Com a chegada das festas de fim de ano, o funcionamento dos bancos sofre alterações. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou o calendário de funcionamento das agências bancárias para o período. Nos dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Confraternização Universal), não haverá expediente.
O dia 31 de dezembro também será de portas fechadas, mesmo não sendo feriado nacional. Já na véspera de Natal, 24 de dezembro, o atendimento ao público será reduzido, das 9h às 11h, no horário de Brasília. Nos demais dias, o funcionamento segue normal.
Atenção aos pagamentos:
Com as agências fechadas nos feriados, a Febraban orienta a população a se planejar para evitar transtornos com pagamentos. Contas de consumo (água, luz, telefone) com vencimento nas datas em que não houver expediente poderão ser pagas no próximo dia útil sem acréscimo de juros.
Já para impostos e tributos, a recomendação é antecipar o pagamento ou agendar pelo internet banking, caixas eletrônicos ou atendimento telefônico.
"Normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados, mas caso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento ou agendar", aconselha Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.
Alternativas para pagamentos:
A Febraban reforça que os meios eletrônicos são uma alternativa prática e segura para realizar transações financeiras durante o período de festas. O Pix, sistema de pagamento instantâneo, também está disponível para transferências e pagamentos, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana.