A Mostra José Mojica Marins Restaurado chega a Poços de Caldas, trazendo dez filmes emblemáticos do mestre do terror brasileiro em versões restauradas em 4K. Realizadas a partir dos negativos originais, as restaurações celebram a obra única de Mojica, que transformou o terror nacional e criou um ícone da cultura pop: Zé do Caixão. Sua jornada começou em À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964), continuou em Esta Noite Encarnarei em Teu Cadáver (1967) e se encerrou com Encarnação do Demônio (2008), completando a trilogia 44 anos depois.
A abertura acontece no sábado (7), às 16h, com a exibição de O Estranho Mundo de Zé do Caixão, seguido de um debate com Carlos Primati, pesquisador de cinema fantástico; Paulo Sacramento, cineasta e coordenador do restauro; e Crounel Marins, filho de Mojica e gestor de sua obra. O filme apresenta três histórias curtas de terror. Assaltantes invadem a casa de um senhor de idade e descobrem um terrível segredo por trás da confecção de suas bonecas. Um vendedor de balões apaixona-se de forma obsessiva por uma mulher desconhecida. Através de canibalismo e sadomasoquismo, o professor Oãxiac Odéz tenta provar suas teorias macabras acerca do comportamento humano.
Debatedores:
Carlos Primati é pesquisador de cinema fantástico, especializado em horror brasileiro. Organizou a obra de Mojica para o livro Maldito, de André Barcinski e Ivan Finotti. Produziu com Paulo Duarte a Coleção Zé do Caixão em DVD. E colaborou na caixa de blu-ray Inside the Mind of Coffin Joe, da Arrow.
Paulo Sacramento é cineasta, diretor do longa-metragem O prisioneiro da grade de ferro (autorretratos), entre outros filmes. Produziu e montou o último longa de José Mojica Marins, Encarnação do demônio, e foi o coordenador técnico e artístico do restauro dos dez filmes apresentados na mostra José Mojica Marins Restaurado.
Crounel Marins é filho de Mojica e colaborou com o pai desde 1977 em diversos filmes e funções (continuísta, roteirista, assistente de direção e preparador de atores), bem como em centenas de cursos ministrados por todo o Brasil. Atualmente é o detentor de direitos e principal gestor da obra.
Os ingressos serão gratuitos e distribuídos 60 minutos antes da sessão