guarani, Ipatinga, Nacional de Muriaé, North e Valeriodoce.
- Fase de grupos: 3 de maio a 21 de junho (10 rodadas - jogos de ida e volta);
- Triangulares: 28 de junho e 19 de julho (6 rodadas - jogos de ida e volta);
- Final: 26 de julho (ida) e 2 de agosto (volta).
“Esse foi um dos conselhos mais difíceis dos últimos anos, porque em 2025 temos 12 clubes que têm um histórico muito grande com o futebol mineiro. Tenho certeza que em 2025 o Módulo II apresentará um nível técnico elevado”, disse Adriano Aro, presidente da FMF.