Notícias | Regional

SINDIPA se reúne com presidente da Câmara e vereadores que lideram comissões

Com assessoria | 16/01/2025 - 16:00:11
(Foto: Iago Almeida - SINDIPA)


Rolando Brandão, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre (SINDIPA) e vice-presidente da Abrasel Sul de Minas, se encontrou com três vereadores, em seus gabinetes, nesta semana. O objetivo foi buscar apoio para solicitações dos empresários dos ramos hoteleiro e de alimentação fora do lar no município, para a Casa Legislativa, e alinhar uma parceria entre os órgãos. 
As reuniões foram realizadas com o presidente da Câmara, Dr. Edson (Republicanos); o presidente da Comissão de Segurança Pública, Israel Russo (União Brasil); e o presidente da Comissão Defesa dos Direitos Humanos, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, dos Direitos da Pessoa Idosa e dos Direitos da Criança e do Adolescente, Leandro Morais (União Brasil), que também faz parte da Mesa Diretora como 2º secretário. Rosana Ferraz, vice-presidente do SINDIPA, e Marco Dias, diretor do sindicato, também participaram dos encontros. 
Desde o fim de 2024, o SINDIPA tem apresentado ao Executivo e Legislativo as dores dos empresários dos setores, principalmente no quesito Segurança Pública. Os representantes do sindicato levaram aos vereadores situações vivenciadas atualmente em Pouso Alegre, como a crítica situação de pessoas em situação de rua, que acabam afastando turistas e clientes dos hotéis, bares e restaurantes. Além disso, o número de furtos vem preocupando os setores.
Recentemente, o SINDIPA apresentou uma pesquisa realizada com dados da Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) que apontam um aumento de 16% no número de furtos em Pouso Alegre, em 2024. São 528 furtos registrados entre "estabelecimentos comerciais" no ano passado. Comerciantes e clientes têm convivido com o medo e receio em várias áreas da cidade, principalmente na área central, como em praças públicas.
Também esteve em pauta a situação do Albergue, que funciona atualmente próximo da Perimetral, entre o centro e o bairro São Geraldo. O SINDIPA entende que o serviço é muito importante para ajudar quem realmente precisa, mas a situação encontrada ao redor do Albergue tem preocupado, principalmente nos fundos, onde há uma via de ligação entre o órgão que atende pessoas em situação de rua e o São Geraldo.
Os vereadores se comprometeram em visitar a área dos fundos do Albergue para avaliar a situação e também explicaram projetos que estão em estudo e, alguns já avançados, para tratar sobre a Segurança Pública e a situação das pessoas em situação de rua na cidade. O SINDIPA se dispôs a ajudar no que for necessário para que a situação seja resolvida o mais rápido possível. 
“Foram encontros produtivos e com muitas respostas. A gente pôde ver que os vereadores estão comprometidos, mesmo neste primeiro mês de mandato em que eles ainda estão em recesso, em também buscar soluções para que consigamos acabar com a situação que tem afetado centenas de empresários hoje na cidade. Como presidente do sindicato e representante dos setores, tenho buscado, de todas e das melhores formas, uma resposta dos poderes públicos para que nosso Turismo não seja ainda mais impactado com a insegurança vivida em Pouso Alegre atualmente. A união faz a força e essa força deve colher resultados positivos”, enfatizou Rolando Brandão. 
Outro assunto tratado com o Legislativo foi a situação da obra do Villefort, que vem gerando prejuízos a empresários em torno do Terminal Rodoviário. Ruas interditadas há meses, demora na obra, abertura de buracos por semanas e falta de respostas tem deixado os comerciantes preocupados e com prejuízos. 
Para o SINDIPA, a geração de empregos é importante com a chegada de mais uma empresa em Pouso Alegre. Mas, os empresários que já estão instalados na cidade, principalmente naquela região da obra, também merecem destaque, pois contribuem para geração de emprego e movimentação da economia da cidade.
“Temos hotéis que estão instalados há muitos anos em Pouso Alegre e que têm sentido o crescimento na procura por turistas a cada ano. E é nisso que precisamos focar, no crescimento do Turismo. Hoje, muitos visitantes procuram o município a trabalho, mas temos um grande número que busca lazer. E se essas situações encontradas não forem controladas, o setor pode sentir o impacto negativo e ter mais prejuízos, já sentidos nos últimos anos devido a pandemia, pela falta de turistas”, completou Rosana Ferraz, vice-presidente do SINDIPA.
Por fim, o SINDIPA ainda apresentou uma notificação recebida por empresários para um Estudo de Impacto de Ruído (EIR), Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e Estudo de Impacto de Circulação (EIC). A notificação foi enviada pelo Departamento de Fiscalização de Posturas da Prefeitura Municipal e o SINDIPA entende que não há necessidade de cobrança para estabelecimentos que há anos estão instalados no município. Os vereadores ficaram de analisar o artigo que fala sobre os estudos no Código de Posturas do Plano Diretor, através do artigo 137. 
Os empresários do ramo dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre que quiserem se associar ao Sindicato devem buscar informações pelo (35) 9 9948-2278.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 


Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)