Moradores do Bairro Belo Horizonte II, em Varginha, pedem a atenção da Prefeitura para a resolução de problemas na Avenida Sebastiana Jacob dos Santos e na Rua Carmem Pereira Marcelino.
Um dos problemas mais graves é o desmoronamento de um barranco na Avenida Sebastiana Jacob dos Santos, ocorrido em 26 de dezembro de 2024, em frente a uma unidade da Copasa. O incidente destruiu a calçada e parte do asfalto, colocando em risco pedestres, veículos e animais. Apesar dos apelos à Defesa Civil, o local ainda não possui sinalização, um mês após o ocorrido.
Há mais de um ano e meio aberta. Foto: Recebida via Whatsapp.
Outro ponto crítico é um bueiro sem tampa na mesma avenida. Moradores afirmam que o problema persiste há pelo menos um ano e meio, apesar das solicitações de reparo. Na Rua Carmem Pereira Marcelino, o asfalto está cedendo devido a problemas na rede fluvial.
Em 15 de janeiro, uma moradora registrou um vídeo expondo os problemas e cobrando providências. Segundo ela, a Prefeitura foi contatada através da Ouvidoria, mas nenhuma medida foi tomada até o momento.
Barranco caiu em 26 de dezembro de 2024. Foto: Recebida via Whatsapp.
A reportagem do Varginha Online entrou em contato com a Prefeitura de Varginha por meio de sua Assessoria de Comunicação e com a Copasa em busca de esclarecimentos. A Prefeitura não se manifestou até o fechamento desta matéria.
A Copasa, por sua vez, informou que a responsabilidade pela manutenção da via, incluindo a reposição da tampa do bueiro, não é da Companhia. Quanto ao forte cheiro de esgoto relatado no vídeo, a empresa afirmou que enviará uma equipe ao local para verificar a situação.
A Copasa reforça a importância do registro formal das solicitações pelos seus canais de atendimento, para que as demandas sejam solucionadas com agilidade.
Veja a nota da Copasa na íntegra
A Copasa informa que a vala aberta próximo a uma unidade da empresa, no bairro Belo Horizonte II, em Varginha, trata-se de um poço de visita de galeria pluvial que se encontra sem tampa. Neste caso, essa manutenção, bem como os serviços de limpeza, reparos e capina da via não são de responsabilidade da Companhia.
Com relação ao forte cheiro de esgoto, também relatado pela moradora, a empresa esclarece que não havia registros da reclamação em seus canais de relacionamento, mas que uma equipe será encaminhada ao local para verificar a situação e adotar as medidas que se fizerem necessárias.
A Copasa aproveita para reforçar a importância dos clientes registrarem suas solicitações, informando o endereço completo, nos canais de relacionamento da empresa, para que uma equipe possa ser encaminhada ao local para avaliar a situação pontualmente. Os canais de relacionamento da Copasa: Agência Virtual no site www.copasa.com.br; Aplicativo Copasa Digital; Webchat no site; WhatsApp (31) 99770 7000 (funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados (excetos e nacionais), das 8h às 12h; Central de Atendimento 0800 0300 115.