O atacante varginhense Octávio Venâncio vive a expectativa de iniciar mais uma temporada como jogador profissional. O jovem atleta, que “subiu” no ano passado aos 17 anos, comemora ter sido novamente integrado ao elenco principal do Desportivo Brasil-SP.
E a primeira competição do calendário do clube de Porto Feliz (SP) se aproxima. A estreia na Série A3 do Campeonato Paulista está marcada para o dia 23 de janeiro: duelo contra o Rio Preto-SP, em casa, pela 2ª rodada do estadual.
“A preparação está sendo excelente. A meta é fazer uma grande competição, ter ótimos números e conquistar o acesso à A2, [...]. O grupo todo está focado no objetivo de conquistar esse tão sonhado acesso”, disse o varginhense.
Essa será a segunda vez que Octávio disputará a 3ª divisão paulista profissional pelo Desportivo. A primeira foi no ano passado, quando o time perdeu o acesso ao ser eliminado nas semifinais. Na competição, os dois finalistas garantem o acesso para a Série A2.
Preparação na Ásia
Octávio trocou a Copa São Paulo de Futebol Júnior pela pré-temporada com o elenco profissional na China. O clube, que recebe investimentos de um grupo asiático, viabilizou a ida dos atletas para uma série de amistosos contra equipes locais.
O time chegou por lá na véspera de ano novo e deverá retornar para o Brasil no dia 21 de janeiro. O varginhense garante que os colegas e ele buscam se adaptar ao país desde os primeiros dias. Ele também reconhece ser uma boa oportunidade de se destacar no exterior.
“É uma sensação indescritível, uma realização de um sonho estar podendo jogar em mais um continente, tendo essa experiência incrível, [...]. Alimentação, clima, fuso horário… é tudo bem diferente do Brasil”, enfatiza o atacante.
![](/noticias/fotos/16012025_jogador_001.jpg)
Elenco do Desportivo Brasil realiza pré-temporada na China. (Foto: Divulgação/@desportivobrasil)
A cidade de Guangzhou, onde o time está, tem um fuso horário de 11 horas de diferença para o horário oficial de Brasília. Os treinos do Desportivo Brasil são feitos durante as tardes chinesas, já que o país enfrenta uma onda de frio por estar no inverno.
O atacante compartilha a rotina com um outro atleta varginhense: o meia Nestor Mansur, ex-VEC e Pouso Alegre, anunciado pelo time em novembro do ano passado. E o entrosamento entre os conterrâneos nas terras chinesas está em dia, viu?
“Já nos entendemos bem dentro do campo, é um cara que sou muito próximo aqui no clube. Por toda experiência que ele tem, por toda bagagem que ele carrega, só tenho a aprender muito com ele”, disse Octávio sobre Nestor.
![](/noticias/fotos/16012025_jogador_002.jpg)
Varginhenses treinam juntos no Desportivo Brasil-SP. (Foto: Arquivo Pessoal)
Das quadras de Varginha para os campos de SP
Octávio foi criado no Bairro de Fátima, em Varginha (MG). Foi nas quadras da comunidade que ele deu os primeiros chutes. Era apenas o início de uma trajetória, que se transformaria na realização do sonho de ser jogador de futebol.
Depois de se destacar em torneios com o Bola Preta, de Elói Mendes (MG), Octávio passou a ser monitorado pelo Cruzeiro. Mas foi o planejamento de carreira do Desportivo Brasil que levou o jovem varginhense para o interior de São Paulo em 2020, aos 14 anos.
O camisa 9 foi um dos destaques do Campeonato Paulista sub-20 de 2024, onde marcou 12 gols em 14 jogos. O time dele acabou eliminado nas quartas de final para o São Paulo. A idade de Octávio ainda permite que ele possa transitar entre a base e o profissional.
![](/noticias/fotos/16012025_jogador_003.jpg)
Atacante Octávio Venâncio já defendeu o Bola Preta, de Elói Mendes. (Foto: Arte/Varginha Online)