Aeronave do Corpo de Bombeiros fez transporte de bebê internado em Brasília para o interior de São Paulo
Com apoio do Governo de Minas, um bebê de apenas quatro meses conseguiu ser transferido de Brasília (DF) para São Paulo, onde passou por uma intervenção cirúrgica de emergência nesta semana.
No dia 12/11, o secretário de Estado de Saúde Fábio Baccheretti recebeu um pedido de ajuda do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Sandro Gomes da Silva, para a remoção de um paciente infantil em estado crítico.
A criança precisava realizar uma cirurgia crânio facial em Bauru (SP). Diante da indisponibilidade de transporte aéreo local, bombeiros de Minas foram acionados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para fazer o transporte da criança.
O bebê, cuja a família morava em João Pinheiro, Noroeste de Minas, tem diagnóstico de Síndrome de Pierre Robin, anomalia rara causada por mau posicionamento fetal, e estava internado no Distrito Federal desde o nascimento.
Nesta semana, o pequeno precisava ser transferido para o Hospital das Clínicas de Bauru, referência no tratamento da síndrome, onde uma vaga já tinha sido liberada. A família, no entanto, não dispunha de condições para o transporte imediato da criança, que precisa ser realizado através de UTI aérea.
Após tentativas frustradas em outros estados, o comandante-geral do Distrito Federal enviou uma solicitação ao Governo de Minas para apoiar no transporte, sendo prontamente atendido. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi acionado pela SES-MG para garantir o transporte.
Por meio do Suporte Avançado de Vida (Saav), o Arcanjo 11 decolou de Belo Horizonte em 13/11, com destino ao Hospital da Criança José Alencar em Brasília, onde a mãe e o bebê foram embarcados e seguiram para Bauru, garantindo que a criança recebesse o tratamento adequado.