O fotógrafo varginhense Luis Henrique Silva capturou imagens impressionantes da passagem do cometa C/2024 G3 Atlas pelo céu de Varginha na noite da última segunda-feira (20/01). O cometa, descoberto em outubro de 2024, é considerado o mais brilhante do ano de 2025 e proporciona um espetáculo raro, já que só será visto novamente daqui a 600 mil anos.
O C/2024 G3 Atlas é um cometa não periódico, o que significa que sua velocidade não é suficiente para escapar do Sistema Solar. Composto por gelo, poeira e rochas, ele é um remanescente da formação do nosso sistema, que ocorreu há mais de 4,6 bilhões de anos. À medida que se aproxima do Sol, o gelo e a poeira do cometa vaporizam, criando a característica cauda brilhante.
Como observar o cometa?
O cometa C/2024 G3 Atlas ainda poderá ser observado a olho nu em grande parte do Brasil durante as próximas semanas, sempre no período do entardecer, logo após o pôr do sol. Para uma melhor visualização, é importante buscar um local com céu limpo, sem nuvens, e com o horizonte livre de obstáculos como prédios e árvores. Nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, o cometa pode ser encontrado a cerca de um palmo de altura do horizonte, na direção oeste.