Os vistos IR-1 e CR-1 são ambos tipos de Green Cards baseados em casamento emitidos para indivíduos nascidos no exterior que se casam com um cidadão dos EUA. Embora esses vistos sejam emitidos para o mesmo tipo de imigrante dos EUA, há vários fatores-chave que diferenciam os dois status. Neste artigo, examinaremos as principais diferenças entre os vistos IR-1 e CR-1 e forneceremos orientação sobre como obter um desses vistos.
O que é o visto IR-1?
O
visto IR-1 é um visto de parente imediato que confere residência permanente legal por dez anos antes que a renovação seja necessária. Este tipo de visto é emitido apenas para cônjuges de cidadãos dos EUA que estão casados há mais de dois anos.
O que é o visto CR-1?
O
visto CR-1 é um visto de Residente Condicional que confere residência permanente legal condicional por dois anos. É emitido para cônjuges de cidadãos dos EUA que estão casados há menos de dois anos. Esta categoria foi criada para ajudar o United States Citizenship and Immigration Services (USCIS) a avaliar a validade do casamento.
Durante o período de residência condicional de dois anos, os portadores do visto CR-1 são obrigados a cumprir todas as condições do seu visto. Se cumprirem as condições, eles podem solicitar a remoção das condições de sua residência 90 dias antes da data de expiração do visto CR-1 .
Como obter um visto IR-1 ou CR-1
Embora as duas categorias sejam diferentes, o primeiro passo para obter um visto IR-1 ou CR-1 é o mesmo. Você deve primeiro preencher o Formulário
I-130 , Petição para Estrangeiro , com o USCIS. Este formulário exige que o requerente (cônjuge cidadão dos EUA) e o beneficiário (cônjuge estrangeiro) divulguem informações pessoais e informações sobre seu relacionamento para ajudar o USCIS a determinar a elegibilidade do beneficiário para um Green Card baseado em casamento.
Como essas categorias envolvem um relacionamento conjugal, também é um requisito preencher o Formulário
I-130A , Informações Suplementares para Cônjuge Beneficiário . Isso solicita informações adicionais do cônjuge estrangeiro, incluindo:
- Histórico de emprego recente
- História residencial recente
- Informações sobre os pais
Se a petição I-130 for aprovada pelo USCIS, o requerente poderá iniciar o processo de solicitação de visto IR-1 ou CR-1 por meio do Ajuste de Status (o requerente está dentro dos EUA) ou processamento consular (o requerente está fora dos EUA).