Notícias | Economia

Inflação geral registra forte alta no mês de dezembro em Varginha

Da redação | 10/01/2025 - 13:15:48
(Foto: Agência Brasil)


A inflação na cidade de Varginha, medida pelo IMPC-Unis, apresentou forte alta de 1,43% em dezembro comparado com o mês anterior. No acumulado do ano de 2024 a inflação geral varginhense atingiu o patamar de 8,19%.
O IMPC-Unis é um indicador inflacionário calculado pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis e GEESUL. Para esse cálculo são coletados os preços de 5 grandes grupos de gastos: Alimentação, Habitação, Transporte, Educação e Comunicação.
Em dezembro, mais uma vez o grupo com a maior elevação média de preços foi alimentação (4,48%). As maiores altas ocorreram com os produtos tomate (56,57%), alho (22,69%) e cebola (22,12%) influenciados pelo período de entressafra e em alguns casos devido ao atraso nas colheitas em razão das chuvas nas principais regiões produtoras. Os itens com maior recuo nos preços médios foram feijão carioquinha (-4,04%), leite integral (-3,20%) e óleo de soja (-2,09%) em virtude do aumento na oferta e boas expectativas de safra.
O grupo transporte teve leve alta de 0,09% devido à correção nos valores médios do diesel em 0,31%.
Já no grupo habitação houve recuo de -0,21%, tendo como destaque as quedas ocorridas em energia elétrica (-4,89%), itens de higiene pessoal (-1,32%) e produtos de limpeza geral da residência (-0,46%).
E o grupo comunicação teve diminuição de -3,31% em virtude da redução nos planos básicos de internet (-3,78%) e nos planos básicos de telefonia móvel (-2,38%).
O grupo educação se manteve estável.
O índice oficial de inflação do Brasil (IPCA), divulgado pelo IBGE, também teve aceleração com resultado de 0,52% em dezembro. A nível nacional os grupos alimentação e transporte também tiveram alta, enquanto que a habitação apresentou recuo, demonstrando assim uma convergência com o resultado local.
Nossa previsão no relatório anterior, de que haveria um recuo na inflação de Varginha e do Brasil, não se confirmou. Em ambos os casos a forte alta dos produtos alimentícios foi determinante para a aceleração inflacionária ocorrida. Atrasos nas colheitas, a demora na intensificação de algumas safras de verão e o aquecimento da demanda interna e externa ajudam a entender esses resultados.
A difusão inflacionária no mês de dezembro, que representa a quantidade de produtos pesquisados que tiveram alta nos preços médios, foi de 48% em Varginha, menor que os 52,27% que ocorreu em novembro. No entanto, a amplitude de variação entre os produtos que tiveram alta e aqueles que apresentaram queda foi muito grande.
Para o curto prazo, o comportamento inflacionário local e nacional dependerá da dinâmica da oferta de alimentos e dos processos de reajustes de alguns serviços como no caso das mensalidades escolares que ocorrerão em janeiro. Caso a safras de verão se intensifiquem, o grupo alimentação pode apresentar uma desaceleração nos preços médios que compense as altas que poderão ocorrer em educação e comunicação. Por outro lado, um novo aumento dos alimentos pode trazer mais uma aceleração inflacionária local e nacional.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 


Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)