Instituição apoia a campanha “Se deu dúvida, é golpe!”, uma iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais para conscientizar a população sobre fraudes na internet
Perder dinheiro devido a golpes digitais é uma situação vivenciada por uma a cada quatro pessoas em Minas Gerais. Segundo o levantamento “Panorama Político 2024”, realizado pelo DataSenado em parceria com o escritório Nexus, do grupo FSB Holding, 25% da população mineira já foi vítima de fraude digital.
As abordagens costumam ser realizadas pelo WhatsApp, E-mail, correspondências e SMS, e as principais fraudes identificadas são relacionadas à boletos falsos, clonagem de cartões, altos descontos para pagamentos no Pix, promoções tentadoras, cupons de descontos e falsos atendentes de bancos.
Os pequenos negócios também são alvo de golpes. As fraudes, além de trazer prejuízos para o empresário, retiram dinheiro de circulação, prejudicam a economia local, dificultam a aquisição de produtos e serviços por parte dos comerciantes e impactam a cadeia produtiva e o desenvolvimento econômico das cidades.
Para conscientizar a população sobre os diversos tipos de golpes, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou a campanha “Se deu dúvida, é golpe!”. A iniciativa, além de alertar a população em geral, busca proteger os pequenos negócios, que são a base da economia de Minas Gerais. Ao conscientizar os comerciantes sobre as diversas modalidades de golpes, a PMMG visa reduzir os prejuízos financeiros e fortalecer a segurança digital desses empreendedores.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, reforça o apoio à campanha da PMMG e alerta os pequenos empresários sobre golpes digitais. “Conscientizar os empreendedores sobre esses riscos é essencial para proteger suas operações e a confiança de seus clientes. Nossa missão é estar ao lado dos pequenos negócios, fornecendo orientações e ferramentas para que possam operar de forma segura”, ressalta.
Dicas para não cair em fraudes
- Desconfie de qualquer oferta que fuja do padrão;
- Não clique em links e anexos suspeitos, pois podem dar acesso aos seus dados pessoais e bancários;
- Não realize nenhum pagamento que você não identificar;
- Caso precise de linhas de crédito ou empréstimos, procure empresas consolidadas no mercado. Ao fazer solicitações pela internet, certifique-se de estar no site oficial. Se possível, prefira fazer a solicitação pessoalmente.