Na tarde desta sexta-feira (24), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carreta transportando cerca de 650 mil maços de cigarros nacionais sem nota fiscal. A apreensão ocorreu durante fiscalização de rotina no km 758 da Fernão Dias, em Três Corações.
Para tentar evitar a fiscalização, os cigarros estavam escondidos no compartimento de carga da carreta, sob uma camada de materiais para jardinagem, como argila, terra vegetal e casca rústica. A carga ilegal, que tinha como origem o Rio de Janeiro e destino a cidade de Sobral, no Ceará, foi descoberta pelos policiais durante a inspeção.
A PRF constatou que a empresa fabricante dos cigarros não possuía autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para a produção das marcas encontradas. Com isso, além do crime de transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal (Lei 8.137/1990), configurou-se também crime contra a saúde pública (artigo 273 do Código Penal).
A carreta e toda a carga de cigarros foram apreendidas e encaminhadas para a Receita Federal em Varginha. Amostras dos cigarros foram coletadas e enviadas para a Polícia Federal na mesma cidade. O condutor da carreta, de 36 anos, e o passageiro, de 47 anos, foram liberados após a conclusão dos procedimentos policiais.