Notícias | Regional

Lago de Furnas atinge nível preocupante com apenas 29% da capacidade

Da redação | 29/11/2024 - 10:34:11
Aterro do Garça em Areado (Foto: Reprodução/Redes Sociais)


O Lago de Furnas, um dos maiores reservatórios do país, enfrenta uma situação crítica com apenas 29% de sua capacidade total, de acordo com informações do G1 Sul de Minas. A redução no volume se deve à estiagem prolongada na região, que se intensificou nos últimos meses, impactando 34 municípios banhados pelo lago, sendo 29 deles no Sul de Minas.
Em junho deste ano, o reservatório operava com mais de 70% de sua capacidade, mas a falta de chuvas significativas resultou em uma queda drástica. Com o nível atual em 757,3 metros, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), as atividades que dependem do lago, como turismo e geração de energia, são impactadas. A última vez que o lago esteve com um volume tão baixo foi em dezembro de 2021.
"O impacto é muito grande, tanto ambiental quanto econômico", alerta Fausto Costa, secretário executivo da Alago. "Diversos setores, como clubes, hotéis e pousadas, sofrem com o baixo nível do lago. Atualmente, ele deveria estar bem acima do que está, para garantir a sustentabilidade energética e manter a economia local aquecida", completa.
A expectativa, segundo Costa, é que o período chuvoso, que se aproxima, recupere o nível do reservatório. "O lago precisa estar cheio para garantir a geração de energia e atender a demanda do país no próximo ano", finaliza.
A situação do Lago de Furnas acende um alerta para a importância da gestão hídrica e dos impactos da estiagem prolongada na região.
Com informações do G1 Sul de Minas
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 


Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)